sábado, 19 de setembro de 2009

Chuvas causam cheias em município da região metropolitana de Porto Alegre

GAZETA DO POVO, 19 de setembro de 2009

Rio Gravataí subiu e casas da cidade de Cachoeirinha foram alagadas. Mau tempo nesta semana pôs 25 municípios em estado de emergência


As chuvas deste sábado (19) causaram cheias na cidade de Cachoerinha, na região metropolitana de Porto Alegre, segundo informou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

De acordo com o órgão, os trabalhos do dia se concentraram no auxílio às famílias que tiveram as residências afetadas. Houve regiões que ficaram "ilhadas" com as cheias. Segundo ele, o nível do rio Gravataí já começou a baixar.

Ao todo, as chuvas e vendavais desta semana colocaram 25 municípios gaúchos em estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 2,2 mil pessoas estão desabrigadas - e foram removidas para abrigos temporários, como ginásios de esporte -, enquanto outras 2,2 mil estão desalojadas (removidas para casas de parentes, por exemplo).

Estima-se que, ao todo, 6 mil casas tenham sido afetadas no Rio Grande do Sul pelo mau tempo durante a semana. Neste sábado, a preocupação era de que a situação se agravasse por conta dos ventos fortes previstos para o estado.

Durante a semana, fortes pancadas de chuvas e granizo afetaram cidades como Uruguaiana e São Borja. O rio UruguaiParaná e de Santa Catarina.

Nenhum comentário: