terça-feira, 22 de junho de 2010

Dez anos da cassação do prefeito Antonio Belinati (PP) em Londrina

MOVIMENTO AME CIDADE, 22 de junho de 2010


A cassação do prefeito Antonio Belinati (PP) completa 10 anos hoje. Belinati foi cassado pela Câmara Municipal de Londrina depois de uma sessão que começou no dia 21 e se estendeu pela madrugada até a manhã de 22 de junho de 2000. Com os primeiros raios de sol foi dado o último voto que encerrou na cidade uma carreira de corrupção e má-administração, construída com as ferramentas demagógicas do populismo.

A data redonda é uma boa ocasião para lembrar a cassação que nasceu da vibrante resposta da sociedade civil londrinense a seus desmandos na cidade. A cassação se deu no último ano de século 20, mas o movimento cívico que botou para rodar a engrenagem social de indignação contra a corrupção e apreço pela ética começou cerca de dois anos antes, no Movimento Pé Vermelho! Mãos Limpas!, que juntou cidadãos e entidades representativas com posições críticas à corrupção que dominava a Prefeitura londrinense.

O movimento foi apartidário, englobando forças sociais das mais diversas posições políticas, com gente da Igreja Católica, das igrejas evangélicas e protestantes, da Maçonaria, Rotary, sindicatos de variadas linhas políticas, associações de bairros, além de pessoas sem filiação política ou mesmo sindical, pois o Pé Vermelho! Mãos Limpas! considerava da maior importância criar uma unidade de ação focando exclusivamente na defesa da ética, sem compromisso com nenhuma linha de pensamento restrita à partidos ou ideologias.

Além da corrupção, Belinati tinha como marca política uma terrível incapacidade administrativa, que levava a uma dissipação trágica do dinheiro público, em obras que ficavam inacabadas ou com resultados de má qualidade. Suas administrações também ficaram marcadas pela falta de manutenção dos bens públicos municipais e de serviços básicos.

O atual Terminal Rodoviário de Londrina, por exemplo, teve as bases lançadas por Belinati e atravessou os quatro anos de seu mandato anterior ao da cassação. Durante anos os londrinenses conviveram com um imenso terreno abandonado praticamente no centro da cidade, foco de insegurança e sujeira, até que o prefeito Wilson Moreira (PSDB) fez a obra do nada, pois o que havia era apenas algumas bases de concreto já desgastadas pelo tempo.

O poder de Belinati evidentemente nunca se sustentou apenas na sua força política individual. Ele é parte de uma corrente política que construiu suas amarras em torno do Partido Progressista, o notório PP, que tem o político Paulo Maluf como figura simbólica da expressão de seu conceito. O grupo tem peso político ainda hoje no norte do Paraná, numa linha que vai de Maringá, com os Barros comandando sua prefeitura, até a região de Cornélio Procópio, onde a administração municipal é comandada por Amin Hannouche, que é também do PP e amigo de Belinati.

O comando do grupo é do ex-deputado José Janene, que tem forte ascendência política e pessoal sobre todos. Janene faz parte da executiva nacional do PP e responde por vários crimes no Supremo Tribunal Federal (STF).

Vamos lembrar os dez anos da cassação de Belinati com alguns depoimentos e textos de manifestos da época, que dão a dimensão histórica do momento e também mostram a diversidade político-social da luta pela ética.

Ao longo dos próximos dias estaremos trazendo mais elementos históricos desta luta que fez emanar de Londrina uma forte consciência de luta pela ética, contra a corrupção e pelo bom uso dos recursos públicos.

Os textos foram retirados do livro do jornalista Délio César, “A Primavera de Londrina”, uma compilação feita a partir do blog que ele manteve na época dos acontecimentos.


“O que está sendo investigado não é apenas um conjunto de ações criminais. É crime organizado! É formação de quadrilha, que envolve inúmeras pessoas, gente poderosa. Teremos anos de trabalho pela frente...”
Promotores Bruno Galatti, Cláudio Esteves e Solange Vicentini, em diferentes momentos, antes das primeiras ações

“Da Administração, exibe-se transparência; da Câmara, a adequada fiscalização dos atos do Executivo; da comunidade, o exercício da cidadania.”
Valter Orsi, empresário

“Parece uma situação explosiva.”
Tercílio Turini, vereador do PSDB

“É um assalto!”
Roberto Kanashiro, vereador do PSDB

O principal responsável por tudo é o prefeito.”
Elza Correia, vereadora do PMDB

“Esperamos que cada pessoa que se diz cristã cumpra com seus deveres cívicos de bom cidadão e assim ajude Londrina a transformar-se da Babilônia do mal e da violência, em Jerusalém do Bem e da Paz.”
Manifesto do arcebispo Dom Albano Cavallin e do bispo Auxiliar Dom Vicente Costa

“O que está acontecendo na cidade é um total desvio da vontade de Deus. A nossa cidade está enferma e precisa de cura! Queremos ver as famílias abrigadas, empresas prosperando e o povo feliz, alicerçados na Palavra de Deus. Que todos se conscientizem dessa necessidade!”
Conselho de Pastores de Londrina

“Nessa Primavera de civismo, Londrina dá a receita para o Brasil se livrar da corrupção. Ministério Público atuante, Justiça indepedente, sociedade vigilante e imprensa sem mordaça: não há quadrilha que resista a este conjunto de forças.”
Newton Moratto, advogado

Não queremos que as investigações terminem em pizza. A população acreditará nas investigações somente no dia em que algum culpado for para a cadeia”.
Manifesto dos Rotary Clubes

“A Ordem Maçônica, defensora intransigente da moral e dos bons costumes [manifesta] a certeza de que as pressões serão suportadas e vencidas com denodo, os eventuais culpados punidos e o erário público ressarcido do prejuízo sofrido.”
Da Maçonaria de Londrina

“Nessa hora, não poderemos nem recuar nem arrefecer. A chama da Cidadania que anima esta cruzada deve se transformar num incênciao purificador e de eliminação de todos os focos purulentos da corrupção.”
Adyr Sebastião Ferreira, advogado

Não estamos condenando ninguém. Mas a corrupção não pode ficar sem julgamento. Se o prefeito não tiver responsabilidade, deve ser absolvido, mas não pode furtar-se ao processo legal.”
Padre Manuel Joaquim

“A Parceria entre a sociedade civil organizada e o Ministério Público para levar à Justiça os acusados de crimes de corrupção é um exemplo não só no Brasil como no resto do mundo.”
Transparência Brasil