quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tempo de temporais e de falta de políticas públicas de qualidade

Falta de harmonia entre administração pública e meio ambiente, além de graves problemas estruturais, fazem das nossas cidades um cenário desastroso depois de chuvas fortes

INSTITUTO AME CIDADE, 9 de setembro de 2009

O temporal que caiu ontem sobre o sudeste e o sul do país trouxe as notícias dos graves problemas de sempre, com a diferença que as dificuldades típicas do verão vieram antes, ainda no inverno.

O Brasil não cria infraestrutura para evitar problemas previsíveis que poderiam ser evitados com políticas públicas de qualidade. A falta de planejamento e a falta de políticas públicas eficazes e duradouras, que não se circunscrevam aos limites entre uma eleição e outra, como tornou-se prática em nosso país, acaba trazendo prejuízos pesados. O resultado final são gastos ainda maiores para consertar o que poderia ser impedido de acontecer.

Alguns políticos podem até alegar causas naturais para eventos que todos os anos causam desastres no país, mas não podemos esquecer que mesmo a cada vez mais violenta ação da natureza também têm raízes no mau planejamento, que não compatibiliza o necessário equilíbrio entre progresso e meio ambiente.

Além disso, outra praga que inviabiliza a criação de melhores tempos para as nossas cidades é a falta de ética. Por trás de tudo, às escondidas, a corrupção desvia grande parte das verbas públicas, que fazem muita falta em obras de infraestrutura que poderiam evitar sofrimentos que são consequência da falta de prevenção e planejamento.

Boa administração nos tempos em que vivemos significa criar também uma relação harmoniosa entre as nossas cidades e o meio ambiente. Hoje já está definitivamente provado que só é possível alcançar o bem estar duradouro estabelecendo um equilíbrio entre o que vem sendo construído pelo ser humano nos últimos séculos e o que a natureza fez durante milhões de anos.

Abaixo, publicamos uma seleção do noticiário sobre os problemas enfrentados em quatro estados brasileiros com o temporal.

Nenhum comentário: