domingo, 14 de agosto de 2011

Prefeito de Cornélio Procópio vai instalar SAMU em propriedade de esposa de vereador aliado

INSTITUTO AME CIDADE, 14 de agosto de 2011


O estranhíssimo caso da ambulância estacionada nos fundos da propriedade de um vereador de Cornélio Procópio (veja na foto) caminha para seu desfecho: o prefeito Amin Hannnouche (PP) pretende instalar ali mesmo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foi o que disse a secretária Municipal de Saúde, Alessandra Mariucci, em entrevista ao programa do jornalista Odair Matias, na Rádio Cornélio.

A ambulância do SAMU foi encontrada na propriedade da mulher do vereador Helvécio Badaró (PTB), um dos aliados mais próximos do prefeito da cidade e um dos líderes do grupo que hoje mantém o legislativo municipal sob as ordens da Prefeitura.

Badaró responde na Justiça a uma ação do Ministério Público que o acusa de improbidade administrativa no caso das diárias irregulares de viagens pagas a vereadores. Na época em que as diárias foram instituídas, Badaró era o presidente da Câmara.

Durante a investigação, a promotoria pública descobriu que Badaró e seu grupo tentaram até manipular a regulamentação das diárias quando souberam que o MP havia aceitado a denúncia que originalmente foi feita pelo Instituto Ame Cidade.

Além de Badaró, mais cinco vereadores e um suplente foram denunciados pelo MP por improbidade administrativa, inclusive o presidente atual da Casa, que foi eleito depois do escandaloso fato, que é chamado pelos procopenses de "Farra das Diárias".

Na Câmara Municipal, o vereador Badaró atua liderando o grupo de aliados do prefeito para manter o legislativo municipal totalmente sob o poder do Executivo, impedindo que seja exercida qualquer fiscalização sobre a Prefeitura. Os vereadores do prefeito barram até requerimentos de informações básicas, votando em bloco contra qualquer tentativa de atuar pela transparência na administração pública. Ao lado, um grupo de vereadores em ação nos bairros, fazendo política junto com o prefeito, numa atitude totalmente contrária à independência do Legislativo. Badaró é o segundo da esquerda para a direita; o prefeito está de braços cruzados.


Local escolhido para instalar
o SAMU vai contra moralidade
e a Constituição Brasileira
A promessa da instalação do SAMU em Cornélio Procópio vem desde o ano passado, quando aconteceu até desfile de ambulâncias pelas ruas da cidade. Como todos se lembram, era um ano de eleição. Candidatos ligados ao prefeito Hannouche participaram dessa parada eleitoreira.

O procedimento é bastante conhecido: primeiro eles sucateam os serviços essenciais, por meio uma mistura de má-fé e incompetência. E depois usam a necessidade desesperada dos cidadãos para arrancar votos principalmente dos mais pobres e dos menos informados.

Em outubro, o mesmo mês em que aconteciam as eleições, o prefeito Hannouche prometia que o SAMU estaria funcionando em 90 dias.

Agora, na entrevista que a secretária da Saúde deu ao programa de Odair Matias, o funcionamento do SAMU ficou para o mês que vem. Ela garantiu que em setembro o serviço de atendimento de urgência estará à disposição dos procopenses.

O problema é o local escolhido para sediar o SAMU: a propriedade da esposa de um vereador que é um aliado próximo e que atua como um homem de confiança do prefeito. Isso evidentemente atenta contra princípios morais básicos e é também um caminho que todos sabemos onde mais uma vez vai dar: na ineficiência.

A intenção do prefeito de alugar uma propriedade da família de um vereador aliado para instalar o SAMU também atenta contra dispositivos claros da Constituição Brasileira, além de evidentemente ser uma atitude contrária a um valor básico da administração púbica: a honestidade.