terça-feira, 27 de outubro de 2009

Notícia divulgada pelo STF traz de volta caso que estarreceu Cornélio Procópio

INSTITUTO AME CIDADE, 27 de outubro de 2009


O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou pedido de habeas corpus em favor do médico Arnoldo Marty Júnior, destacada personalidade política de Cornélio Procópio que foi até prefeito da cidade, cargo que assumiu a partir da condição de vice-prefeito no primeiro mandato do atual prefeito, Amin Hannouche . A notícia foi divulgada pelo STF na última sexta-feira em seu site. A decisão do ministro Ricardo Lewandowski se refere a um fato consumado: Marty Júnior, conhecido na região de Cornélio Procópio como Dr. Arnoldo, já havia sido solto no dia 8 de outubro.

Em seu despacho, Lewandowski entendeu ser conveniente aguardar o pronunciamento definitivo das instâncias ordinárias, o que já havia ocorrido anteriormente em outro dos vários pedidos de habeas corpus impetrados pela defesa, resultando na soltura do réu.

O habeas corpus, é bom lembrar, é apenas uma medida que visa proteger o direito de ir e vir, ou seja, o único direito assegurado é o de responder em liberdade. Dr. Arnoldo continua respondendo ao processo.

De qualquer forma, o caso que estarreceu a população de Cornélio e região, volta à tona afetando a imagem da cidade. A notícia foi publicada no site do STF e está sendo republicada em outros sites. As notícias no STF citam o réu como ex-prefeito de Cornélio Procópio, cargo que de fato ele assumiu em 2008 quando Hannouche se desincompatibilizou para disputar a reeleição.

Além de vice-prefeito, Dr. Arnoldo foi também secretário de Saúde na primeira administração de Amin Hannouche e, depois, seu assessor especial na prefeitura.

O nível de confiança entre ele e o atual prefeito sempre foi tão grande que, de forma oficial, Hannouche se referiu ao companheiro como “administrador atuante”, afirmando em seguida:"Está demonstrado que não me enganei quando entreguei a prefeitura para que ele pudesse governá-la neste período pré-eleitoral e agora no pós-eleitoral". Poucos meses depois Dr. Arnoldo seria preso pela polícia.

Ele chegou a ser preso três vezes, depois de investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) concluídas com a acusação de sua suposta participação em uma quadrilha que seria responsável pelo roubo de propriedades rurais.

Em junho deste ano foram encontrados na fazenda do médico dois tratores roubados em propriedades rurais da região norte do Estado. Anteriormente a polícia havia recuperado um implemento agrícola avaliado em mais de 300 mil reais na mesma propriedade.

A última prisão do ex-vice de Amin Hannouche aconteceu em agosto em Cornélio Procópio, no momento em que ele deixava a Santa Casa da cidade. Na ocasião foi preso também o advogado Alex Rufino, que trabalhava no Fórum Municipal e, segundo a investigação, estaria alertando os membros da quadrilha sobre movimentações da Justiça em relação a seus crimes.

O promotor do GAECO, Jorge Fernando Barreto da Costa, apontou o político como um dos supostos líderes de uma quadrilha especializada no roubo de propriedades rurais e afirmou que ele “seria um dos líderes da quadrilha e teria participação desde a escolha das vítimas, planejamento dos crimes e venda dos bens obtidos”.

Além da surpresa e decepção que o fato causou em toda a cidade, já que envolvia um alto dirigente político municipal e uma das personalidades mais influentes no grupo político que comanda atualmente a Prefeitura, as acusações contra Dr. Arnoldo chocaram a cidade até pelo alto grau de perversidade que envolve o tipo de crime que levou à sua prisão.

Os roubos em propriedades rurais se destacam pela violência envolvida neste tipo de ação criminosa, com seqüestros de famílias de proprietários, ameaças, torturas e até mortes. É um dos crimes mais detestáveis, até porque atinge o agricultor diretamente em seu ganha-pão, com o roubo de seus instrumentos de trabalho.

Para se informar sobre o caso, veja abaixo um clipping de notícias publicadas na mídia. Na última linha, você pode acompanhar o processo no STF. A seguir, leia as notícias divulgadas no site do Supremo Tribuna Federal.


Ex-vice-prefeito de Cornélio Procópio vai para a cadeia pela 3ª vez

Preso ex-vice-prefeito de Cornélio Procópio

Ex-prefeito acusado de roubo pede liberdade ao STF

Ex-prefeito de Cornélio Procópio (PR) preso por roubo de trator pede liberdade ao STF

Preso ex-vice-prefeito de Cornélio Procópio

Ex-vice-prefeito volta para a prisão acusado de formação de quadrilha e roubo de máquinas agrícolas

Encontrados tratores roubados em fazenda de político

Ex-vice-prefeito de Cornélio Procópio é preso

Ex-prefeito de município paranaense preso por roubo entra com recurso no STF

Acompanhamento processual do caso no STF

Nenhum comentário: