quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nova data do Enem atrapalha outros vestibulares

O ESTADO DE S. PAULO, 7 de outubro de 2009

Exame, em 5 e 6 de dezembro, coincide com outros processos seletivos; Unicamp não usar a nota neste ano


A confirmação nesta terça, 6, da data do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de dezembro deve inviabilizar o Uso da nota da prova nas universidades públicas paulistas. Segundo o Estado apurou, o Enem não deverá contar pontos pelo menos na primeira fase da Fuvest, que seleciona para a Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou que deixará de utilizar a nota. O único exame que pode ainda se manter da mesma maneira é o da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A instituição havia divulgado que conseguiria usar o Enem caso as notas dos alunos fossem computadas até 15 de janeiro.

No entanto, as provas de habilidades específicas da Unesp - teatro, arquitetura, música, entre outras - cairiam nos mesmos dias do Enem.

Nas três instituições,o exame vale entre 10% e 20% da nota. O programa de inclusão da USP permite ainda que o Enem aumente em até 6% a nota da primeira e da segunda fase de alunos de escolas públicas. "O Inclusp não será alterado", disse ontem a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta, sobre o programa. No Inclusp, há um total de 12% de bônus: os 6% do Enem, 3% por terem estudado em escola pública e outros 3% pela participação em uma avaliação seriada.

Segundo Selma, uma das propostas em estudo, como adiantou nesta terça o Estado, é a de substituir o bônus do Enem pelo desempenho dos estudantes na primeira fase da própria Fuvest.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o Enem continuaria sendo usado apenas na segunda fase, em janeiro. A primeira etapa da Fuvest será no dia 22 de novembro e a divulgação dos aprovados está prevista para 14 de dezembro, menos de dez dias após o Enem.

No ano passado, por exemplo,quando o Enem foi somado aos outros bônus,os alunos de escolas públicas chegaram a aumentar de 800 para 900 pontos suas notas (em mil) .A decisão da Fuvest deve sair nesta quarta, 7.

O coordenador executivo do vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa, diz que não havia condições de alterar o calendário combinado com outras instituições paulistas, públicas e privadas para continuar usando o Enem. "Teríamos que mudar a data da nossa segunda fase (a partir de 10 de janeiro) e isso teria impacto também no início das aulas",afirma. Para ele, não haverá muita diferença na seleção dos candidatos, já que as provas do Enem têm perfil parecido com a primeira fase da Unicamp.

O Enem foi criado em 1998 e, no ano seguinte, USP,Unesp e Unicamp decidiram usar parte da nota em seus vestibulares, os mais concorridos do País. Isso fez com que aumentasse a quantidade de inscritos no exame, que é voluntário.

O Enem deste ano foi mudado para, pela primeira vez, valer como o processo seletivo de 24 universidades federais. As instituições estaduais paulistas não adeririam a essa nova forma, mas mantiveram a utilização do exame.

Aprovado Enem foi adiada no dia 1º, depois que dois homens tentaram vender cópia ao Estado. A reportagem alertou o Ministério da Educação(MEC). As universidades federais de São Paulo (Unifesp), do ABC (UFABC) e de São Carlos (UFSCar) informaram que seus vestibulares não serão alterados.

Quatro federais teriam provas nos dias 5 e 6 de dezembro. A Universidade de Brasília as transferiu para os dias 12 e 13. Juiz de Fora (UFJF) e Santa Catarina (UFSC) ainda não definiram o que farão. Na Federal de Lavras não haverá mudanças porque só alunos do 1º e do 2º anos do ensino médio fariam Vestibular nesses dias.A Fundação Getúlio Vargas e Faculdade Cásper Libero também teriam exame no dia 6 e ainda não definiram se vão adiá-los.


UEL mantém data do Vestibular
FOLHA DE LONDRINA, 7 de outubro de 2009

As novas datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciadas na tarde desta terça-feira (6) pelo Ministério da Educação, coincidem com o vestibular 2010 da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Segundo o calendário, 5 e 6 de dezembro correspondem, respectivamente, com véspera e o primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular da UEL.

No entanto, a Universidade de Londrina não deve alterar a data do vestibular, mesmo com a orientação do ministro Fernando Haddad para que as universidades mudassem seus calendários. "O calendário do vestibular da UEL é um concurso público, feito pelo Conselho de Pesquisa e Extensão com muita antecedência e planejamento. Nesse calendário, consideramos a instalação dos alunos em outras universidades da cidade com logística apropriada, inclusive com oferecimento de salas fora da Instituição. Além disso, os alunos têm direito adquirido de fazer (provas) conforme dia de inscrição. Sinto muito, mas UEL não vai mudar o vestibular. Não vejo possibilidade de haver qualquer tipo de mudança", avaliou o reitor Wilmar Marçal.

"A UEL não considera o Enem como quesito seletivo do vestibular, assim como fazem outras universidades. Não acho justo e nem apropriado qualquer mudança. Lamento o momento enfrentado pelo MEC, com problemas de confiabilidade dentro do Enem. Mas estaríamos sendo injustos com as pessoas que se programaram para o vestibular da UEL", enfatizou.

A primeira fase de provas do vestibular da UEL ocorre dia 15 de novembro. A segunda fase está programada para os dias 6, 7 e 8 de dezembro. O resultado do vestibular será apresentado no dia 12 de janeiro de 2010.


UEM também não muda calendário
O DIÁRIO DE MARINGÁ, 7 de outubro de 2009

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) não vai alterar seu calendário por causa da nova data do Enem. A Informação é do reitor Décio Sperandio, que lembrou que o calendário da universidade já está atrasado em três semanas devido à paralisação, em julho, motivada pela Gripe A. “Vamos estudar uma forma de atender aos estudantes, mas sem alterar o calendário, que já foi prejudicado por aquela paralisação”.


Segundo o reitor, como a nova data da prova foi definida ontem, ainda é cedo para se decidir exatamente o que fazer. Décio disse que assim que for definido a data em que sairá o resultado do Exame, é que será possível à UEM discutir o que será feito. O reitor não descartou a hipótese de usar o resultado do Enem do ano passado, caso não tenha tempo hábil de utilizar o de 2009.

O chefe da Comissão do Vestibular Unificado da UEM (CVU), professor Emerson Arnaut de Toledo, afirmou que se o resultado do Enem sair até 10 de janeiro, ainda será possível à UEM utilizar os dados no vestibular de verão. “Como nosso resultado sai dia 15 de janeiro, se o resultado do Enem sair um pouquinho antes, não teremos problema”, revelou.

De qualquer forma, Emersom disse que terá que se reunir com a Pro-Reitoria de Ensino e a Reitoria da Universidade, para ter uma decisão final. “Isso não pode ser uma decisão da CVU, mas sim da administração”, completou.

Até o final da tarde desta terça-feira (6) o Centro Universitário Cesumar ainda não havia definido se a nova data vá motivar alterações no calendário. “Isso ainda será discutido durante a semana”, informou a assessoria. A mesma informação foi passada pelo Núcleo Regional de Educação, que deve se reunir até o final da semana para avaliar se a nova data obrigará a mudar local de prova ou qualquer outra alteração.

Nenhum comentário: