terça-feira, 3 de novembro de 2009

Produtores de trigo da região de Cornélio Procópio sofrem pesados prejuízos com as chuvas

AGORA CORNÉLIO, 3 de outubro de 2009


Em entrevista concedida ao repórter Paulo Bueno, da Rádio Cornélio, o economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho (foto) disse que a safra de trigo deste ano está fechada, com prejuízos estimados em R$ 100 milhões para os produtores devido as chuvas acima do normal nesta época do ano. Segundo ele, foram plantados nos 23 municípios da região de Cornélio Procópio aproximadamente 170 mil hectares de trigo. "Inicialmente, a previsão era de uma produção em torno de 433 mil toneladas de trigo, mas em função do excesso de chuvas e das doenças fúngicas, a safra obtida foi de apenas 240 mil toneladas", observou.

Além dos prejuízos, o técnico lembrou que os produtores não estão recebendo o preço mínimo que seria em torno de 33 reais por saca. "Hoje, os produtores estão recebendo trigo na faixa de 20 reais, uma vez que a qualidade do produto foi prejudicado por excesso de chuvas. "Estima-se que 42% da safra de trigo já está comercializada e os produtores colhendo prejuízos", lamentou. O especialista assinalou que as chuvas dos últimos meses superaram a média histórica dos últimos 37 anos e prejudicaram a qualidade e produtividade de trigo na região de Cornélio Procópio.

Santo Pulcinelli Filho adiantou que a região já está no início da safra 2009/2010 e os produtores estão novamente em campo para o plantio, esperando que desta vez as condições climáticas sejam favoráveis para a agricultura. Além do trigo, houve redução também no plantio de milho. Na última safra foram plantados 45 mil hectares e a próxima será pelo menos 50% menor. O economista ressaltou que as áreas deixadas serão aproveitadas para as lavouras de soja que começam a ser plantadas neste mês, com estimativa inicial de 285 mil hectares na região de Cornélio Procópio. O técnico salientou que a soja é a lavoura mais importante na chamada safra de verão.

Ele pediu que os produtores apostem no plantio da soja para reduzirem seus prejuízos, principalmente com a cultura do trigo que é dominante nesta região do Estado, mas que a cada ano que passa vem desestimulando o homem do campo. "Os produtores estão torcendo para que as condições climáticas para a próxima safra sejam benéficas para eles", enfatizou. O técnico do Deral disse que o Núcleo Regional da Seab local está orientando os agricultores dentro de suas possibilidades para que os prejuízos sejam menores na próxima safra que começa a ser plantada na região de Cornélio Procópio. "Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que o governo olhe com mais atenção para o homem do campo", completou.

Mais notícias sobre a quebra de safra do trigo em "Chuvas prejudicam Paraguai e Paraná"

Nenhum comentário: