sábado, 9 de outubro de 2010

Salários de funcionários do Ciap, de Londrina, atrasam pelo terceiro mês seguido

JORNAL DE LONDRINA, 9 de outubro de 2010

A expectativa é que os salários sejam pagos somente na segunda-feira (11). Repasse foi liberado pela prefeitura nesta sexta-feira (8)


Pelo terceiro mês consecutivo, os funcionários do Centro Integrado de Apoio Profissional (Ciap) estão com os salários atrasados. Desta vez, a remuneração de setembro, que deveria ter sido paga na quinta-feira (7), que é o quinto dia útil do mês, ainda não caiu na conta. A expectativa é que os salários sejam pagos somente na segunda-feira (11). Em 17 de setembro, os agentes de endemias encerraram greve, depois de receberem o pagamento.

Alguns agentes de endemias protestaram, mais uma vez, contra o atraso no pagamento. Os manifestantes se concentraram na Avenida Duque de Caxias, em frente à Inesul. Depois, foram até o prédio da prefeitura, onde o representante deles tinha reunião com o procurador do município. “Eu tenho cartão para pagar, que se eu não pago ele é bloqueado”, reclamou uma funcionária, que preferiu não se identificar.

De acordo com a delegada regional do Sindicato dos Agentes de Saúde do Paraná, Márcia Kitano, a expectativa é que os pagamentos sejam feitos na segunda. Segundo ela, durante a tarde, o jurídico do Ciap apresentou documentos que permitiriam à prefeitura fazer o repasse do valor à organização. “Até o momento que eu estava ali, o repasse tinha sido feito para a conta do Banco do Brasil, que agora é administrada pelo interventor”, afirmou.

Por causa disso, de acordo com ela, a transferência para a conta de alguns funcionários, em outros bancos, deve ser finalizada na segunda. O Ciap está sendo administrado por um interventor judicial e a prefeitura concretizou a rescisão contratual nesta semana.

A reportagem não conseguiu contato com o procurador do município, Demétrius Coelho.

O caso
O Ciap, que tem sede em Londrina, é suspeito de desviar mais de R$ 300 milhões em recursos públicos. O pedido de intervenção partiu do MPF e foi acatado pelo juiz da 2ª Vara Federal em Curitiba. O imbróglio é resultado da Operação Parceria, realizada no início de maio, que resultou na prisão de 12 pessoas, entre elas, o coordenador e proprietário do Ciap, Dinocarme Aparecido Lima. De acordo com o MPF, os envolvidos foram denunciados por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário: