terça-feira, 15 de setembro de 2009

Amusep vai parar um dia em protesto pelo Fundo de Participação dos Municípios

O DIÁRIO DE MARINGÁ, 15 de setembro de 2009

Amusep vai parar um dia em protesto pelo Fundo de Participação dos Municípios
Trinta prefeituras da região de Maringá vão fechar as portas dia 23 por causa da queda dos repases do FPM


“Este é o pior momento que estamos passando, chegamos ao fundo do poço, para baixo não tem mais como ir, temos que subir”. Desta forma o prefeito de Munhoz de Melo e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Gilmar Silva, resume a situação de municípios integrantes da associação. A crise, explica ele, é causada pela redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Há prefeituras com dificuldades até para cobrir a folha de pagamento. As cidades menores são as que mais sofrem. Em protesto, a A Amusep decidiu nesta segunda-feira (14) fechar as 30 prefeituras dia 23. Neste mesmo dia, os administradores públicos participam da Marcha dos Prefeitos a Brasília para pressionar o governo federal.

Segundo a Amusep, a diminuição do FPM é de mais de 24% em relação ao ano passado. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – automóveis e eletrodomésticos – provocou a queda dos repasses. O governo federal havia prometido fazer uma reposição e manter os índices do ano passado, mas não cumpriu a promessa.

“Foram recompostas duas parcelas e agora faltam três”, explica Silva, destacando que agosto foi o pior mês do ano, mas setembro também está sendo difícil. “Em setembro o repasse caiu em 25%. A situação está ‘inadiministrável’, e estamos tendo dificuldade até para a folha de pagamento. Décimo terceiro salário, então, nem se fala”, diz Gilmar Silva.

Os prefeitos querem aproveitar este momento, em que começam as articulações para as eleições de 2010, para pressionar o governo federal no dia da Marcha a Brasília. “Somos os melhores cabos eleitorais do governo”, diz, Silva. Deputados e senadores também serão pressionados.

A reunião da Amusep ontem contou com a presença de presidentes de câmaras de vereadores. Mário Hossokawa, presidente da Câmara de Maringá, apoia a paralisação. “Há necessidade desta mobilização. Temos que pressionar não apenas o governo federal, mas os nossos parlamentares também”, afirma.

Idade pequena
Clodoaldo Oliveira, prefeito de Santa Inez, município com 1.900 habitantes, um dos menores da Amusep, confirma que a crise é bem pior nas cidades menores. “Os pequenos municípios sobrevivem dos repasses do governo federal, o FPM. Com esta queda, os serviços essenciais param”, explica. A paralisação decidida pela Amusep atende a recomendação da Associação dos Municípios do Paraná.

Nenhum comentário: