quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prefeito de Londrina tenta censurar blog ameaçando processar jornalista

INSTITUTO AME CIDADE, 16 de novembro de 2011


Envolvido numa variedade de complicações políticas em Londrina, o prefeito Barbosa Neto (PDT) definitivamente perdeu o humor. O prefeito londrinense sofre uma variedade de acusações em escândalos de corrupção ocorridos na área da saúde. As irregularidades são objeto de inquéritos do Ministério Público e foram investigadas por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal que concluiu pela responsabilidade de Barbosa. O relatório final da CEI aprovado no final do mês passado propôs a abertura de uma Comissão Processante (CP) que pode dar até em cassação de seu mandato. A decisão sobre a abertura da CP será nos próximos dias.

Nos últimos dias Barbosa tem sido alvo de protestos na cidade por causa da derrubada de árvores feita pela prefeitura para abrir uma rua no meio de um bosque localizado no centro da cidade. O prefeito pretende fazer um terminal de ônibus e para isso acabou com uma área de lazer que havia entre dois quarteirões de mata que formam o histórico bosque existente na região desde que a cidade foi fundada.

Hoje o blog Paçoca com Cebola publicou uma foto-montagem sobre a polêmica derrubada das árvores e Barbosa Neto tentou censurar a charge, que mostra o prefeito com um machado nas mãos. Veja ao lado a imagem.

O blog trata de assuntos municipais e é produzido pelo jornalista Claudio Ósti, que recebeu uma notificação da advogada Cláudia Rodrigues representando o prefeito e exigindo a retirada da charge, sob a ameaça de processos nas esferas cível e criminal. O jornalista não atendeu à exigência do prefeito e a charge permanece em seu blog.

Ósti explicou em texto publicado no blog que não podia aceitar os motivos referidos pela advogada, ressaltando que como homem público Barbosa está sujeito à críticas. O jornalista lembrou também que o prefeito, que também é jornalista, apresentou um programa de televisão antes de se dedicar à política, além de atuar no rádio, sendo que nestas atividades fazia “críticas muito mais ácidas” do que a publicação da charge no Paçoca com Cebola.

Até o final do dia o jornalista ainda não tinha nenhuma informação se o prefeito deu continuidade à ameaça de processá-lo, mas já se pode ver que a tentativa de censura teve o efeito de aumentar a difusão da foto-montagem que desagradou Barbosa Neto.