O DIÁRIO DE MARINGÁ, 5 de outubro de 2009
Estudo do Núcleo Regional de Educação aponta que quatro municípios da Região Metropolitana de Maringá têm déficit de sete escolas estaduais. Segundo a pesquisa, as escolas precisam ser construídas até 2012 para atender à demanda: Paiçandu e Mandaguaçu precisam de uma escola cada; Sarandi, duas; e Maringá carece de mais três escolas.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Adelaide Colombari, explica que para se chegar a esses números foi analisado o crescimento populacional dos 25 municípios de abrangência do Núcleo. Em nove anos, Paiçandu, por exemplo, ganhou mais de 6 mil habitantes.
A população do município saltou de 30.764, em 2000, para 36.876 em 2009; aumento de 19,87% -- o maior crescimento dentre os municípios analisados. A população de Sarandi passou de 71.422, em 2000, para 84.651, em 2009 – 18,52% a mais. Maringá teve aumento populacional de 16,23% em nove anos; Mandaguaçu, 14,51%. “As novas sete escolas são necessárias porque o número de habitantes nessas cidades está crescendo e, junto, a nossa demanda”, esclarece Adelaide.
A pesquisa traçou também os bairros que mais carecem de novos colégios e sugeriu que os prédios fossem construídos nesses pontos. “Seria para evitar o transporte dos alunos, o que geraria economia para o Estado”, diz Adelaide.
Paiçandu
O colégio do qual necessita, por sinal, já tem nome e a obra já foi licitada. Trata-se da escola Neide Bertasso, cuja obra está orçada em R$ 3.344.633. Dentro de 60 dias as obras devem ser iniciadas.
Hoje, o prédio da escola Neide Bertasso atende a alunos das redes municipal e estadual. “Com o término das obras, os alunos a partir da 5ª série terão um prédio novo, só para eles”, informa a coordenadora.
O município conta com sete escolas estaduais. São 4.255 alunos divididos em 73 salas de aulas. Segundo Adelaide, com a construção do oitavo colégio mais 350 estudantes poderão ser atendidos.
Mandaguaçu
Em Mandaguaçu, onde funcionam duas escolas estaduais, um terceiro colégio ampliará o atendimento para mais 500 estudantes. O terreno da nova escola, que ficará na Vila Guadiana, já foi doado pela prefeitura.
A obra já tem previsão de projeto, mas o dinheiro para a construção do prédio ainda não está no orçamento do governo. O novo colégio terá nove salas de aula de ensino fundamental e médio. Mandaguaçu conta com 28 salas onde estudam 2.435 alunos.
Sarandi
O município precisa de mais duas escolas estaduais, além das sete já existentes. Uma, cujo projeto arquitetônico está em fase de elaboração, deve ser instalada no Parque Alvamar II. Para a outra, que ficaria no Parque São Pedro, o terreno foi doado recentemente. Cada uma delas terá 18 salas de aula e vai comportar 1,2 mil alunos.
Maringá
O levantamento do Núcleo Regional da Educação identificou a necessidade de implantar três escolas estaduais, nos seguintes bairros: Jardim Licce, Jardim Monte Rei e Conjunto Residencial Andréa. O estudo foi feito em conjunto com a Prefeitura, que indicou os bairros que mais careciam de escolas. A previsão é que cada colégio tenha 18 salas de aula e atenda 1,2 mil alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário