segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Copel lança novo guia de arborização pública

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 21 de setembro de 2009

Guia oferece informações técnicas para compatibilizar o plantio de árvores nas vias públicas com os fios da rede de distribução de eletricidade


A Copel preparou a segunda edição do Guia de Arborização em Vias Públicas, como parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental desenvolvido pela sua Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial e em homenagem ao Dia da Árvore (21 de setembro). O material, que ajuda gestores municipais no desenvolvimento de projetos de arborização urbana, começa a ser distribuído nos próximos dias.

O guia, uma edição reformulada e ampliada de um trabalho originalmente publicado em 2005, oferece informações técnicas e práticas a respeito das árvores mais indicadas para projetos de embelezamento e paisagismo nas vias públicas. A escolha das espécies adequadas evita, no futuro, conflitos na convivência com as redes de distribuição de eletricidade.

“A conservação, manutenção e expansão das áreas verdes nas cidades é absolutamente vital para a qualidade de vida de seus habitantes”, afirma Marlene Zannin, diretora de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel. “Mas igualmente importante para todos é que a energia elétrica seja fornecida sem interrupções, e a interferência das árvores no funcionamento do sistema elétrico é bastante grande.”

DESLIGAMENTOS – O toque dos galhos nos condutores ou mesmo a queda de árvores sobre as redes elétricas estão entre as principais causas de desligamentos não programados das redes de distribuição de energia operadas pela Copel, ao lado dos temporais com raios e vendavais. “A utilização de árvores cuja altura e dimensão da copa não interfiram na passagem dos fios elétricos vai assegurar mais confiabilidade ao fornecimento de energia”, avalia a diretora. “Ao mesmo tempo, irá preservar o verde, pois o trabalho de poda que precisa ser feito rotineiramente nas árvores de grande porte vai se tornar desnecessário”.

A confecção do novo Guia de Arborização em Vias Públicas teve o apoio da Diretoria de Distribuição e da Coordenação de Marketing da Copel. Ele será entregue às prefeituras dos 399 municípios paranaenses e, também, a Porto União, município catarinense que integra a área de concessão da Copel. Uma versão digital do documento está sendo preparada para divulgação pela internet, no endereço eletrônico da empresa. A estimativa é de que dentro de 30 dias o material esteja disponível para consulta pelos internautas.

CONVÊNIOS – Além de servir como fonte de informações técnicas e científicas para o planejamento adequado da arborização em vias públicas, o novo guia vai ajudar as prefeituras na estruturação de projetos que possam ser desenvolvidos em convênio, dentro do seu Programa de Arborização Urbana. Nessa condição, a empresa cede gratuitamente aos municípios conveniados as mudas, produzidas em hortos próprios localizados nas usinas de Segredo, Salto Caxias e Mourão 1.

Para aderir ao programa e receber as mudas, o município interessado deve apresentar um plano de arborização detalhado, estabelecendo um convênio com a Copel. Em cada um dos cinco escritórios regionais da estatal – Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel – há técnicos florestais que poderão orientar as prefeituras interessadas na parceria e ajudar na escolha das espécies mais adequadas para compor o plano de arborização, de acordo com a configuração e com as peculiaridades da rede elétrica local.

MUDAS – Atualmente, os viveiros da Copel produzem 15 mil mudas de 17 diferentes espécies a cada ano, quantidade que deverá ser quadruplicada até 2011, pois algumas essências levam até quatro anos para atingirem a idade ideal de plantio. As espécies foram escolhidas basicamente de acordo com a forma da copa, o sistema de raízes e o tamanho que atingem na idade adulta. Estão sendo produzidas mudas de árvores que terão pequeno porte quando adultas, apropriadas para utilização nas proximidades das linhas e redes de distribuição, e mudas de espécies de maior porte que poderão ser plantadas em locais onde não haja risco de interferência nas instalações da Copel

O município de Japira, localizado no Norte Pioneiro, está sendo o primeiro no Estado a executar um projeto de arborização urbana em parceria com a concessionária, enquanto outros quatro já tiveram seus projetos aprovados e devem formalizar em breve os seus convênios. Mais de 40 municípios já procuraram a empresa em busca de informações sobre o programa e manifestaram à empresa interesse em também receber as mudas de árvores. “Com o auxílio das informações contidas no novo guia, o trabalho dos planejadores das prefeituras será bastante facilitado”, observa a diretora Marlene Zannin.

Segundo ela, ao publicar e distribuir o guia, a Copel pretende contribuir com as prefeituras municipais disseminando a importância do planejamento e conhecimento técnico sobre a implantação e manejo das árvores urbanas. “Consideramos que é essencial para a boa gestão dos projetos, atendendo ao interesse da coletividade, escolher corretamente as espécies que serão plantadas debaixo ou nas proximidades das redes de energia elétrica e respeitar as distâncias mínimas de segurança recomendadas”, alerta.

Além dos gestores e servidores municipais envolvidos na implantação e manejo da arborização urbana, o Guia de Arborização em Vias Públicas editado pela Copel também é destinado para consulta de estudantes e simpatizantes do tema, que terão acesso ao conteúdo em exemplares que estarão disponíveis nas agências de atendimento ao público da Companhia e, em breve, também na internet.

COMENTÁRIO NOSSO
Infelizmente a COPEL lança agora seu Guia de Arborização em Vias Públicas, mas um ítem de extrema importância na atualidade, que é o material disponível na internet, fica para daqui trinta dias, conforme noticia a empresa.

É um serviço de informação incompleto, com uma falha em um ponto substancial. E nem divulgam a data exata da publicação do guia na internet. Qual seria a dificuldade em digitalizar um guia que já está pronto?

Nenhum comentário: