terça-feira, 19 de abril de 2011

O Brasil que está no gesto do motorista Joilson

INSTITUTO AME CIDADE, 19 de abril de 2011


O Brasil inteiro discute o episódio ocorrido no Rio de Janeiro com o motorista Joilson Chagas, que devolveu um pacote de R$ 74.800 em dinheiro vivo, esquecido por um passageiro no ônibus que ele dirigia. Este tipo de gesto vem em boa hora, não só para o Rio, que viveu recentemente tragédias naturais e também de violência terrível, como a chacina na escola de Realengo, mas para todo o Brasil.

Pessoas como o motorista Joilson Chagas desmontam de forma prática a sensação de que as coisas estão perdidas no Brasil no plano ético. É preciso combater essa desesperança criada pela corrupção e sua impunidade, até porque é falsa a argumentação de que somos todos iguais no desrespeito à ética.

Mesmo enfrentando um cotidiano difícil, a maioria dos brasileiros se comporta com honestidade e procura educar seus filhos em conformidade com a ética e o respeito aos demais. Não somos um país corrupto, como às vezes se diz, até porque se fosse assim o país já teria falido de vez. Temos sim uma parte considerável dos nossos políticos metida em negócios escusos, mas a maioria dos brasileiros segue suas vidas trabalhando de forma honesta.

O significado de um gesto como este do motorista Joilson é o da diferença em termos de qualidade humana que é determinada por essa porção de brasileiros que respeitam o bem comum e se relacionam de forma honesta com o próximo.

Quando se fala em honestidade no País, busca-se sempre como referência uma famosa fala de Rui Barbosa (1849-1923), aquela em que ele diz o seguinte: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

É uma constatação que, infelizmente, diz muito da época em que vivemos, mas não é com esse pensamento que enfrentaremos a corrupção. E já falamos disso aqui no blog.

A maioria dos brasileiros trabalha com esforço e leva a vida com honestidade, educando seus filhos de forma que eles tenham a consciência de não prejudicar o próximo. E a corrupção, a desonestidade, nada mais é que passar por cima de preceitos básicos de respeito ao semelhante que estão em todas as religiões e filosofias e sem os quais as relações sociais se desestruturam.

Quando um sujeito admirável como o motorista Joilson faz o que ele fez, revela-se que existe um Brasil sendo construído de forma continuada, na labuta honesta do cotidiano da maioria dos brasileiros. Esta gente é que sustenta de fato o nosso país e que afirma com seu trabalho que o Brasil não é isso que alguns políticos querem fazer da nossa Nação.

Rui Barbosa também falou desse Brasil e é nesta sua fala que acreditamos que está o verbo construtor de um país livre de políticos desonestos. Sobre este país que não aceita a corrupção e a desonestidade, Rui Barbosa falava assim:

“O Brasil não é isso! O Brasil não é sócio do clube de jogo e da pândega que se apoderaram de sua fortuna, e o querem tratar como a libertinagem trata as companheiras momentâneas de sua luxúria.

Não! O Brasil não é esse ajuntamento coletivo de criaturas taradas, sobre que possa correr, sem a menor impressão, e sopro das aspirações que nesta hora agitam a humanidade.

Não! O Brasil não é essa nacionalidade fria, deliqüescente, cadaverizada, que recebe na testa, sem estremecer, o carimbo de uma armadilha, como a messalina, recebe no braço a tatuagem do amante, como o calceta, no dorso, a flor-de-lis do verdugo.

O Brasil não aceita a cova que estão cavando os cavadores do Tesouro. Não são os comensais do erário, o Brasil. Não são os sanguessugas de riqueza pública, o Brasil; não são os compradores de jornais, o Brasil, não são os corruptores do sistema republicano, o Brasil. Não são os publicistas de aluguel. Não são os estadistas de impostura.”


Sobre o ato do motorista Joilson Chagas, publicamos em nosso clipping matérias feitas com ele pelo jornal O Globo, inclusive com um depoimento comovente do motorista em vídeo. Para ler, clique aqui.





Deputados aprovam projeto que reduz cargos comissionados na Assembleia Legislativa

Londrina recebe reforço de quase 100 novos policiais

Ex-servidora do INSS é acusada de fraude na concessão de benefícios

Maringá tem menos de 70% dos coletores de lixo necessários


Oito pessoas são presas acusadas de fraudar leilão de prefeitura

Gaeco investiga desvio de dinheiro na prefeitura de Cândido de Abreu

Bom exemplo de motorista que devolveu R$ 74 mil ao dono vira motivo de chacota

Menores se prostituem em casarão de Curitiba e programas são pagos com crack

Calúnia ou prevaricação? Uma história estranha envolvendo Lula, o STF e o ministro Cesar Asfor Rocha

Alvaro Dias quer apuração de denúncia sobre motivo que teria levado Lula a vetar indicação de Cesar Asfor