sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro será sede da Olimpíada de 2016

BBC BRASIL, 2 de outubro de 2009

A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para sediar uma Olimpíada.

A decisão foi anunciada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, após a votação dos delegados do organismo em Copenhague, Dinamarca, nesta sexta-feira. O Rio era considerado uma das cidades favoritas para ser a sede dos Jogos.

Surpreendentemente, Chicago, que também era uma das favoritas, foi eliminada na primeira rodada de votações.

Uma comissão formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, o governador do Rio, Sergio Cabral, o prefeito, Eduardo Paes, atletas e outras personalidades brasileiras foi a Copenhague para fazer lobby pela candidatura.

De acordo com integrantes da comitiva brasileira, Lula e as outras autoridades presentes comemoraram bastante a eliminação de Chicago e Tóquio.

Na votação final, o Rio bateu Madri por uma margem ampla, de 66 votos a 32, de acordo com o site especializado Around The Rings.

Já no segundo turno de votações, quando Tóquio foi eliminada da disputa, o Rio teve 46 votos, Madri, 29 e a capital japonesa apenas 20.

O placar da primeira votação, que acabou por tirar Chicago do páreo, no entanto, foi mais favorável para a capital espanhola, que teve 28 votos. Em seguida veio o Rio, com 26, Tóquio, com 22 e Chicago, com 18.

Durante a apresentação da candidatura do Rio nesta sexta-feira, o presidente Lula afirmou que o Rio "une continentes" e "tem paixão" por Olimpíadas. "Essa candidatura não é só nossa. É também da América do Sul. Está na hora de a pira olímpica ser acesa num país tropical", afirmou Lula, que encerrou seu discurso ressaltando a "paixão do povo brasileiro" pelos esportes.

Foi este também o tema do filme do cineasta Fernando Meirelles apresentado em seguida, com muitas imagens de cariocas recebendo delegações estrangeiras vestindo roupas em cinco cores diferentes pelas ruas da cidade.

A imagem final, das delegações formando os cinco anéis olímpicos na praia de Copacabana, cercadas por milhares de cariocas, foi muito elogiada pelos jornalistas que assistiam à apresentação em Copenhague.

Antes do anúncio da cidade vencedora na disputa, os delegados do COI surpreenderam ao eliminar Chicago já na primeira fase da votação.

A cidade americana foi a que recebeu menos votos para ser a sede dos Jogos de 2016, seguida pela capital do Japão, Tóquio, que ficou na terceira colocação.

Chicago era considerada, junto com o Rio, uma das favoritas para receber a Olimpíada, principalmente após o anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iria a Copenhague para participar pessoalmente da última fase da campanha.

De acordo com o repórter da BBC Adam Brookes, que está em Chicago, a eliminação da cidade americana poderá ser vista como uma derrota para o próprio presidente Obama e seu poder de persuasão.

Obama, que antes de ser presidente morava em Chicago e era senador por Illinois, se envolveu, junto com a primeira-dama Michelle, de modo muito pessoal na campanha.

Para Brookes, oposicionistas americanos podem usar a derrota olímpica para argumentar que o prestígio do presidente está diminuindo e levantar questões sobre a qualidade dos conselheiros políticos de Obama.

Gripe A já atingiu 15 mil pessoas no Paraná

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 2 de outubro de 2009

A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta quinta-feira (1º) o boletim epidemiológico número 64, onde novos dados colocam o Paraná com 15.608 casos confirmados por exame laboratorial e por critérios clínicos, sendo que 254 tiveram complicações e morreram. Outros 4.152 casos foram negativos.

As mortes ocorreram entre 14 de julho e 28 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 57% eram mulheres e 43%, homens. Quanto à faixa etária, 59,8% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 21,3% entre 50 e 59 anos e 9,1% entre 5 e 19 anos.

As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (5.628), Cascavel (1.595), Cornélio Procópio (1.402), Pato Branco (1.342) e Francisco Beltrão (1.188). Já as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (81), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (19), Maringá (19), Campo Mourão (12), Toledo (12), Jacarezinho (12) e Londrina (12).

Dos 15.608 casos confirmados, 564 são de gestantes, o que equivale a 3,6%. A região que apresenta o maior número de casos em gestantes é a região de Curitiba com 193 casos, seguida pela região de Cascavel (61), Francisco Beltrão (53) e Cornélio Procópio (45).
Acesse aqui o boletim completo em PDF


Gripe fecha CMEI em Cornélio Procópio
AGORA CORNÉLIO, 2 de outubro de 2009


No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Pia Gioconda Vieira, localizado no Jardim Primavera, foram constatados pela área de saúde local quatro casos suspeitos da nova gripe, mas que estão sendo tratados como se fossem confirmados, recebendo todo tipo de acompanhamento necessário e medicamentos. Diante disso, a Diretora Municipal de Saúde, enfermeira padrão Alexsandra Mariucci decidiu pela suspensão das atividades do estabelecimento entregue à população durante o governo de José Antônio Otoni da Fonseca.

A cidade de Cornélio Procópio tem atualmente sete Centros Municipais de Educação Infantil que estão instalados nos seguintes locais: Jardim Panorama (Nair Dantas Canário); Conjunto União (Djalma Pimenta Dantas); Vila América (Maria de Jesus Fernandes e Silva) Jardim Bela Vista (Mário Eduardo Lotti), Vila Popular (Papa João Paulo II), Jardim Primavera (Irmã Pia Gioconda Vieira) e no distrito de Congonhas (Padre João Vicente Henning). Ao todo, estes sete Centros Municipais de Educação Infantil e outros dois particulares (Anjo da Guarda e Emaús) abrigam cerca de 550 crianças

Incentivo ao carro é política obsoleta

FOLHA DE LONDRINA, 2 de outubro de 2009


‘‘A isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a manutenção do pre­ço da gasolina são política equivocadas’’, afirma Nazareno Stanislau dos Santos, coordenador do Movimento pelo Direito ao Transporte (MDT). ‘‘As políticas de favorecimento do transpor­te coletivo ainda são tímidas’’, aponta.

Santos defende a extinção de áreas de estacionamento nas vias e a implantação de vias exclusi­vas para ônibus como forma de diminuir o tempo de viagem para o transporte público. ‘‘Com a implantação de corredores de metrô vamos ter outras cidades. O que isso gera de renda imobi­liária que dá para pagar o custo de construção do metrô’’, diz.

Para baratear a tarifa do transporte coletivo, uma das ideias defendidas por especialistas é a co­brança de taxas do uso de estacionamento e sobre a gasolina que subsidiem o transporte públi­co. ‘‘Há estudos que apontam que a cobrança de uma tarifa de pedágio no Centro de São Pau­lo geraria R$ 6 bilhões por mês, um valor que poderia ser aplicado integralmente no financia­mento do transporte coletivo’’, aponta.

‘‘O que mais tem me angustiado é que para o carro acessível se dá isenção, mas para a compra do ônibus que irá ser utilizado no transporte coletivo, não’’, critica. Com o subsídio, a política brasileira para o setor poderia se equiparar ao de outros países, onde a maior parte da tarifa do transporte é custeada pelo governo. ‘‘Em Atenas, o usuário só paga 25%, aqui o usuário paga o valor integral e ainda custeia as gratuidades’’, completa.(R.C.F.)

STF derruba liminar que suspendia cassações

AGÊNCIA BRASIL, 2 de outubro de 2009

Marcelo Déda (PT-SE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Anchieta Júnior (PSDB-RR), e Ivo Cassol (sem partido-RO) continuam a responder processo


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º), por 6 votos a 4, cassar a liminar do ministro Eros Grau que suspendeu a tramitação de todos os recursos contra expedição de diploma, decorrentes de eleições estaduais e federais, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a derrubada da liminar, terão continuidade processos de cassação na Corte eleitoral contra quatro governadores: Marcelo Déda (PT-SE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Anchieta Júnior (PSDB-RR), e Ivo Cassol (sem partido-RO).

Estes processos estavam suspensos desde o dia 14 de setembro, data da concessão da liminar. Os governadores de Roraima e Rondônia também respondem a outros processos de cassação originados nos tribunais regionais eleitorais de seus estados.

A expectativa do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, é julgar até o final deste ano todos os processos de cassação contra governadores pendentes de decisão. Dos governantes estaduais eleitos em 2006, já foram cassados pelo TSE os ex-governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

O mérito da ação que contesta a competência do TSE para julgar, originariamente, os recursos contra a expedição de diploma de governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais, será julgado posteriormente pelo STF. Além do PDT, autor da ação, figuram como interessados o PMDB, o PRTB, o PPS e o PR. Para os partidos, a competência para julgar esses casos é das cortes eleitorais estaduais.

O julgamento de referendo da liminar começou ontem (30), quando o ministro Eros Grau votou pela manutenção da medida. Os ministros Ayres Britto e Joaquim Barbosa, respectivamente, presidente e vice-presidente do TSE, votaram pela cassação da liminar.

"Em verdade, o que o PDT quer não é discutir competência, mas, sim, reverter a decisão de mérito do TSE que contraria os seus interesses", disse Britto, em referência ao julgamento, no TSE, que cassou o mandato do ex-governador do Maranhão, o pedetista Jackson Lago (PDT), por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Na sessão de hoje, também votaram pela cassação da liminar os ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Ellen Gracie. Pela manutenção a liminar, além de Grau, votaram os ministros Cézar Peluso, Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes.

No futuro julgamento de mérito, caso o STF considere procedente a ação do PDT, parecer da Procuradoria Geral da República defende que os efeitos da decisão não invalidem qualquer julgamento anterior do TSE, com eficácia apenas para os recursos interpostos a partir da data do posicionamento do Supremo.

Ministério Público condena posse de suplentes

O DIÁRIO DE MARINGÁ, 2 de outubro de 2009

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual, através da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), ambas do Paraná, recomendam aos promotores eleitorais de todo o Estado para que adotem medidas judiciais contra a posse de suplentes de vereadores. O aumento de vereadores está previsto na Emenda Constitucional 58/2009, aprovada recentemente.

Na recomendação, a PGJ e a PRE argumentam que a “emenda constitucional aplicada a processo eleitoral já findo, infringe diretamente o princípio da soberania popular”. Na fundamentação do texto com data do dia 30 de setembro, os procuradores Néviton de Oliveira Batista Guedes (PRE) e Olympio de Sá Sotto Maior Neto (PGJ) dizem: “Assim, a Emenda Constitucional 58/2009, na parte em que busca dar concretização imediata e retroativa à alteração na composição das Câmaras de
Vereadores, consagra efetiva ofensa à Democracia Representativa como conformada em nossa ordem constitucional”.

Eles orientam os promotores para que ingressem com recurso contra a expedição de diploma para suplentes. O objetivo é preservar o quociente eleitoral já definido das eleições de 2008. Outra medida recomendada é a ação civil pública contra os suplentes que “ilegalmente forem empossados diretamente pela Câmara Municipal como vereadores efetivos na atual legislatura”.

Os procuradores citam também a tese jurídica de que o mandato pertence ao partido e que isso seja levado em consideração nas eventuais ações contra posses. A recomendação também vai para os presidentes de Câmaras de Vereadores para que não dêem posse “sob pena de responsabilização legal, posse originária e direta (sem prévia diplomação como vereador efetivo) aos suplentes em vagas criadas na atual legislatura” já que a Emenda Constitucional 58/2009 é considerada ilegal pelo Ministério Público.

Em Maringá
O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, disse ontem no início da noite que não tinha recebido ainda nenhuma orientação do Ministério Público, mas já decidiu que não dará posse sem determinação judicial. “Não vou empossar forma alguma os vereadores.

Só se eles vierem aqui com o diploma de vereador ou se tiver uma determinação judicial para isso”, declarou. Hossokawa disse que não concorda com a retroatividade da Emenda Parlamentar às eleições de 2008.

“Não concordo com isso e acho que, se empossasse algum suplente, poderia responder à ação por improbidade administrativa”, arremata. A Câmara de Maringá conta com 15 vereadores e, segundo a Emenda Complementar, poderia ter até 23 edis.

Bancários não chegam a acordo com Fenaban e greve continua

AGÊNCIA ESTADO, 2 de outubro de 2009


A greve que paralisa há oito dias 6.944 agência bancárias em 26 estados deve continuar pelo menos até esta sexta-feira (2). O Comando Nacional dos Bancários não conseguiu chegar a um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e suspendeu as negociações na noite de quinta-feira (1º). O diálogo será retomado nesta sexta (2) às 11 horas.

O Comando Nacional dos Bancários informou, por meio de nota, que as discussões se concentram na fórmula para o cálculo dos valores referentes participação nos lucros e resultados (PRL). "Deixamos claro que uma proposta que reduz a PLR é inaceitável pela categoria, diante da imensa lucratividade dos bancos. E insistimos na fórmula aprovada pela Conferência Nacional dos Bancários, com o pagamento de três salários e mais R$ 3.850".

A orientação do comando nacional é de que o movimento continue e seja ampliado em todo o país até que a Fenaban apresente uma proposta que atenda s reivindicações dos bancários. Até o momento, a federaçãoofereceu um reajuste salarial de 4,5% e mais 5,5% de participação nos lucros e resultados.

A categoria reivindica 10% de reajuste salarial e PLR de três salários, acrescidos de valor fixo de R$ 3.850. Os trabalhadores também querem a inclusão na convenção coletiva de trabalho de uma cláusula de proteção ao emprego em caso de fusão de bancos.

Homens fazem queimada para retirar raiz nativa de ilha do Rio Paraná

JORNAL DE MARINGÁ, 2 de outubro de 2009

Crime foi cometido na Ilha dos Frades, a 30 km de Querência do Norte. O fogo atingiu cinco hectares da mata. Foram encontrados mais de 100 quilos de ginseng


A Polícia Ambiental - Força Verde autuou dois homens suspeitos de terem realizado queimadas na Ilha dos Frades, no Noroeste do Paraná, para a retirada ilegal de ginseng, uma raiz nativa. Em visita ao local, a Força Verde diagnosticou que foram queimados cinco hectares de mata e encontrou mais de 100 quilos da raiz. A Ilha dos Frades fica no Rio Paraná, a 30 km de Querência do Norte, conforme mostrou reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, desta sexta-feira (2).

A denúncia partiu do Ministério Público de Loanda. O ginseng é uma planta nativa das ilhas do Rio Paraná, muito usada em tratamentos fitoterápicos, cuja extração é considerada crime ambiental. Para ela ser retirada, é preciso que a mata esteja limpa, por isso ocorrem as queimadas.

Na Ilha dos Frades, segundo os policiais, há indícios de que o fogo foi ateado há mais de 30 dias. Os dois homens atuados seguiram para a delegacia, prestaram depoimento e foram liberados. O sargento Valdeci Pereira, da Força Verde, diz que a queimada prejudica a vegetação nativa e afeta os animais da região.

Belinati e Barbosa Neto ainda brigam na Justiça pelo cargo de prefeito de Londrina

JORNAL DE LONDRINA, 2 de outubro de 2009

Deputado estadual criticou durante a possibilidade do PDT ingressar no STF como parte, no processo que tenta reverter a cassação da sua candidatura


Seis meses depois da realização do terceiro turno das eleições municipais, a sucessão em Londrina ainda gera discussões e críticas. E a história ganhou um novo capítulo, na manhã desta sexta-feira (2): duras críticas do deputado estadual Antonio Belinati (PP) ao prefeito Barbosa Neto (PDT).

Cassado dois dias após vender as eleições em 2008, Antonio Belinati questionou a possibilidade do PDT de Londrina ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) como parte, no processo em que o deputado tenta reverter a cassação da sua candidatura. Para Belinati, o partido está sendo utilizado para defender os interesses do “líder maior”, neste caso, Barbosa Neto.

“O PDT é o meio jurídico para defender a principal parte interessada, o prefeito Barbosa Neto. Digo isso, pois o meu partido contratou um advogado em Brasília para defender a nossa candidatura no STF a meu pedido. Se não houvesse o interesse do prefeito, o partido não tomaria essa atitude”, afirmou.

A decisão do PDT de consultar um jurista para avaliar a possibilidade de participar do processo como parte interessada foi tomada pela executiva local no último fim de semana. O argumento é que o mandato do prefeito Barbosa Neto pertence ao partido, que teria obrigação de defendê-lo. Isso porque, caso o STF reverta a decisão do TSE, Belinati seria empossado e Barbosa, que renunciou ao mandato de deputado federal para assumir a prefeitura, ficaria sem mandato.

Ao ser questionado se ele via a atitude do PDT como uma traição, já que Belinati apoiou Barbosa no terceiro turno, o deputado estadual se esquivou e disse que não julga outro político. “Esse julgamento quem ter que fazer é a população. Contudo, Barbosa mostra que se apegou muito rápido ao cargo. Já que durante toda a campanha ele afirmava que o prefeito legítimo era o Belinati, que acataria qualquer decisão do STF e, se preciso, deixaria o cargo. Alguns ingênuos acreditaram nele”, afirmou.

Belinati também disparou críticas as primeiras ações de Barbosa como prefeito, como o reajuste da tarifa do transporte coletivo; a proposta de revisão da planta de valores e, consequentemente, do IPTU; e a retirada dos vendedores ambulantes da calçada em frente ao Terminal Central. “Se ele tivesse revelado esses interesses não tinha apoiado a candidatura dele. A primeira atitude do Barbosa foi trabalhar arduamente pelo reajuste da tarifa, prejudicando os trabalhadores”, explicou.

O deputado ainda alfinetou o prefeito. “Se ele tivesse revelado esses interesses poderia ter provocado um mal-estar entre os nossos simpatizantes, o que poderia ter levado a uma derrota nas eleições”, finalizou.

De acordo com a assessoria de imprensa do STF, não há previsão para o julgamento do recurso especial impetrado pela defesa de Belinati. Nem de decisão monocrática (da ministra relatora, Ellen Gracie), nem de julgamento em plenário.

Procurada a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que não seria possível conversar com Barbosa Neto, pois ele estaria no avião em viagem de volta a Londrina depois encontros políticos e comerciais no Japão.

O presidente municipal do PDT e secretário municipal da Agricultura, Gervásio Vieira, afirmou que é obrigação do partido defender os seus filiados e que a legenda não está sendo usada pelo prefeito. “Não existe isso aqui. O Barbosa nem sabe que vamos contratar um advogado para defender os interesses do partido. Essa é nossa obrigação e vemos com total naturalidade a nossa atitude”, explicou.

Em relação às críticas de Antonio Belinati a algumas medidas da atual administração, Vieira disse que o prefeito está agindo corretamente, mesmo em decisões que geram desgastes. “Como prefeito, o Barbosa tem que tomar atitudes que tomar decisões, mesmo que algumas sejam amargas. Ele não pode agir apenas com o coração. Todas as medidas realizadas estão corretas e têm total apoio do partido”, afirmou.

Ação do PDT gera bate-boca na Câmara

A divulgação da informação de que o PDT estuda a possibilidade de ser parte no processo que o deputado estadual Antonio Belinati (PP) impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou a sua candidatura, fez com que a “guerra fria” entre belinatistas e pedetistas, travada há tempos nos bastidores, se transformasse num embate público. O vereador Marcelo Belinati (PP) deu o pontapé inicial na discussão ocorrida no grande expediente da sessão de ontem da Câmara. "Isso me preocupa profundamente, mostra como o [prefeito] Barbosa Neto está está desesperado e ansioso, com medo de perder o cargo. Nunca vi como em tão pouco tempo ele pode ter se apegado dessa maneira a um cargo público", disparou.

Coube ao ex-líder do prefeito, Joel Garcia (PDT), fazer a defesa de Barbosa. "Não foi o Barbosa que afastou o Belinati, foi a Justiça, que viu que ele responde a mais de 80 processos", devolveu Garcia, que errou na informação. No final do ano passado o JL fez um levantamento no Fórum de Londrina e encontrou 96 processos.

Fraude no Enem deixa prejuízo de R$ 34 milhões

JORNAL DO BRASIL, 2 de outubro de 2009

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio custará R$ 34 milhões. O valor corresponde ao que foi gasto com a impressão do material. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a investigação sobre o vazamento das provas começará por São Paulo.

O adiamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que seria realizado neste fim de semana por 4,1 milhões de estudantes em todo país custará cerca de R$ 34 milhões. Mas ainda não se sabe quem arcará com os prejuízos. O valor corresponde ao que foi gasto com a impressão do material, que estava na fase final de distribuição. As despesas com a impressão da prova correspondem a 30% do valor da licitação do consórcio responsável pela impressão e distribuição dos exames que, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, servirá agora como simulado. A prova, inclusive, já foi disponibilizada pelo Ministério da Educação para que os estudantes possam estudar.

O Enem foi cancelado ontem pelo MEC por que as provas vazaram. A denúncia foi feita pelo jornal O Estado de S.Paulo, que foi procurado por dois homens que tinham a prova impressa e estavam interessados em vendê-la por R$ 500 mil. Na tarde de ontem o portal de notícias R7 afirmou também ter sido procurado por pessoas interessadas em vender a prova. Segundo o site, um dos homens afirmou que conseguiu as provas com um colega da Polícia Federal de Brasília que tinha um cargo no Congresso e o perdeu por indicação política. O vazamento seria “por vingança” e “para levantar algum dinheiro”. Já o Estadão recebeu a informação de que o material foi vazado por um funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração das provas. Tanto o Estadão quanto o R7 afirmaram que os homens se diziam respaldados por um advogado e por cópias das provas que foram autenticadas em cartório.

Segundo o ministro, não há qualquer possibilidade de funcionários do Instituto Nacional de Educação (Inep) estarem envolvidos no vazamento, uma vez que os jornalistas tiveram acesso a uma prova impressa no formato específico. Ele afirmou que a investigação começará por São Paulo, onde um superintendente da Polícia Federal já foi indicado pelo diretor-geral da corporação, Luiz Fernando Corrêa, para apurar o caso.

O Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel) é a empresa responsável em operacionalizar o Enem. Formado pelas empresas Consultec, Funrio e Instituto Cetro, sediadas, respectivamente em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o consórcio foi o único que participou da licitação. Apesar de não estar descartada a responsabilidade do consórcio no vazamento, deve ser ele o responsável pela impressão e distribuição das novas provas que, segundo o MEC, já está elaborada e deve ser aplicada em aproximadamente 45 dias.

Negando qualquer participação no vazamento, a Plural Editora e Gráfica Ltda, contratada pelo consórcio para a confecção de 9,4 milhões de exemplares da prova, emitiu nota afirmando que cumpriu as obrigações relacionadas à segurança e que uma equipe do consórcio acompanhou 24 horas por dia todo o processo produtivo.

Haddad destacou que a logística do processo é muito complexa, mas que a segurança do Enem vem sendo reforçada a cada ano e que a chance de um vazamento como esse ocorrer era maior nos anos anteriores. Ele ressaltou, no entanto, que “os prejuízos poderiam ter sido muito maiores” se a fraude fosse descoberta depois da aplicação das provas.

Este será o primeiro ano que a nota do Enem valerá no processo seletivo da maioria das universidades federais do país. De acordo com o ministro, como existia uma folga entre a realização do Enem e a maioria dos vestibulares, o adiamento não deverá prejudicar a classificação dos alunos nas instituições. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no entanto, suspendeu temporariamente as inscrições do vestibular. A nota do Enem será considerada na primeira parte do vestibular da instituição.


Prova fica para o ano que vem e PV investiga o vazamento
O ESTADO DE S. PAULO, 2 de outubro de 2009

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi remarcada para a primeira quinzena de novembro, mas sem dia específico. O exame, que estava agendado para amanhã e domingo, foi cancelado na madrugada de ontem após a reportagem do Estado alertar o Ministério da Educação (MEC) para o vazamento das provas já impressas. Os técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) comprovaram a quebra de sigilo.

A pedido do ministro Fernando Haddad (Educação), que conversou ontem de manhã com o colega da Justiça, Tarso Genro, a Polícia Federal abriu uma investigação para saber quem são os responsáveis pelo vazamento das provas e onde foi que, ao longo de todo o processo de confecção das perguntas do exame, de produção gráfica, impressão e logística de distribuição aconteceu a violação (mais informações na pág. A21). Ontem à noite, o ministro fez um pronunciamento em emissoras de TV. O MEC colocou na internet a íntegra da prova.

Haddad ordenou ao Inep que o instituto dê "prioridade máxima" à preparação da nova prova. A meta é tentar antecipar ao máximo a realização do exame e, segundo um assessor do ministro, realizar a prova nos dias 7 e 8 de novembro, logo depois do feriado de Finados. Desse jeito, o MEC tenta garantir que o Enem seja usado como exame seletivo para ingresso nas universidades. Em sua 12ª edição, a prova do Enem deste ano terá novo formato. Ela funciona também como vestibular unificado - 24 universidades federais aboliram os processos seletivos para adotar o exame, que será feito em 1.828 municípios. Dos 4,1 milhões de inscritos, o maior número de candidatos está concentrado em São Paulo - 234.173 alunos.

O VAZAMENTO

O Estado foi procurado na tarde de anteontem por um homem que, pelo telefone, disse ter cópias da provas que seriam aplicadas amanhã e domingo. O homem propôs vender a prova por R$ 500 mil - o Estado rejeitou a proposta, mas viu trechos do exame que depois foram confirmados pelo MEC como oficiais.

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, disse que a nova versão da prova deverá ser desenvolvida por um sistema de segurança mais rígido do que a prova cancelada. "Não há como esperarmos o fim das investigações para iniciar preparativos para novo exame. Temos de fazer a prova e vamos colocar todos os elementos de segurança disponíveis em alerta máximo", disse.

O Inep tem um banco com cerca de 2 mil questões que podem ser usadas em novas versões da prova. Mas, mesmo com esse banco, é preciso um tempo para a seleção, montagem e impressão da nova versão. Haddad estima que, mesmo com um mês de atraso na realização do exame, será possível divulgar os resultados em uma data próxima da que havia sido estabelecida antes do vazamento. O ministro também afirmou que o Inep deverá fazer uma avaliação preliminar para analisar as lacunas de segurança. Para ele, a medida pode afastar eventuais questionamentos sobre a inviolabilidade da versão da prova que agora começa a ser preparada. Não está definido quem vai arcar com o custo da nova impressão, estimado em R$ 30 milhões.


Internet já é o segundo veículo mais usado pelo brasileiro para informar-se sobre política

LAURO JARDIM, RADAR, VEJA

A internet já é o segundo meio de comunicação mais usado pelo brasileiro para informar-se sobre política. Perde somente da televisão. Quem garante a afirmação acima é uma inédita pesquisa telefônica realizada entre os dias 8 e 21 de setembro pelo DataSenado com 1 088 eleitores.

Se a internet cresceu e apareceu, a distância entre os dois meios, contudo, permanece larga: 67% dos entrevistados dizem que informam-se pela TV, enquanto 19% entram na web para saber o que vai pela política brasileira.

E atenção políticos e marqueteiros: 46% dos entrevistados acham que a grande vantagem da internet durante o processo eleitoral será facilitar o diálogo entre os eleitores. Seja por meio de blogs, portais, Twitter, Orkut, Facebook ou o que for, a troca de impressões e informações terá um alcance inédito numa eleição presidencial.