terça-feira, 15 de setembro de 2009

Falso e-mail sobre gripe A traz vírus que danifica o computador

SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE, 15 de setembro de 2009

Um novo e-mail está circulando na internet divulgando uma nota falsa do Ministério da Saúde sobre o lançamento de um suposto manual de prevenção contra a nova gripe. O e-mail traz um link chamado “Visualizar Manual de Prevenção”, que quando acessado ataca o computador do usuário com vírus. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde não passam informações por e-mail à população.

Para evitar ser enganado por e-mails falsos com vírus, o coordenador de segurança digital da Celepar, Tarso Queiroz, dá algumas dicas que facilitam a identificação de vírus. Ele explica que uma das principais características de arquivos com vírus é que sempre que clicados solicitam a instalação de algum programa. “Além disso, ao passar o mouse no link o usuário deve atentar para o endereço exibido, que normalmente aponta para um endereço de site não oficial”, explicou.

Ele recomenda ainda que o melhor ao receber um e-mail curioso, mas que gere desconfiança, é ignorá-lo e procurar obter informações nos sites oficiais ou entrar em contato com os responsáveis pelo Portal. “Além disso, é importante também utilizar um bom antivírus e ativar programas anti-spy”, completa Queiroz.


Saúde divulga novo boletim sobre a gripe A no Paraná

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (14) o boletim epidemiológico nº 59. Neste boletim, por problemas técnicos no banco de dados do Sinan on-line, do Ministério da Saúde, o número de casos confirmados permanece o mesmo do boletim anterior (8.236). Já o número de óbitos foi atualizado com informações consolidadas nesta segunda-feira.

Do total de casos confirmados no Estado, 226 tiveram complicações e morreram. No boletim anterior (veja aqui) o número de mortes era de 217. As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e 10 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 57% eram mulheres e 43%, homens. Quanto à faixa etária, 62,4% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, e 19,9% entre 50 e 59 anos.

As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (3.505), Cascavel (623), Cornélio Procópio (613), Francisco Beltrão (547) e Jacarezinho (392). Já as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (75), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (18), Maringá (15), Toledo (11) e Londrina (11).

Nenhum comentário: