quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Criança de 27 dias é a quarta morte por gripe A em Londrina

JORNAL DE LONDRINA, 7 de outubro de 2009

Óbito ocorreu no dia 26 de julho, mas só foi divulgado nesta terça-feira (6). Demora se deu em razão de um quadro epidemiológico complexo


Uma recém-nascida de 27 dias é a quarta confirmação de morte por gripe A H1N1 em Londrina. O bebê foi a óbito no dia 26 de julho, mas somente nesta terça-feira (6) a secretaria municipal de Saúde divulgou o caso. De acordo com o secretário, Agajan Der Bedrossian, a demora se deu em razão de um quadro epidemiológico complexo. Por conta disso, uma equipe analisou a morte.

“Ela nasceu no Hospital Evangélico (HE). Aos 27 dias de vida foi levada ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) com quadro de falta de ar e manchas vermelhas pelo corpo”, explicou Agajan. De acordo com ele, o estado de saúde da criança era grave. “Ela teve duas paradas cardíacas, mas foi reanimada”, disse. Em seguida, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU). “Algumas horas depois ela foi a óbito.”

Na ocasião, houve um diagnóstico possível de meningite bacteriana, o que não se confirmou. “Na necropsia, ficou comprovado que ela morreu com pneumonia e miocardite”, disse. Segundo Agajan, este exame apontou para uma infecção viral. “Embora o resultado para gripe A tenha dado negativo, nós consideramos positivo pela análise técnica”, afirmou.

O secretário explicou que, na mesma época em que a criança morreu, o pai dela apresentou quadro de gripe e, depois de colhidos os materiais, teve a confirmação do vírus H1N1. “Ele foi medicado e curado, mas pela proximidade com a criança e seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, ela foi classificada como caso positivo”, explicou. O protocolo diz que é caso positivo qualquer pessoa com um quadro de doença respiratória que tenha algum vínculo com outra que foi infectada com o vírus H1N1.

A demora na divulgação do caso se deu por conta da análise da equipe da secretaria municipal de Saúde, conforme disse Agajan. “O caso ficou durante um bom tempo sendo analisado pela complexidade da situação”, disse. Londrina tem 254 casos de gripe confirmados.

Veja aqui os últimos números divulgados no Paraná

Nenhum comentário: