quinta-feira, 22 de abril de 2010

Abalada pela corrupção, Brasília é maquete viva em seu cinquentenário

AME CIDADE, 22 de abril de 2010

Ontem a cidade de Brasília completou 50 anos, ainda em meio aos efeitos do escândalo que levou à prisão seu governador, José Roberto Arruda, que ficou preso 61 dias e teve o mandato cassado no meio desse período pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Arruda é o primeiro governador no Brasil encarcerado durante o mandato. O vice-governador de Brasília, Paulo Octávio, também foi obrigado a renunciar por causa do escândalo.

Hoje a cidade é governada pelo advogado Rogério Rosso (PMDB), ex-secretário de Arruda, escolhido pela Câmara Legslativa do Distrito Federal para um mandato que termina em 31 de dezembro deste ano.

O escândalo de corrupção que explodiu exatamente no período em que Brasília vive uma aniversário tão importante é bastante emblemático da situação crítica da ética nas cidades brasileiras.

O jornal O Estado de S. Paulo fez um caderno especial muito interessante sobre os 50 anos de Brasília, onde a trajetória da cidade é muito bem avaliada em todo o período deste cinquentenário, dos planos utópicos saídos das pranchetas criativas de arquitetos como Lucio Costa e Oscar Niemeyer à forte realidade da falta de ética e da miséria social, problemas que à exemplo de quase todas as cidades brasileiras hoje tornam complicada a vida na capital do Brasil.

Para ler o especial Brasília 50, clique aqui