quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Governo estadual investiu R$ 22 milhões no combate à gripe A

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 30 de setembro de 2009


O secretário da Saúde, Gilberto Martin, apresentou na Escola de Governo desta terça-feira (29), um balanço das ações desde que a Organização Mundial de Saúde fez o primeiro alerta da existência de um novo vírus Influenza. “Neste período investimos cerca de R$ 22 milhões, com a compra de equipamentos e insumos e com a elaboração e distribuição do material de divulgação. Porém, nada disso teria resultado concreto se não fosse a estrutura já montada e os profissionais especializados”, afirmou.

Martin ressaltou que a estrutura de saúde bem organizada, com profissionais capacitados e experientes, fez com que inicialmente o número de casos confirmados da gripe A fosse maior no Paraná que em outros Estados.

A Secretaria da Saúde promoveu ações de combate à doença, como destinar 1.896 leitos gerais e 239 leitos de UTI para atender preferencialmente pacientes com suspeita da nova gripe, além de adiar por um mês a realização das cirurgias eletivas que demandassem leitos de UTI em todo o Paraná. Foram também investigados todos os óbitos por insuficiência respiratória aguda grave, o que, segundo o secretário, permitiu uma maior vigilância.

Quanto à distribuição do medicamento fosfato de oseltamivir (tamiflu), Martin garantiu que nenhum paciente que precisou do medicamento ficou sem receber. Foram recebidos do Ministério da Saúde 183.210 tratamentos e distribuios para os municípios 62.341 tratamentos para adultos e 17.912 infantis. Para o tratamento infantil, uma grande quantidade em forma de sal foi transformada em solução oral. Deste modo, o Paraná foi o primeiro estado a manipular o tratamento infantil, o que permite ainda um estoque de aproximadamente 103 mil tratamentos.

Outro destaque no enfrentamento da nova gripe foi a atuação Lacen, primeiro laboratório descentralizado a realizar os exames da gripe no País. Até o dia 28 de setembro o Lacen analisou mais de 9.700 amostras de exames. No mês passado, em parceria com a Fiocruz, o laboratório iniciou o sequenciamento genético do vírus. “Este estudo nos ajudará a monitorar o comportamento do vírus, para que possamos nos adiantar em ações futuras. Paralelamente a isso, vamos monitorar o inverno no Hemisfério Norte e pedir ao Ministério da Saúde prioridade no recebimento da vacina”, disse Martin, que lembrou que em dezembro o Lacen completará 115 anos de existência.

Nenhum comentário: