terça-feira, 9 de agosto de 2011

Entre os espantos políticos de Cornélio Procópio, surge até ambulância do SAMU na propriedade de família de vereador

INSTITUTO AME CIDADE, 9 de agosto de 2011


O grupo de vereadores de apoio ao prefeito Amin Hannouche (PP) que tomou conta da Câmara Municipal de Cornélio Procópio tem provocado tantos absurdos na cidade que nada mais surpreende os cidadãos de bem. Mas por essa ninguém esperava: hoje surgiu a notícia de que uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)permanece estacionada em uma propriedade da esposa do ex-presidente da Câmara, o vereador Helvécio Alves Badaró (PTB). Veja ao lado a foto que comprova a denúncia. O assunto já movimenta a opinião pública procopense.

Atualmente a Câmara Municipal de Cornélio Procópio está em um nível baixíssimo de credibilidade, em razão do domínio do grupo de vereadores ligados ao prefeito Hannouche, que transformou o legislativo procopense num instrumento do Executivo. Esses vereadores seguem rigidamente as ordens do prefeito e não permitem nenhuma fiscalização sobre sua administração. Até pedidos de informações básicas sobre a administração Hannouche são negados por seus vereadores na Câmara, que além de votar em bloco contra qualquer tentativa de transparência, ainda atacam qualquer um que peça atenção ao dever constitucional de todo vereador, que é o de fiscalizar.

A Câmara procopense também está envolvida em pagamentos de diárias de viagem feitas de modo irregular, no caso que a população chama de “Farra das Diárias”. O assunto é alvo de uma ação do Ministério Público que já foi acatada pela Justiça. A barreira contra a transparência criada pelos vereadores do prefeito dificulta hoje qualquer ação efetiva da Câmara, de tal modo que a vereadora Aurora Fumie Doi (PMDB) foi obrigada a entrar com uma ação popular na Justiça para sustar a doação irregular feita pela Prefeitura de um terreno público. Os vereadores ligados ao prefeito Hannouche haviam autorizado a doação, mas tiveram que voltar atrás.

E como se não bastassem tantas questões problemáticas que atingem de forma negativa a credibilidade da Câmara, aparece mais esta denúncia contra Helvécio Alves Badaró (PTB), um dos vereadores mais próximos ao prefeito Hannouche. Ao lado, à esquerda na foto, Badaró fazendo campanha no ano passado para o então deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB).

O jornalista Odair Matias, que tem um programa diário de grande audiência na Rádio Cornélio, descobriu estacionada uma ambulância do SAMU nos fundos de um prédio que, segundo informações postadas em seu blog na internet, é de propriedade da esposa do vereador Badaró.

Ninguém sabe o motivo da ambulância do SAMU estar estacionada ali, mas, de qualquer forma, é algo muito suspeito e sem dúvida irregular. O jornalista apresenta fotos que comprovam que o veículo público mantido em propriedade particular teria muita dificuldade de fazer qualquer “atendimento móvel de urgência”, pois segundo o testemunho de vizinhos foi com dificuldade e cantando os pneus que a ambulância subiu a rampa íngreme que leva até os fundos da propriedade da mulher do vereador Badaró. Confira ao lado a ambulância vista nos fundos, bem acima da rampa de entrada do prédio.

O vereador foi presidente da Câmara na gestão passada, quando foram criadas de forma irregular as diárias de viagem que são objeto hoje da uma ação do Ministério Público. Badaró e mais seis vereadores são acusado de improbidade administrativa pelo MP, que pede também o ressarcimento dos danos ao patrimônio público causados pelas diárias irregulares. Até abril deste ano, o valor a ser restituído aos cofres públicos era de mais de cem mil reais.

Iniciado a partir de denúncia feita pelo Instituto Ame Cidade, o inquérito realizado pelo MP descobriu que houve até uma tentativa de esconder a falta de regulamentação das diárias, feita sob a chefia de Badaró. A responsabilidade do vereador nas diárias acusadas de serem irregular pelo MP é tanta que no bloqueio dos bens dos acusados a indisponibilidade de bens de Badaró está na quantia total definida pelo MP.

E agora aparece esse estranho caso da ambulância do SAMU estacionada em uma propriedade de alguém de sua família. Em seu blog na internet, o jornalista Odair Matias informa que descobriu também outro fato estranho sobre a propriedade que abriga o veículo público.

Vizinhos do prédio informaram que a secretária de Saúde do município, Alessandra Mariucci, esteve no local vistoriando a área para a instalação do programa do SAMU. A Prefeitura estaria com o interesse de alugar o prédio da esposa do vereador Badaró, o que atenta contra um princípio constitucional e até da moral comum, que condenam que haja negócios entre o poder público e parentes de um parlamentar.