sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Líderes da Igreja Católica incentivam a luta pela transparência e contra a corrupção

INSTITUTO AME CIDADE, 13 de outubro de 2011


Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida, lideranças da Igreja Católica incentivaram a participação da população na luta pela transparência e contra a corrupção. Em várias igrejas, religiosos usaram a data para falar sobre os problemas causados pela corrupção e a necessidade das pessoas atuarem para atacar este grave problema que desvia recursos públicos e destrói a capacidade administrativa de instituições públicas em todo o país.

O tema foi tratado de forma direta pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer e por dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os dois criticaram os políticos e afirmaram que a sociedade deve se mobilizar e fiscalizar o uso do dinheiro público.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Dom Odilo disse em seu sermão que a corrupção "está em toda parte, afligindo o povo brasileiro".

"Quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido", ele disse em missa realizada na capital paulista. "Quando o povo começa a se manifestar, a coisa melhora. É isso que precisa acontecer."

No Santuário Nacional de Aparecida, no estado de São Paulo, o arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB também estimulou os brasileiros a lutarem contra a corrupção e atuarem no controle social das administrações públicas. “Não podemos concordar com nenhuma forma de corrupção, pois os recursos são da população”, falou dom Raymundo Damasceno Assis durante a missa que reuniu 40 mil devotos arcebispo de Aparecida do Norte.

"Sabemos de manifestações organizadas por redes sociais e defendemos que a população deve acompanhar os nossos homens públicos, sejam do Executivo ou do Legislativo", disse o arcebispo de Aparecida. "Quando há denúncias de corrupção, que sejam investigadas."