sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011: mais um ano que termina em Cornélio Procópio com má gestão e muitas obras inacabadas

INSTITUTO AME CIDADE, 30 de dezembro de 2011


O Prefeito Amin Hannouche (PP) anuncia para a virada do ano a inauguração da Praça Brasil, um local de muita importância para Cornélio Procópio, mas que ficou impraticável para o uso da população por mais de dois anos. Este foi o tempo que durou uma simples reforma da praça.

E a interminável reforma da Praça Brasil não é a única obra emperrada da administração de Hannouche, um prefeito que deixará como marca histórica uma administração com uma dificuldade incrível de tocar obras e até de fazer a manutenção dos bens públicos para que eles não se deteriorem.

2011 foi mais um ano de obras intermináveis em Cornélio Procópio e o ano acaba da mesma forma que os outros, com as repetias promessas de que no ano que entra tudo será resolvido. Mas são promessas que o procopense sabe que o prefeito não tem capacidade administrativa de cumprir.

O número de obras paradas é muito grande. Algumas começaram neste mandato e outras obras são de reformas de bens públicos que vem se deteriorando no decorrer dos dois mandatos desta administra. Pois esta é outra marca do prefeito Hannouche: a de não dar manutenção cotidiana ao patrimônio público.

Obras que serviram como promessa de campanha, como o Frigorífico do Peixe e o Clube do Povo, hoje estão completamente paradas depois de terem sido tocadas com lentidão nos últimos três anos.

Nas últimas semanas o prefeito tem feito um esforço publicitário enorme para dar a aparência de que está atento às obras, fazendo uma farta distribuição de textos e fotos de sua assessoria de comunicação e dando entrevistas às rádios para falar não só da Praça Brasil, mas também da Praça Botafogo, outro local importante que também sofre as conseqüências da dificuldade do prefeito em tocar qualquer obra.

A reforma da Praça Brasil ele diz que será concluída em janeiro, mas com esta administração o procopense só acredita vendo. E nunca foi visto nenhum prazo de conclusão de obra ser cumprido em Cornélio Procópio durante a administração de Hannouche, que entra agora no último ano de seu segundo mandato consecutivo. Promessas de correção dessa inabilidade extrema também caem sempre no vazio.

A inoperância do prefeito ficou bastante marcada na reforma do Calçadão da cidade. A obra começou em agosto de 2009 e só foi ser inaugurada em junho de 2010. E mesmo assim ainda com muitos acabamentos por fazer. Nesse período, o cotidiano dos transeuntes e comerciantes do local virou um sofrimento, com muito barulho, poeira e também muita lama.

O Calçadão teve também lances de desrespeito aos direitos dos trabalhadores, que tiveram até de fazer denúncias em programas de rádio para poderem receber seus salários, que haviam sido pagos com cheques sem fundos pela empresa contratada pela Prefeitura.

Exemplos flagrantes do mau uso do dinheiro público podem ser vistos também em duas obras que já receberam muita verba, mas permanecem inacabadas depois de passados anos do início da construção: o Frigorífico do Peixe e o Clube do Povo.


O Frigorífico do Peixe foi anunciado durante a campanha para prefeito de 2008 como um empreendimento que colocaria Cornélio Procópio no mercado nacional do pescado e traria muitos empregos. Até hoje não se viu nem uma coisa nem outra.

As obras do frigorífico estão inacabadas, ainda com muita coisa a fazer. Segundo informações que temos, a prefeitura já recebeu mais de R$ 1 milhão de reais para a obra, que conta com verbas do Ministério da Pesca, além de financiamento do Paraná Cidade e SEDU. Em junho de 2008 houve a liberação de R$ 500 mil para a compra de equipamentos industriais para o empreendimento. E em março de 2010 o site da Prefeitura informava que novos recursos seriam concedidos pelo governo federal.

Pelo que se vê, entrou bastante dinheiro, mas até agora não saiu nada. Está tudo inacabado, com a obra se desgastando e muito longe de seu final.

O Clube do Povo é outra das obras que envergonham a cidade. O projeto foi também usado de forma intensa na eleição de Hannouche para prefeito. Mas o que era para ser um grande clube popular para lazer virou um problemão para a cidade. A propaganda política afirmava quatro meses antes da eleição que em seis meses a cidade teria um grande “centro comunitário para atender a população de baixa renda”.

Com o mandato do prefeito quase acabando, o prometido Clube do Povo virou um grande problema para a região as obras permanecem inacabadas e ao abandono. O lugar já virou ponto de tráfico e uso de drogas, esconderijo de ladrões e tem sido usado também para a prostituição.

Como aconteceu sempre com todas as outras obras em constante atraso, as datas de inauguração do Clube do Povo vão se sucedendo. Em fevereiro de 2009, por exemplo, o site da Prefeitura afirmava que tudo estaria concluído “em 120 dias”. No ano que vem certamente virão com uma data que será garantida como a definitiva.

E como 2012 é um ano eleitoral, certamente as promessas virão embaladas em farta propaganda política, com maquetes e fotos, além de muita autoridade federal e estadual aparecendo em Cornélio Procópio para darem sua força às promessas que jamais são cumpridas.