terça-feira, 3 de novembro de 2009

Chuvas prejudicam Paraguai e Paraná

VALOR ECONÔMICO, 3 de novembro de 2009


Com a quebra da produção argentina na safra 2008/09, o Brasil teve que mais uma vez diversificar suas fontes externas de fornecimento de trigo e também contou, ultimamente, com o produto do Uruguai e do Paraguai. Os paraguaios, porém, foram prejudicados por chuvas excessivas, da mesma maneira que os triticultores do Estado do Paraná, e essa alternativa deixou de existir.

"Esqueça o Paraguai. Se o país tiver 200 mil toneladas para exportar, é muito", disse o presidente do Moinho Pacífico, Lawrence Pih, em palestra proferida em evento em São Paulo no fim da semana passada. O empresário, que assim como Luiz Martins, da Abitrigo, considera difícil estimar o volume exato de perdas pelas chuvas paranaenses, destacou que a qualidade do produto do Estado do Sul brasileiro está ruim. "Até agora não conseguimos identificar quase nada de trigo adequado para pão ou massa", disse Pih.

Ele estima que, por causa da quebra de safra, o Brasil terá de buscar fora do Mercosul entre 2,5 e 3 milhões de toneladas no ano que vem. Para ele, o Brasil ainda deverá importar no próximo ano pouco mais de 2 milhões de toneladas da Argentina e mais 1 milhão de toneladas do Uruguai.

Nenhum comentário: