terça-feira, 27 de outubro de 2009

Redução da mortalidade materna é maior desafio do Paraná

GAZETA DO POVO, 27 de outubro de 2009

Segundo coordenadora de observatório, dificilmente o estado cumprirá a meta estipulada pela ONU até 2015; conter a aids também está entre as maiores preocupações


As questões relativas à saúde são as que mais preocupam quando o assunto são os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU), no Paraná. É o que indica o Relatório Objetivos do Milênio 2009, que será lançado hoje, durante o 2.º Congresso Nós Podemos Paraná, realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná. O evento começou ontem e vai até amanhã, com debates, palestras e exposições de projetos.

Segundo a coordenadora executiva do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), que acompanha o avanço dos ODM no Paraná, Luciana Brenner, dificilmente o estado conseguirá atingir até 2015 a meta de reduzir em três quartos a mortalidade materna. Em 1990, a taxa de mortalidade era de 105 para cada 100 mil nascidos vivos; no ano passado, era de 47,7. Uma redução de 54,6%, mas ainda longe da meta de 26 óbitos para cada 100 mil nascimentos.

Aids
Outro dado preocupante envolve a sexta meta – combater a aids, a malária e outras doenças. De 1990 para cá, a aids avançou entre as mulheres. Há 18 anos, 19,5% dos casos registrados no estado eram de mulheres; em 2007, o porcentual passou para 42,5% – as adolescentes de 15 a 19 anos respondem por 79,5% dos casos. “As questões de saúde são muito sensíveis. Para 2010 não atingiremos as metas. Para 2015, deveremos ter cuidado”, alerta Luciana. Ela chama a atenção para a expansão da aids entre mulheres e em cidades menores.

Em relação à educação, o Paraná deverá atingir as metas. “No ritmo atual, a ideia é que tenhamos 100% das crianças terminando o ensino fundamental. Hoje, temos 90%”, diz Luciana. As questões referentes ao meio ambiente também avançaram. “Temos tido avanços em infraestrutura e melhorias da qualidade de vida em bairros degradados”, afirma.

Os oito objetivos do milênio são: acabar com a fome e a miséria; fornecer educação de qualidade para todos; igualdade entre sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras moléstias; respeito ao meio ambiente; e envolver a sociedade em torno do desenvolvimento.

Nenhum comentário: