sábado, 19 de setembro de 2009

Mau tempo provoca destruição no interior do Paraná

GAZETA DO POVO, 19 de setembro de 2009

Cidades de Apucarana e Atalaia, no Noroeste, somam 245 casas danificadas, 57 quedas de árvore e 28 pessoas desalojadas. Não há registro de desabrigados ou feridos, segundo Defesa JustificarCivil


O forte temporal que atingiu interior na noite de sexta-feira (18) deixou um rastro de destruição em duas cidades do Noroeste do Paraná. Em Apucarana e Atalaia, os ventos e chuvas destelharam casas, derrubaram árvores, placas e postes e deixaram a população em pânico.

Em Apuracana, segundo o telejornal Paraná TV 1ª edição, da RPC TV, foram apenas 15 minutos de temporal, tempo suficiente para derrubar placas de publicidade, toldos, árvores e destruir parte da fiação elétrica, deixando os moradores sem energia por três horas.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, pelo menos 55 casas ficaram destelhadas na cidade, mas a contagem ainda não havia sido concluída na tarde deste sábado (19). O Corpo de Bombeiros da cidade fez o corte de 57 árvores que caíram e contabilizou oito pessoas desalojadas, que tiveram de ir para casas de amigos ou familiares. Não houve registro de feridos ou desabrigados.

Em Atalaia, município de apenas quatro mil habitantes, o estrago foi ainda maior. Aproximadamente 200 imóveis foram afetadas pelo mau tempo e entre elas cinco foram completamente destruídas, segundo números preliminares da Defesa Civil. Vinte pessoas estão desalojadas na cidade.

Somente entre as instituições públicas da cidade, foram oito prédios atingidos. Na garagem da prefeitura, o telhado do barracão de madeira desabou sobre ônibus e outros veículos. Dezenas de postes caíram, a fiação elétrica arrebentou e a cidade ainda está sem energia.

Segundo o prefeito de Atalaia, Nilson Aparecido Martins, o município deve declarar estado de emergência, com o objetivo de receber recursos do estado. Para tanto, a Defesa Civil percorre a cidade neste fim de semana para fazer um balanço final sobre os estragos.

Nos demais municípios do Paraná, não houve registros de prejuízos causados pelo mau tempo, segundo a Defesa Civil Estadual.

Nenhum comentário: