terça-feira, 20 de outubro de 2009

Benefícios de Beto Richa

INSTITUTO AME CIDADE, 20 de outubro de 2009

A viagem do prefeito de Curitiba, Beto Richa, está dando o que falar em colunas políticas e blogs da internet. Richa informa em seu site que foi convidado pelo presidente de Israel, Shimon Peres, para ser um dos palestrantes da Conferência Mundial Facing Tomorrow (Enfrentando o Amanhã). Richa leva uma grande comitiva, incluindo parentes, o que esquentou o falatório e leva os meios políticos a perguntarem quem paga a conta da viagem, que o Blog do Esmael (veja abaixo) chama de “Farra das Arábias”.

O blog cita também o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, que pegou carona na viagem, segundo ele a convite do prefeito de Curitiba. Amin diz no site da prefeitura que “o roteiro da viagem inclui a passagem por cidades como Jerusalém, em Israel, Beirute, capital do Líbano, e Istambul, localizada na Turquia”.

Uma questão para deixar os curitibanos com a pulga atrás da orelha é uma afirmação de Amin Hannouche no site da prefeitura de Cornélio Procópio. Para justificar a viagem, o prefeito diz o seguinte: “Estarei por alguns dias com o prefeito Beto, e não perderei a chance de extrair dele o máximo de benefícios para a nossa cidade”.

Extrair benefícios de Beto Richa? Ora, o filho do velho Richa pode até ser um forte concorrente ao governo do Paraná, mas por enquanto é prefeito de Curitiba. E até hoje se desconhece que alguma cidade, por mais rica que seja, conceda benefícios de qualquer ordem à outra cidade. Até onde se sabe, isso é função do governo do estado.

A menos que Beto Richa vá ajudar Cornélio Procópio com recursos de seu próprio bolso, não dá para crer que os vereadores curitibanos permitam que os cofres públicos de Curitiba sirvam também para beneficiar outras cidades.

Farra de tucano nas Arábias tem parada em Istambul, afinal ninguém é de ferro

BLOG DO ESMAEL, 20 de outubro de 2009

A farra das viagens internacionais do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), continua nesta terça-feira nas Arábias. O tucano lidera um fantástico trem da alegria composto de parentes, amigos, prefeitos, entre outros agregados.

Até agora, ninguém questionou quem vai pagar a conta do turismo internacional e muito menos viu o convite especial encaminhado pelo presidente de Israel, Shimon Peres, para o prefeito curitibano fazer uma suposta palestra.

A coisa funciona assim. Richa diz que recebeu um convite do presidente de Israel. O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PP), diz que recebeu um convite de Richa. Luiz Abi, primo do tucano, não diz de quem recebeu o convite. Também não informa quem pagará a conta.

Como ninguém é de ferro, o prefeito Amin afirma que o roteiro da feliz comitiva inclui a passagem por cidades como Jerusalém, em Israel, Beirute, capital do Líbano, e Istambul, localizada na Turquia.

Istambul é uma paradisíaca cidade que tem uma parte ocidentalizada e a outra orientalizada. É coisa de rico.

A farra do “prefeitaço” parece que não tem fim. Começou quando estourou o caso Betogate e aprofundou-se com a confirmação de caixa 2 na reeleição do tucano em 2008. Richa não suporta pressão, fica acuado emocionalmente.

Richa também liderou neste ano uma outra farra aos Estados Unidos e vazou para a Itália quando a história do Comitê Lealdade veio a público.

O Ministério Público Estadual pode cessar o mandato de Beto Richa a qualquer momento. O vice-prefeito Luciano Ducci, do PSB, partido de Ciro Gomes, pode ir preparando o terno definitivo. Alegre ele já está.

Enquanto a farra dos prefeitos prossegue, os expedientes nas prefeituras da capital e de Cornélio Procópio continuam normais para os comuns mortais, que são os funcionários.

Coincidência intermunicipal

INSTITUTO AME CIDADE, 20 de outubro de 2009

O blog Historicizando descobriu uma interessante coincidência nas licitações das prefeituras de Londrina e de Maringá. Nas duas cidades a empresa vencedora de licitações públicas de material esportivo é a mesma Fresta Verdy, firma que foi aberta em outubro do ano passado.

O link que comprova a coincidência está aqui.

Câmara de Londrina começa hoje a definir futuro de vereador acusado de falta de decoro

JORNAL DE LONDRINA, 20 de outubro de 2009

Mesa executiva deve encaminhar à Procuradoria representação do corregedor contra o vereador afastado, o que pode levar à perda do mandato


A mesa executiva da Câmara Municipal deve fazer hoje dois despachos que começam a definir o futuro do vereador afastado Rodrigo Gouvêa (PRP). Um deles será o encaminhamento para a procuradoria da representação apresentada sábado pelo corregedor da Casa, Rony Alves (PTB), que concluiu que Gouvêa cometeu “ato incompatível com o decoro parlamentar” no caso da contratação da suposta funcionária “fantasma” para o seu gabinete. O outro ato será a leitura do afastamento de Gouvêa do exercício do mandato, decretado liminarmente pela juíza da 7ª Vara Cível, Telma Regina Magalhães Carvalho.

No caso da representação feita pela corregedoria, o desfecho pode ser a perda do mandato, caso seja adotada a pena máxima; no do afastamento, começa a correr o prazo para a convocação do primeiro suplente da chapa do PRP: Zaqueu Berbel.

Representação
Na representação apresentada sábado, Alves conclui que Gouvêa contratou a funcionária Maria Aparecida Vieira para que ela funcionasse como “cabo eleitoral” no Jardim Cafezal, com o objetivo de “aumentar sua votação” no bairro. De acordo com a assessoria da Casa, a comunicação oficial em plenário será feita durante a sessão desta terça-feira. A representação será despachada para que a procuradoria da Câmara se manifeste. O prazo é de sete dias.

A partir daí, o Código de Ética Parlamentar estabelece que a representação seja incluída na pauta da sessão seguinte – também há a possibilidade de convocação de uma sessão especial para tratar do tema, o que fica a critério da presidência. Para ser aberta a Comissão Processante é preciso maioria simples (metade mais um dos vereadores presentes à sessão).

Afastamento
Com relação ao afastamento, a leitura em plenário abre prazo de 48 horas para a convocação do suplente. O suplente, que no caso de Gouvêa é Zaqueu Berbel, tem 15 dias para dizer se assume o mandato ou não.

O presidente do PRP em Londrina, Adilson de Souza Ribeiro, disse ontem que a partir da convocação, a executiva do partido deve se reunir com o suplente para “tomar as medidas cabíveis”. As “medidas cabíveis”, no caso, seria discutir com Berbel se ele “está disposto a assumir ou se vai esperar finalizar os recursos (de Gouvêa)”.

Defesa
A defesa de Gouvêa trabalha em três frentes para tentar reverter as medidas contra o vereador afastado (leia texto nesta página). Na questão do afastamento e da prisão preventiva, o argumento é que não houve constrangimento a testemunhas. “Não há, no nosso modo de ver, provas suficientes de ilícito a ensejar um afastamento provisório. Não há indício sólido de constrangimento a testemunha”, argumenta o advogado Luiz Gustavo Severo, que atua no escritório contratado pela família do vereador afastado. Ele negou que tenha ocorrido constrangimento ao ex-chefe de gabinete Sílvio Costa e argumentou: “a boa instrução [do processo] será garantida de qualquer forma”.

Funcionária fazia trabalho externo, diz defesa
A defesa do vereador afastado Rodrigo Gouvêa (PRP) atua em três frentes para tentar reverter a prisão preventiva decretada contra ele na semana passada e o afastamento do mandato na Câmara Municipal. São dois advogados atuando em Londrina e um escritório contratado em Curitiba para tratar das ações junto ao Tribunal de Justiça (TJ).

Tanto na esfera cível quanto na criminal, a linha de argumentação da defesa é de que a funcionária, que segundo o MP era “fantasma”, trabalhava fazendo serviços externos e com relação à decretação da prisão preventiva e ao afastamento do cargo, não houve tentativa de constranger testemunhas.

Em Londrina, o advogado Nilton Simão é responsável por um pedido de revogação da prisão preventiva, que até ontem à tarde não tinha sido analisada pela juíza Carla Pedalino. Ela pediu que o Ministério Público se manifestasse e o processo foi devolvido ontem.

De acordo com o promotor Cláudio Esteves, o MP se manifestou pela manutenção da prisão preventiva. O argumento é que Gouvêa tentou constranger o vereador Ivo de Bassi (PTN), que prestou depoimento dizendo que foi ameaçado pelo colega.

No TJ a defesa entrou com um pedido de habeas corpus para tentar libertar o vereador afastado. O relator do pedido de habeas corpus 627768-3 é o desembargador Lídio José Rotoli de Macedo, que pode se manifestar hoje sobre o caso. Já na esfera cível, o escritório de advocacia de Curitiba deve protocolar hoje um agravo de instrumento, tentando reverter o afastamento decretado,

A cueca do Suplicy

FOLHA DE S. PAULO, FERNANDO DE BARROS E SILVA, 20 de outubro de 2009


Além de país da piada pronta, agora somos o país da piada ao contrário: o "Pânico na TV" decidiu proteger Eduardo Suplicy de si mesmo. A pedido do senador, o programa humorístico exibido domingo à noite concordou em retirar do ar a cena em que ele, vestindo uma cueca vermelha sobre o terno, corria imitando o Super-Homem pelo salão azul do Senado.

O espírito cívico de Sabrina Sato e sua turma deu chance para que o corregedor da Casa, Romeu Tuma, se apressasse em fazer aquilo de que mais gosta: arquivar investigações contra os colegas. Salvo também pelo "Pânico", o xerife, desta vez, foi poupado de vexame maior.

Sim, porque a cena de Suplicy com a cueca vermelha é obviamente ridícula e inadequada, mas sugerir, no Senado de José Sarney, dos atos secretos e dos compadrios descarados, que brincar de Super-Homem configure quebra de decoro parece -aí sim- piada de salão.

Não será se agarrando ao moralismo mais tacanho que os senadores irão reparar seu notório descaso pela moralidade pública. E não foi por causa dos talentos artísticos de Suplicy que o Congresso -e em particular o Senado- se tornou parada obrigatória do "Pânico".

De resto, é muito ilustrativo dos hábitos machistas que vários dos marmanjos eleitos ali se prestem ao papel de assistentes de palco de Sabrina Sato, desempenhando sorridentes diante das câmeras os números mais lamentáveis.

Suplicy, nesse aspecto, se beneficia da fama de sonso. Há quem o considere uma presa fácil da mídia, mas também quem aponte sua habilidade para atrair as atenções sobre si. Em qualquer caso, o senador do PT lembra uma criança grande.

Ele talvez seja o Brás Cubas do Senado. A renda mínima é seu emplastro, sua ideia fixa, o brinquedo da sua vida. Da cueca às políticas públicas, tudo parece se infantilizar e assumir feições lúdicas nas mãos de Suplicy. Deixemos Eduardinho brincar de super-herói com sua amiguinha. Que mal há nisso?

Brasil deveria ter cinco vezes maias cientistas, diz ministro

AGÊNCIA BRASIL, 20 de outubro de 2009


O Brasil tem 150 mil cientistas, mas, pela proporção da população, o número ideal seria 700 mil. A afirmação foi feita hoje (19) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, no primeiro dia do evento anual realizado pelo ministério que tem o objetivo de despertar a curiosidade dos jovens para a ciência, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento é realizado simultaneamento em 350 municípios e vai até domingo (25). “Temos um grande trabalho para fazer, que é formar pesquisadores, mas, para isso, temos que atrair os jovens e isso depende da ciência brasileira ser mais conhecida e o jovem estar participando de exposições e demostrações de ciências para ele se interessar”, afirmou.

“Há vários professores e voluntários participando dessa semana em todo o Brasil e eles fazem demonstrações simples que despertam o interesse do jovem, o que faz com que ele perceba que também pode fazer aquilo”, disse.

Segundo o ministro, o Brasil já avançou em algumas áreas como agropecuária, exploração de petróleo e aeronáutica, mas precisa investir em áreas que chamou de áreas do futuro, caso da nenotecnologia, biotecnologia, fontes renováveis de energia e novas energias para transporte.

Na abertura da Semana Nacional de C&T, foi entregue o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica. Os Correios lançaram selo e carimbo comemorativos ao evento.

Medicina, Arquitetura e Direito são os cursos mais concorridos do vestibular da UEM

JORNAL DE MARINGÁ, 20 de outubro de 2009

Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulga relação de candidatos que vão disputar as vagas do Vestibular de Verão 2009


Aproximadamente 18 mil vestibulandos vão enfrentar as maratonas de provas do Vestibular de Verão 2009, da Universidade Estadual de Maringá UEM. A relação do número de candidatos por vagas (C/V) foi divulgada nesta segunda-feira (19). Para os não cotistas, o curso mais concorrido é o de Medicina (122,4), seguido de Arquitetura e Urbanismo (36,8) e Direito Noturno (29,2). Ao todo são 1.582 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação. A lista completa está disponível no site da UEM.

Para os candidatos que vão disputar 20% das vagas por meio das cotas sociais, os cursos mais concorridos são respectivamente Medicina (56,0), Direito (22,0) e Arquitetura (21,8). As provas serão realizadas de 13 a 15 de dezembro, das 08h50min às 13h, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama.

A UEM divulgou também os dados socioeducacionais dos inscritos. Nos questionários respondidos pelos candidatos no momento da inscrição, 7.457 (49,3%) disseram não ter frequentado curso pré-vestibular, outros 7.654 (51,7%) fizeram por pelo menos um semestre de cursinho.

Exatamente metade dos candidatos (7.558) fizeram o ensino fundamental em escola pública, e 6.907 (45,7%) realizaram os estudos do ensino médio também na rede pública. Já 4.890 (32,4%) fizeram o ensino fundamental integralmente na rede particular, e 6.556 (43,4%) realizaram os estudos do ensino médio em colégios particulares.

40% dos municípios do Paraná já sofreram com o tempo neste ano

BEM PARANÁ, 20 de outubro de 2009

Na média, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil registrou um evento severo natural por dia de janeiro a outubro


Ao menos 40% dos municípios paranaenses já foram atingidos por desastres naturais neste ano. O índice representa quase o dobro do número de ocorrências registrados até o começo de outubro do ano passado, quando 23% dos municípios haviam sido surpreendidos por eventos severos. Relatório da Defesa Civil do Paraná aponta que, até ontem, haviam sido registradas pelo menos 294 ocorrências que afetaram 161 dos 399 municípios paranaenses. No mesmo período de 2008, foram 192 ocorrências que atingiram 92 municípios.

O ano de 2009 tem sido marcado por eventos naturais constantes no Paraná. Entre o dia 1º de janeiro e 19 de outubro, transcorreram 292 dias no calendário, ou seja, na média, computa-se praticamente uma ocorrência por dia. Em 2008, o índice foi de 0,6 eventos a cada dia.
Segundo a Defesa Civil, 84 municípios paranaenses foram atingidos por desastres naturais somente no mês de setembro. Foram registrados pelo menos 83 ocasiões com relatos de eventos severos, dentre vendavais, tempestades, alagamentos, granizo, enchentes e inundações. O número de residências danificadas foi superior a seis mil, afetando um total de mais de 108 mil pessoas. Se forem calculados os números de eventos diários, o índice é de 2,7 somente para aquele mês.

Em outubro, pelo menos 47 municípios já foram afetados por algum tipo de desastre natural. De acordo com relatório da Defesa Civil, foram registradas ao menos 58 ocorrências, cerca de 1,8 por dia. Os eventos mais comuns foram os vendavais e tempestades, que atingiram pelo menos 70% destes municípios. Mais de 62 mil pessoas foram afetadas e 5,3 mil casas foram danificadas. Somando os dados de setembro e outubro, 170 mil pessoas foram prejudicadas no Estado por conta das variações do tempo.

Seca
Desde o início do ano, a situação não tem sido diferente no Estado. Já no primeiro mês de 2009, 24 ocorrências afetaram 23 municípios paranaenses. No lugar das chuvas observadas atualmente, o início do ano foi castigado pelas estiagens. Pelo menos 12 dos 23 municípios apresentaram episódios de estiagem. Os vendavais, tempestades, granizo e alagamentos também deixaram rastros em cerca de sete municípios.

Durante os meses de fevereiro e março, cerca de 18 ocorrências em cada mês afetaram em torno de 17 municípios. Os vendavais, tempestades e chuvas de granizo passaram a ficar mais frequentes e os estragos chegaram a atingir boa parte da população. Em abril e maio, as ocorrências foram aumentando para 25 a cada mês, que afetaram em torno de 23 municípios.

Nos meses de junho e agosto, a situação ficou um pouco mais calma. Junho registrou 12 ocorrências que afetaram 11 municípios e em agosto foram quatro municípios afetados por quatro ocorrências. Neste meio termo, o mês de julho foi movimentado. Ao todo, cerca de 28 ocorrências afetaram 18 municípios neste mês.
De acordo com o major Osni José Bortolini, chefe da divisão de Defesa Civil do Paraná, é fato que tanto o número de ocorrências está superior neste ano quanto o tamanho do estrago que estes eventos naturais têm causado. “Certamente esses eventos mais severos e que tem causado um estrago muito maior nos municípios tem como causa as mudanças climáticas que estão acontecendo em todo o mundo e, no nosso caso, acentuadas pelo efeito do El Niño, que está atuando na região Sul. Estamos localizados na região onde ocorre o encontro de frentes quentes e frias, então o número de ocorrências tem sido muito superior e deve permanecer assim”, afirmou.


Destruição do Norte ao Sul
As cidades de Londrina e Ibiporã foram castigadas por três fortes temporais nos últimos cinco dias. No domingo, ventos de até 90 quilômetros por hora e chuva de granizo voltaram a atingir os dois municípios. No total, 500 pessoas foram afetadas em Londrina e cerca de 20 mil em Ibiporã. As duas no Norte do Estado.

O temporal de domingo durou menos de meia hora em Londrina, mas foi o suficiente para derrubar dezenas de árvores, destelhar casas e alagar diversos pontos da cidade. Segundo levantamento da Defesa Civil, mais de 220 residências foram danificadas e 15 pessoas tiveram de ser alojadas. Outras 16 fora removidas para abrigos públicos.

As regiões Sul, Leste e parte do Centro da cidade fora as regiões mais atingidas. Às margens do Lago Igapó, localizado na zona Sul da cidade, diversos eucaliptos foram derrubados com a tempestade e obstruíram a pista de caminhada. Um balanço aponta que 70% das árvores foram ao chão. Mais de 500 árvores já foram derrubadas na cidade coms temporais das últimas semanas. Na semana passada o município decretou situação de emergência.

Durante a tarde de domingo, o Instituto Tecnológico Simepar registrou a ocorrência de 90 milímetros de chuva em apenas duas horas no município. Até as 16 horas de ontem, foram registrados 143 milímetros de chuva, mais do que o esperado para todo o mês.
Em Ibiporã, as fortes chuvas afetaram cerca de 20 mil pessoas. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 203 residências foram danificadas e 16 pessoas foram encaminhadas a abrigos públicos. Outras sete foram desalojadas e estão em casa de parentes ou amigos. A chuva constante fez subir em dois metros o nível do Rio Tibagi e fez transbordar em alguns pontos o córrego Jataizinho. As famílias que moram às margens do córrego foram retiradas de suas casas. A Biblioteca Municipal teve de ser interditada porque o local foi inteiramente inundado.

Ainda no domingo, outros 36 municípios, principalmente das regiões Sudoeste, Noroeste e Oeste do Paraná, foram atingidos pelo mau tempo. Na cidade de Ampére, os ventos atingiram a marca dos 115 quilômetros por hora. Em Paranavaí o Simepar registrou ventos de 106 quilômetros por hora. Em Loanda, 50 residências foram danificadas pelo temporal com granizo.

Problemas para Copel e Sanepar
Um dia após o temporal que atingiu a região de Londrina, equipes próprias e contratadas da Copel continuavam em campo executando reparos nas redes de distribuição de energia. Dos 35 mil domicílios que estavam sem energia elétrica na noite de domingo, momentos após a passagem da tempestade, menos de 3 mil continuavam aguardando ontem a conclusão das obras de recuperação do sistema elétrico.

Com 50 equipes de emergência e de manutenção mobilizadas, a expectativa da Copel era de normalizar completamente o atendimento aos consumidores nas áreas urbanas de Londrina e região próxima ainda durante a noite de segunda. Hoje ainda terão continuidade os reparos em áreas rurais de difícil acesso e no sistema elétrico de Ibiporã, onde as equipes locais da Copel trabalhavam com reforços vindos de Cambé e Centenário do Sul.

No final da tarde de ontem estavam sem eletricidade em decorrência do temporal de domingo 864 unidades consumidoras na cidade de Londrina, 791 em Ibiporã e 150 em Jataizinho. Na região de Apucarana, onde chove desde sábado, cerca de mil domicílios estão sem energia elétrica. No Vale do Ivaí, mais de uma centena de postes foram quebrados com o temporal do domingo — a maior parte deles de um ramal que atende a consumidores rurais.

Água
As chuvas também trazem problemas para o abastecimento de água no Estado. Em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, são cerca de 18.400 habitantes da área urbana afetados. O principal problema enfrentado pela Sanepar decorre do alto índice de turbidez da água captada do rio Alívio, que estava 11 vezes superior a um dia normal de chuva.

Em Paranavaí, na madrugada de domingo, houve o rompimento da adutora (tubulação de grande diâmetro) que transporta a água bruta da captação até a ETA. O problema foi causado pela queda de energia elétrica na captação. Quando houve o restabelecimento da eletricidade, o bombeamento abrupto provocou uma grande pressão na tubulação. O incidente deixou 68.722 ligações residenciais e outras 9.728 comerciais sem água até o início da tarde. Mas ontem, um raio na subestação da Copel na cidade voltou a deixar consumidores sem água.

Previsão é de novos temporais no interior
O volume de chuvas para outubro, assim como já havia ocorrido desde julho, vai superando a média histórica em praticamente todo o Estado. E a previsão é de mais chuva ao longo da semana. Hoje, há previsão de chuva fraca na Capital na parte da manhã. De tarde, o sol aparece entre nuvens. No interior do Estado, pode chover apenas nas partes mais próximas da divisa com São Paulo.

Para amanhã, voltam os avisos de chuva forte acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas na faixa que vai do Oeste ao Norte paranaenses. Chove ainda no Sul e Centro do Paraná. Na Capital e no Litoral a instabilidade deve chegar com mais força apenas a partir de quinta-feira. Novos temporais podem atingir o Norte do Paraná.
Na Capital, o sol retorna a partir da sexta-feira, com as temperaturas em elevação gradativa. No interior os termômetros devem registrar máximas acima de 33ºC a partir da quinta-feira. Em Curitiba, ela chega a 27ºC na sexta.

As fortes chuvas são provocadas pelo calor vindo do Centro-Oeste do País, da Bolívia e do Paraguai, aliado à umidade abundante nessas áreas, o que favorece a ocorrência de chuvas em todas as regiões paranaenses. A Defesa Civil está pedindo doações de telhas, colchões e alimentos para atender a população dos municípios que sofreram mais danos.

Estado é crítico no rio Tibagi, em Jataizinho
FOLHA DE LONDRINA, 20 de outubro de 2009

O excesso de chuvas dos últimos dias fez subir muito o nível do Rio Tibagi. Homens do Corpo de Bombeiros fizeram o monitoramento do local e a situação é bastante complicada. "A situação é crítica. O rio subiu bastante e estamos retirando os moradores de suas casas", informou o sub-tenente Saul Brenzink.

"O rio já chega na porta de algumas casas e oferece risco à comunidade", disse. Ruas já estão tomadas pela água. "Temos situação crítica, próxima de alagamento total na Vila Bernard. A chuva não pára e vai piorar", explicou.

Caminhões da prefeitura ajudam na retirada de móveis dos moradores. Famílias foram encaminhadas para abrigos. "Aqui são 23 familias, pelo menos cem pessoas diretamente afetadas", disse.

Copel reforça trabalho para normalizar serviços de energia no Norte do Paraná

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 20 de outubro de 2009


Um dia após o temporal que atingiu a região de Londrina, equipes próprias e contratadas da Copel continuavam em campo executando reparos nas redes de distribuição de energia.

Dos 35 mil domicílios que estavam sem energia elétrica na noite de domingo (dia 18), momentos após a passagem da tempestade, menos de 3 mil continuavam aguardando nesta segunda-feira (19) a conclusão das obras de recuperação do sistema elétrico.

Com 50 equipes de emergência e de manutenção mobilizadas, a expectativa da Copel era de normalizar completamente o atendimento aos consumidores nas áreas urbanas de Londrina e região próxima ainda durante a noite de segunda.

Nesta terça-feira (dia 20), ainda terão continuidade os reparos em áreas rurais de difícil acesso e no sistema elétrico de Ibiporã, onde as equipes locais da Copel trabalham com reforços vindos de Cambé e Centenário do Sul.

No final da tarde de segunda-feira, estavam sem eletricidade em decorrência do temporal de domingo 864 unidades consumidoras na cidade de Londrina, 791 em Ibiporã e 150 em Jataizinho.

Na região de Apucarana, onde chove desde sábado, cerca de mil domicílios estão sem energia elétrica. No Vale do Ivaí, mais de uma centena de postes foram quebrados com o temporal do domingo – a maior parte deles de um ramal que atende a consumidores rurais da localidade Distrito do Luar, interior do município de São João do Ivaí.

Fronteira e presídio envolvem o Paraná na crise de segurança do Rio de Janeiro

GAZETA DO POVO, 20 de outubro de 2009

Presídio de Catanduvas e fronteira com o Paraguai, por onde passa armamento ilegal pesado, tornam estado fator importante na crise


A posição geográfica do Paraná e a existência de um presídio federal no município de Catanduvas tornaram o estado um fator potencialmente importante para explicar a atual crise de segurança do Rio de Janeiro – desde o fim de semana, quando teve início uma disputa de traficantes da cidade, 22 mortes já foram registradas. O presídio tornaria o estado palco de decisões de criminosos com grande poder de fogo. Já a posição geográfica, na fronteira com o Paraguai, faz do estado a principal entrada de armamento pesado ilegal no Brasil. Armamento como o que pode ter derrubado um helicóptero, causando a morte de três policiais no Rio.

O presídio de Catanduvas apareceu no noticiário já no fim de semana como possível origem da ordem para a invasão do Morro do Macaco. Um dos presos de Catanduvas, Marcinho VP, ligado ao Comando Vermelho (CV), teria ordenado a ocupação do local, cujo tráfico antes estava nas mãos de outro grupo criminoso, a Amigos dos Amigos (ADA).

Ontem, o Ministério da Justiça negou que o presídio tenha sido a origem da ordem para a invasão do morro (veja texto nesta página). Porém, apesar de o governo afirmar que o serviço de inteligência do sistema penitenciário federal e o aparato de segurança da Peniten­­ciária Federal de Catanduvas “não permitem comunicação [dos presos] com o ambiente exterior”, em pelo menos duas vezes a Polícia Federal (PF) interceptou recados de detentos para comparsas que estão soltos.

Em março deste ano, uma advogada carioca foi surpreendida em flagrante pelas câmeras de vigilância do presídio quando tentava sair da unidade com uma carta escrita por um dos chefes do crime organizado no Rio e endereçada a outros criminosos. Ao ser abordada, a advogada rasgou a carta em vários pedaços e acabou presa.

Após remontar a correspondência, a PF descobriu que o texto fazia alusão a crimes praticados por bandidos que integram facções e agradecia-os pela execução de rivais. O nome da advogada e do cliente não foram revelados. Na época, o delegado da PF em Cas­­cavel, Algacir Mikalovski, disse que seria aberto um inquérito para apurar se a advogada tinha mais clientes dentro do presídio.

Em novembro de 2007, um ano e meio após a inauguração do presídio federal no Paraná, duas mulheres foram presas em Catanduvas acusadas de atuarem como mensageiras do traficante Luis Fernando da Costa, o Fer­­nandinho Beira-Mar, e outros criminosos. A PF chegou a cumprir mandados de busca e apreensão em celas dos presídios de Catan­­duvas e Campo Grande (MS), onde encontrou cartas cifradas com indicação de movimentos financeiros da quadrilha. Jaqueline Kelly dos Santos Arantes, uma das supostas mensageiras, foi presa quando desembarcava de um ônibus oriundo de Campo Grande, cidade para onde Beira-Mar fora transferido quatro meses antes.

Armamento
Embora a queda de um helicóptero, derrubado por disparos de traficantes cariocas, tenha sido um fato inédito nos conflitos entre grupos criminosos e a polícia do Rio de Janeiro, a estrutura montada para garantir tal capacidade bélica não representa uma novidade. Armas com capacidade para derrubar helicópteros, aviões e carros blindados têm entrado ilegalmente no Brasil, via Paraguai, há pelo menos duas décadas.

O Paraná está na ponta desse negócio que tem como consumidores finais os traficantes cariocas e quadrilhas paulistas que roubam bancos e carros fortes. No ano passado, policiais federais e patrulheiros rodoviários federais de Cascavel apreenderam uma metralhadora calibre ponto 50. A arma é usada pelo exército norte-americano no Afeganistão e no Iraque.

Em 2006, em Guaíra, a Polícia Federal apreendeu uma metralhadora dinamarquesa Madsen, calibre 7.62. A arma é usada para combates próximos desde a Primeira Guerra Mundial. Na mesma ocasião também foi apreendido um lança-rojão Rokcet HE 66 mm. Conhecido popularmente como “bazuca”, o lança-rojão pode penetrar em alvos fortemente blindados que estejam a até 200 metros de distância.


Paraná corta orçamento para segurança pública
BEM PARANÁ, 20 de outubro de 2009


Numa época em que a segurança pública é encarada como prioridade pela socidade brasileira, o Paraná reduz orçamento do setor.

Em 2009, o Estado deve investir R$ 1,2 bilhão em segurança. Enquanto isso, a previsão orçamentária para 2010 é de R$ 1,1 bilhão.

Os números foram apresentados pelo próprio secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, que fez balanço das ações da pasta na escola de governo de hoje (20), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Delazari, inclusive, traiu-se quando comentou os dados. Ao apresentar quadro anual de orçamento no setor no Paraná nos últimos nove anos, observou que o gasto público no setor também baixou de 2002 para 2003 - últimos anos em que a verba foi determinada pela gestão Jaime Lerner.

"Essa redução é absurda, não se pensa nas próximas gerações. A mentalidade é: já que vai mudar o governo, então vamos cortar o orçamento", disse Delazari, referindo-se aos dados de 2002 e 2003. Vale lembrar que o governador Roberto Requião deve abandonar o cargo em abril de 2010 para concorrer a uma vaga no Senado.

A previsão orçamentária total do Estado para 2010 é R$ 25,046 bilhões, ou 5,89% mais que em 2009.

Em sua exposição, Delazari apresentou outros números e ações para tentar comprovar o êxito de sua gestão na pasta, que segundo ele é tratada como prioridade pelo governo do Estado: capacitação de 80 mil alunos na Academia Policial Militar do Guatupê, compra de 4,6 mil viaturas, investimento de R$ 26 milhões em reformas e construções, entre outros, .

Segundo Delazari, nos dois mandatos do governo Requião, soma investida em segurança pública será de R$ 7 bilhões ao final dos oito anos de mandato de Requião.

Também apresentam dados e ações o novo comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o delegado titular da Delegacia de Homicídios, Hamilton da Paz, o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azor Pinto.

Concurso da Prefeitura tem 14 mil inscritos para 339 vagas

JORNAL DE MARINGÁ, 20 de outubro de 2009

Com inscrições encerradas na última quinta-feira (15), o concurso público que vai contratar 339 servidores para Prefeitura de Maringá contabilizou 13.884 candidatos pagantes e 200 isentos. Os funcionários serão alocados em todas as secretarias. A prova está marcada para dia 15 de novembro, no Cesumar.

Os cargos com maior número de interessados são de assistente administrativo, com 2.443 candidatos, e agente administrativo, com 1.911 inscritos. Outros cargos como o de carpinteiro e médico infectologista não tiveram inscritos.

Também nesta segunda-feira (19), um concurso exclusivo para área da saúde teve as inscrições abertas. São 61 vagas para 12 cargos. Os interessados em participar do concurso público podem se inscrever até o dia 2 de novembro pelo site www.fauel.org.br ou na página da prefeitura www.maringa.pr.gov.br.

A taxa de inscrições varia de R$ 14,66 a R$ 156,85, dependendo do cargo escolhido. As vagas são para agente comunitário (8 vagas), médico do programa Saúde da Família (12 vagas), assistente social para o Centro de Referência de Assistente Social (5 vagas), médico regulador intervencionista (2 vagas), assistente social para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (5 vagas), farmacêutico (5 vagas), fisioterapeuta (2 vagas), fonoaudiólogo (2 vagas), nutricionista (7 vagas), professor de Educação Física (4 vagas), psicólogo (7 vagas) e terapeuta ocupacional (2 vagas). Os salários variam entre R$ 638,75 e R$ 5.378.54.


Confira a quantidade de candidatos inscritos por cargo
Administrador (146)
Administrador de Banco de Dados (66)
Administrador de Rede (182)
Agente Administrativo (1.911)
Agrimensor (7)
Analista de Projetos (427)
Analista Programador (60)
Arquiteto (174)
Assessor Administrativo (421)
Assistente Administrativo (2.443)
Assistente Social (338)
Atendente de Odontologia (471)
Auxiliar de Enfermagem (1.199)
Auxiliar de Farmácia (700)
Auxiliar de Laboratório - Análise Clínicas (76)
Auxiliar de Serviços Gerais Masculino (219)
Borracheiro (2)
Carpinteiro (0)
Cenotécnico (12)
Coletor (72)
Contador (97)
Desenhista (59)
Educador Social (399)
Eletricista de Manutenção (89)
Encanador (5)
Enfermeiro (606)
Engenheiro Civil (38)
Engenheiro Civil – Orçamentista (9)
Engenheiro Civil - Projetos de Galeria e Pavimentação (2)
Engenheiro Civil – Topógrafo (1)
Engenheiro Civil – Trânsito (2)
Engenheiro Químico (57)
Farmacêutico (252)
Farmacêutico Bioquímico (112)
Fonoaudiólogo (196)
Iluminador (21)
Jornalista (95)
Laboratorista Análise Físico Químico (60)
Maquinista (5)
Marceneiro (13)
Mecânico - Veículos Pesados (8)
Médico – Cardiologista (2)
Médico - Clínico Geral (25)
Médico – Ginecologista (9)
Médico – Infectologista (0)
Médico - Neurologista (2)
Médico – Oftalmologista (3)
Médico – Ortopedista (4)
Médico – Patologista (1)
Médico – Pediatra (6)
Médico – Psiquiatra (2)
Médico do Trabalho (1)
Mestre de Obras (8)
Motorista (734)
Nutricionista (484)
Odontólogo (213)
Operador de Equipamentos Especiais - Guilhotina (6)
Operador de Equipamentos I (6)
Operador de Equipamentos II (24)
Operador de Som (11)
Orientador de Estacionamento Rotativo (274)
Pedreiro (23)
Pintor de Veículos (13)
Programador de Computador (46)
Psicólogo (510)
Soldador/Serralheiro (20)
Sonoplasta (57)
Técnico de Higiene Dental (48)
Técnico de Laboratório - Análise Clínicas (26)
Técnico de Manutenção – Computador e Impressora (85)
Técnico de Manutenção – Refrigeração (11)
Técnico de Segurança do Trabalho (97)
Técnico de Som (6)
Terapeuta Ocupacional (24)
Tratador de Piscina (16)
Tratorista (31)

Justiça cassa 13 dos 55 vereadores de São Paulo por doações irregulares

FOLHA DE S. PAULO, 20 de outubro de 2009

Eles receberam da AIB, acusada de ser entidade de fachada de sindicato imobiliário. Vereadores podem recorrer da decisão, de 1ª instância, e pedir que permaneçam no cargo até que a questão seja analisada pelo TRE paulista


O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Rezende Silveira, cassou e declarou inelegíveis por três anos 13 dos 55 vereadores paulistanos (23,6% da Câmara Municipal), por receberem doações da AIB (Associação Imobiliária Brasileira) consideradas ilegais.

O caso foi revelado pela Folha em abril deste ano. A AIB é uma associação acusada de funcionar como entidade de fachada do Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário) para fazer doações a políticos; o sindicato sempre negou qualquer vínculo com as doações.

Na época, a Folha revelou que a AIB não tem website, escritório em funcionamento, é desconhecida no local informado à Receita onde funcionaria sua sede e, segundo seu presidente, Sergio Ferrador, não tem associados ou receita fixa.

A AIB foi a segunda maior financiadora de candidatos em 2008 (R$ 6,5 milhões doados). A Lei Eleitoral (9.504/97) proíbe a doação de sindicatos e estabelece que, no caso de pessoas jurídicas, elas não podem ultrapassar 2% de sua renda bruta do ano anterior.

PSDB e DEM -os dois principais partidos na gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM)- tiveram o maior número de vereadores cassados.

Foram seis tucanos (Adolfo Quintas, Carlos Alberto Bezerra Jr., Claudinho, Dalton Silvano, Gilson Barreto e Ricardo Teixeira) e quatro democratas (Carlos Apolinário, Domingos Dissei, Marta Costa e Ushitaro Kamia). Os outros foram Adilson Amadeu (PTB), Abou Anni (PV) e Wadih Mutran (PP).

O juiz ainda tornou inelegível por três anos Marcos Vinicius de Almeida Ferreira (PR), o Quito Formiga, mas disse que a cassação de seu diploma está "prejudicada" porque ele foi eleito como suplente e, portanto, não deve perder o mandato.

Formiga foi empossado no cargo de vereador já no dia 1º de janeiro deste ano, pois o titular da vaga, Marcos Cintra (PR), foi nomeado secretário municipal de Trabalho.
Os cassados dizem que vão recorrer da decisão ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), ao qual podem pedir a suspensão temporária da perda de mandato até que o mérito seja julgado. Até o fechamento desta edição, nenhum recurso havia sido protocolado.

As representações foram propostas, em maio, pelo Ministério Público Estadual, que denunciou 29 vereadores sob acusação de captação ilícita de recursos. Ainda não houve sentença em 11 casos e eles também poderão ser cassados.

O juiz Rezende Silveira rejeitou a cassação de mandato de quatro vereadores- Noemi Nonato (PSB), Floriano Pesaro (PSDB), Goulart (PMDB) e Toninho Paiva (PR)-, por considerar que o percentual das doações da AIB no total arrecadado não era significativo. A Promotoria disse que vai recorrer.

Atuação
Entre os vereadores que receberam da AIB, muitos apresentaram projetos ou têm atuação em comissões de interesse do setor imobiliário na Câmara. Carlos Apolinário, por exemplo, é líder da bancada do DEM e presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio ambiente. Entre os cassados, outros líderes são Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB) e Wadih Mutran (PP).

"Confio que essas cassações serão mantidas no TRE", disse o promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral, responsável pelas denúncias. "Temos que comemorar o triunfo da Justiça. É a primeira decisão que moraliza o processo político eleitoral, controlando o abuso do poder econômico. Não é contra o vereador, mas a favor da democracia."

Líder do DEM afirma estar "estarrecido"
Líder do DEM na Câmara de São Paulo, Carlos Apolinário disse estar "estarrecido" com a sentença "porque a AIB doou em 2002, 2004, 2006" para candidatos a prefeito, deputado, governador e presidente e somente os vereadores foram punidos.

"Houve dinheiro para [Antonio] Palocci, para [José] Serra, para [Gilberto] Kassab, para Marta [Suplicy]. E em nenhuma eleição a Justiça Eleitoral disse que isso era inidôneo. Só agora é que descobriram", declarou.

O vereador atacou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo Ministério Público com a AIB -pelo qual a entidade ficava livre de processos, mas se comprometia a não fazer novas doações. "Se a AIB não é idônea para doar, por que esse TAC foi assinado?"

A associação agora é alvo de uma ação do Ministério Público.
Apolinário também criticou o critério de insignificância adotado pelo juiz para condenar 14, entre eles um suplente, e absolver quatro vereadores.

Por esse critério, o juiz puniu somente casos em que as doações da AIB representaram no mínimo 20% do total arrecadado pelos vereadores.
Na interpretação do líder do DEM, esse mecanismo usado pelo juiz na decisão criou situações que considera "absurdas".

"Se o vereador recebeu R$ 30 mil da AIB e arrecadou R$ 50 mil, aí não pode, ele tem que ser cassado. Mas aquele que arrecadou R$ 2 milhões e teve R$ 150 mil da associação fica livre, está tudo certo. Como é que pode ser assim?"

Segundo Apolinário, que afirmou estar confiante na absolvição, o entendimento do juiz é equivocado, porque houve decisões diferentes para situações que deveriam ser tratadas da mesma forma. "Ou é todo mundo honesto ou é todo mundo desonesto ", declarou. (JEC)

Gilmar Mendes: Lula e Dilma estão testando a Justiça Eleitoral

O GLOBO, 20 de outubro de 2009


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira que as viagens da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar obras do PAC devem ser examinadas pela Justiça Eleitoral. Para ele, muitos atos ditos como de governo têm características de antecipação de campanha política - Dilma é a candidata de Lula e do PT à Presidência em 2010. O ministro não quis fazer juízo de valor sobre eventuais irregularidades nas ações do governo federal, mas disse que nem a pessoa mais ingênua acredita que se trata de fiscalização de obras.

- É uma questão que terá de ser examinada. Muito do que está se fazendo, sorteios, entrega de brindes, tem característica de campanha - disse Gilmar ao GLOBO nesta segunda-feira.

Semana passada, Lula e Dilma passaram três dias visitando as obras de transposição do Rio São Francisco em quatro estados , acompanhados de políticos aliados. Subiram em palanques, discursaram, Lula comandou sorteio de casas e fez ironias ao criticar o governador de São Paulo, José Serra , pré-candidato do PSDB à Presidência.

- Estão testando a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral. É uma situação que, se se tornar repetida e sistêmica, há de merecer reflexão. É uma viagem feita com recursos públicos. Nem o mais cândido dos ingênuos acredita que isso é uma fiscalização de obras. Não se tinha visto até então a ministra Dilma fiscalizar obras. A questão tem que ser discutida.

Alerta para a regra de igualdade de oportunidade
Gilmar alertou para a regra constitucional de igualdade de oportunidade na competição eleitoral:
- O processo eleitoral implica em igualdade de competição. O Estado não pode beneficiar um dos candidatos. Quem está no governo normalmente tem uma mais-valia, é natural. Agora, caberá à Justiça Eleitoral verificar (as viagens). Apresentar alguém como candidato em atividades de governo é compatível com a Constituição? Não vou emitir juízo quanto a isso. É um desafio para a Justiça Eleitoral saber o que é atividade de governo e o que é campanha eleitoral.

Para o presidente do Supremo, é possível que o Brasil precise adotar o que fizeram outros países, em que essa diferença é clara na legislação:
- Muito provavelmente isso tenha que ser definido. Se isso (misturar atos de governo com campanha) é permitido no plano federal, dá margem para o estadual e o municipal.

Em entrevista ao programa "É notícia", da Rede TV, Gilmar, que já presidiu o TSE, disse também que o "governo Lula testa os limites de tolerância da Justiça Eleitoral".

Oposição pede apuração da Justiça
Os palanques de Lula e Dilma pelo país incomodam também a oposição. Irritados com o que consideram inércia da Justiça Eleitoral em relação ao suposto uso da máquina e campanha antecipada de Dilma, líderes da oposição decidiram recorrer ao TSE questionando a caravana do governo pelo Rio São Francisco . E cobraram de seus pré-candidatos que intensifiquem suas agendas eleitorais.

Sem consenso entre os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) sobre quem disputará o Planalto, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), sugeriu aos dois que estabeleçam uma agenda de viagens, juntos ou separados. Com cuidado para que a ação não caracterize antecipação da campanha, Guerra confirmou que Serra e Aécio serão as estrelas dos próximos programas do partido no rádio e TV. As inserções nacionais irão ao ar nos dias 17, 19, 24 e 26 de novembro. E o programa de dez minutos, no dia 3 de dezembro. Cada um deverá produzir suas aparições.

Mesmo tendo perdido ações semelhantes na Justiça Eleitoral, DEM, PSDB e PPS devem protocolar nesta terça-feira nova ação no TSE pedindo punição para o que consideram campanha eleitoral fora do prazo. Para reforçar a ofensiva, os tucanos devem, inclusive, ceder o tempo de TV do partido nos estados a Serra e Aécio.
Não só a Justiça Eleitoral tem que se pronunciar. A Justiça comum também tem que investigar e punir o desvio de recursos públicos e a corrupção

- Está na hora de os dois pré-candidatos visitarem as regiões, verem de perto as situações enfrentadas pelos cidadãos, para definir a proposta de governo que vamos apresentar ao país no próximo ano - disse Guerra.

Para o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), e o presidente nacional do PPS, Roberto Freire (PE), é preciso pedir rigorosa punição para Lula e sua candidata.

Construíram uma tenda árabe no meio do sertão, com nove cozinheiros, 22 garçons, um cantor de forró e aviões e helicópteros cruzando para lá e para cá, levando a turma da campanha. Isso não custou menos de R$ 1 milhão, e quem vai pagar? Eles abriram a guarda. A Justiça não pode fingir que isso tudo é normal - atacou Aníbal.

Outro líder tucano, o senador Artur Virgílio, afirmou:
- Confio na boa-fé e no bom senso da Justiça. Mas, em não havendo isso, não tem por que não fazer também. Nessa fase, só poderiam aplicar multas, e dinheiro não acho que seja o problema deles. O ideal seria se já tivéssemos uma definição do candidato. Então, até lá, que o Serra e o Aécio percorram o Brasil todo com agendas populares, não só reuniões com tucanos, ou visitando shoppings.

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), avisa:
- Se o presidente, que é guardião da Constituição, viaja três dias em campanha com sua candidata e a Justiça Eleitoral não considera isso campanha antecipada, estou liberado para lançar minha campanha ao governo de Goiás.

Dilma volta a negar encontro com Lina e dá caso por encerrado

FOLHA DE S. PAULO, 20 de outubro de 2009

Casa Civil admite ida de Lina ao ministério em 9.out.08, mas diz que reunião foi com secretária-executiva; Dilma estaria com Lula nesse dia


Ao término de mais um ato com todos os ingredientes de pré-campanha eleitoral, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse ontem, em Araraquara (SP), que dá por encerrado o caso Lina Vieira, apesar de a ex-secretária da Receita Federal afirmar ter encontrado a agenda na qual consta o registro do suposto encontro entre as duas no Palácio do Planalto, em 9 de outubro do ano passado.

"Repito e reitero: não tive reunião privada com a ex-secretária. Acredito que o processo esteja encerrado desde o depoimento dela no Congresso."

A agenda reforça o relato que Lina fez à Folha em agosto, quando afirmou que Dilma havia solicitado o encontro para encaminhar o que a ex-secretária interpretou como uma ordem para encerrar logo auditoria sobre os negócios da família do senador José Sarney (PMDB-AP). Ordem que Lina afirma não ter acatado.

Ontem, a Casa Civil informou que a ministra não se encontrou com a Lina no dia 9 de outubro. Segundo a assessoria de Dilma, Lina esteve na Casa Civil naquele dia, pela manhã, para reunião com a secretária-executiva, Erenice Guerra, e com o coordenador do Fórum de CEOs, Alessandro Teixeira.

Na tarde do dia 9, a ministra viajou para São Paulo. A Casa Civil diz que no encontro de Lina com Erenice e Teixeira se tratou exclusivamente de assuntos relacionados ao fórum. Dilma, informou a assessoria, estava com o presidente Lula.
Nessa data, a agenda da ministra tinha quatro compromissos: despachos internos e três reuniões com Lula.

Cruzando com os compromissos presidenciais, a ministra teria participado às 10h de reunião com Lula e com o ministro José Pimentel (Previdência); de um encontro sobre estratégia nacional de defesa e, à tarde, de reunião com Lula e o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). A viagem não consta da agenda da ministra no site da Casa Civil.

Pré-campanha
Ontem, Dilma foi recebida em Araraquara com faixas que a saudavam em tom de campanha: "Dilma é o terceiro mandato de Lula" e "Copa do Mundo 2014, Olimpíada de 2016, é o PT com a força do povo".

Ela participou da vistoria da reforma do estádio de futebol da Fonte Luminosa. No evento, estavam o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieiri (PMDB) e de Ribeirão Preto, Darcy Vera (DEM).

Em seu discurso, Dilma cometeu ato falho ao dizer que, se uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estiver concluída no começo de 2010 na cidade, portanto antes do prazo de desincompatibilização exigido pela lei, irá participar da inauguração.

Ao encerrar, disse: "Vamos com muita fé, com muita esperança, continuar as mudanças feitas pelo presidente Lula".

Em São Carlos, a ministra defendeu os programas do governo federal para uma plateia de 26 prefeitos e representantes de 33 municípios do interior paulista: "Precisamos da mão protetora do governo para essa população", disse.

O PSDB protocola hoje requerimento para ouvir a ex-secretária na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o que pode abrir caminho para a convocação da ministra.
"Devido ao surgimento de novas e irrefutáveis provas é imprescindível a presença da ex-secretária", disse o líder do partido, Arthur Virgílio (AM).