quinta-feira, 17 de junho de 2010

Narcodenúncia faz sete anos com 165 mil telefonemas

BEM PARANÁ, 17 de junho de 2010

Projeto foi responsável pela prisão de quase 33 mil pessoas e hoje é a principal ferramenta utilizada pela polícia no combate ao crime, unificando as ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal


O programa estadual 181-Narcodenúncia completou, quarta-feira (16), sete anos de atuação no combate ao crime. O projeto, desenvolvido pelas Secretarias da Justiça e da Segurança Pública, foi responsável pela prisão de quase 33 mil pessoas, ligadas ou associadas ao tráfico de drogas, apreensão de mais de 500 toneladas de maconha, 8 toneladas de cocaína e 6 milhões de pedras de crack. De acordo com o coordenador estadual do Programa, tenente Edivan Fragoso, até hoje foram recebidas cerca de 165 mil denúncias pelo telefone 181, mantendo sempre o anonimato do denunciante.

O serviço de narcodenúncia foi criado para atender a população, que não tinha como denunciar com segurança e contribuir com o combate ao crime e diminuição da violência. As denúncias são registradas e utilizadas pelos setores de inteligência, responsáveis pelas investigações. “O 181 Narcodenúncia é a principal ferramenta utilizada pela polícia no combate ao crime, pois unifica as ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”, explicou o tenente Fragoso.

Segundo o tenente Fragoso, 70% de todos os trabalhos realizados no combate ao tráfico de drogas, em todo o Paraná, tem início com as denúncias do 181. Assim como em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco também possuem centrais de atendimento próprias e funcionam 24 horas, mas todos os municípios do estado são cobertos pelo programa.

“A polícia necessita das informações que a população tem a fornecer, por menor que ela possa parecer. Segurança pública e a diminuição da violência, mais que uma tarefa da polícia, é um dever e uma responsabilidade de todos os cidadãos”, enfatiza o tenente.

Desde sua criação, em 16 de junho de 2003, o programa ampliou os atendimentos e recebe atualmente denúncias de violência contra crianças. Entre maus-tratos, abuso sexual, abandono, prostituição infantil e outros crimes, somam-se 2.552 ocorrências. Qualquer crime pode ser denunciado através do 181. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer localidade do Paraná.

Nenhum comentário: