sexta-feira, 18 de junho de 2010

Movimento Água da Nossa Gente de olho na municipalização e no risco da privatização da água

INSTITUTO AME CIDADE, 18 de junho de 2010


Como não pode atacar a qualidade do serviço de água e esgoto de Cornélio Procópio, o prefeito Hannouche vem novamente com a promessa de baixar o preço para o consumidor, o que é uma demagogia, pois a Sanepar já pratica a tarifa social para pessoas de baixa renda e a tarifa da Sanepar para o consumidor está no limite para a excelência do serviço que presta na cidade. Uma tarifa menor poderia inviabilizar o sistema. E não podemos esquecer também que entramos no quinto ano sem nenhum reajuste na tarifa, medida que evidemente nenhuma empresa privada teria condição de manter tanto tempo no setor.

A volta desta questão da municipalização preocupa bastante porque os procopenses sabem que na verdade por detrás desta proposta está a intenção de privatizar este serviço. Esta suspeita corre na cidade desde o início de 2007. Inclusive, foi esta ameaça que deu origem naquela época à criação do Movimento Água da Nossa Gente, entidade de defesa do meio ambiente que surgiu em torno de funcionários da Sanepar e da sociedade civil procopense. O Água da Nossa Gente teve como um de seus líderes o engenheiro Milton Borghi, então gerente regional da empresa pública e que sempre foi um batalhador pelo interesse público.

Na época em que foi gerente-regional Borghi, levou diversas vezes suas preocupações com o andamento da negociação à alta direção da Sanepar e procurou facilitar os entendimentos entre a Prefeitura e a Sanepar. O engenheiro também trabalhou intensamente pela mobilização dos funcionários da empresa, os primeiros a serem prejudicados com uma municipalização, e na conscientização da cidade sobre a importância da preservação deste serviço como um bem comum.

O Movimento Água da Nossa Gente se mantém firme na defesa da água como um bem comum. A organização esteve centrada em outras atividades ecológicas neste entretempo, mas volta a ser exigida pelos procopenses a atender o assunto da municipalização e o risco da privatização.

Como sempre acontece nesta administração municipal, o assunto não é tratado com transparência. Mas o que já se sabe é que a empresa de consultoria que estaria por detrás do projeto de municipalização tem como cliente grandes empreiteiras e empresas de privatização de serviços públicos, entre elas a Econorte, concessionária de estradas rodoviárias do Paraná que cercou várias cidades do interior com seus pedágios.

31 comentários:

Mariah disse...

Não podemos deixar que todo o trabalho do Movimento Água da Nossa Gente seja em vão.
Procopenses, digamos não a privatição/munipalização.

Propcopense disse...

Que vergonha !!!! De quem será que é esta empresa de Consultoria ???
Cade a tarnsparência do Processo ?
Cidadaõs procopenses estejam alertas !!!! Tem maracutaia aí....

Elisa (Morumbi) disse...

Que vergonha ! Nossa cidade esta cheia de problemas. Um monte de obra não concluida, sem remédio nos postos e o prefeito ainda tem a coragem de dizer que vai tirar a Sanepar???? Gente eu não acredito no que estou vendo acontecer na minha cidade .

Gilson - Jd Pérola disse...

Já não chega nossa cidade estar no caos, cheia de obras que nunca serão acabadas e ainda tem mais esta noticia de municipalizaçã/privatização???
Prefeito, este assunto esta encerrado. Nossa água tem que ficar com a SANEPAR, uma empresa que sabe o que faz, não desvia dinheiro e trabalha direito !

Anônimo disse...

A empresa que está pegando a sanepar é a que dá consultoria a econorte.
Estamos perdidos.

Inaldete - Vila Americana disse...

Moro aqui em Andira e só eu sei a pouca vergonha que virou o abastecimento de água depois que a prefeitura tirou da Sanepar e deu a troco de banana para a construtora nascimento. Gente aqui só tem água 6 horas por dia ! E qundo tem !

Andiraense disse...

Também sou andiarense, e voces procopenses não tem idéia do que a cidade esta enfrentando.
Moro na vila santa ines, e a cidade está em calamidade.
O pior é que não até agora nenhuma altermativa da resolver o problema.

Anita - Centro disse...

Concordo com o Gilson do Jardim Pérola. O assunto da Sanepar está encerrado. O povo já escolheu a Sanepar. Caro prefeito, vai consertar asfalto que o sr ganha ($$) mais...

Anônimo disse...

enquanto discutimos a empresa contratada está trabahando.
O novo gerente da sanepar tem que dar satisfações para a comunidade sobre este diz que diz.

Jurista disse...

É lamentável ver que a Prefitura Municipal ainda insiste neste assunto de privatizar/municipalizar a Sanepar. Será que o dignissimo prefeito e sua assessoria não tem idéia de que a cidade precisa de benfeitorias e não de destruir o que já esta bem feito?
Prefeito Amin, encerre de uma vez por todas esta questão. O povo procopense já anda bem sofrido para ter que conviver com mais este fantasma: o fantasma da falta de água.

Cidadão procopense disse...

os cidadãos procopenses temos que demonstrar a sua posição contra este absurdo, manifestando-se da forma que pode.
Pesquisei sobre a empresa contratada, entendo que o grupo está se preparando para assumir (destruir) nossa água no inicio do ano que vem.
Também acho que a população deveria avaliar a operação do aterro de lixo, dizem que foi multado, que já virou um lixão.
A prefeitura não tem condições de tocar o sistema de água esgoto.
Se privatizar a água sobe e eles devagarinho vão cortando a tarifa social.
Também dizem que em andirá este tipo de tarifa quase acabou.

Morador de Castilho SP disse...

Sou de Castilho em São Paulo e estamos vivendo o mesmo drama de voces de cornelio.
Temos acompaanhado os movimentos contra este absurdo que é a privatização.
Aqui tudo também estava sendo feito na surdina e a população se levantou e estamos em verdadeira batalha.
A primeira remomendação da empresa interessada a foi de subir a tarifa.
A luta é nacional.
Povo da cidade de cornelio, que eu não conheço, somente a mobilização por amedontrar os políticos mau intencionados.

Anônimo disse...

O diretor da SANEPAR ex-deputado Hermes Fonseca foi demitido, alguem sabe porque? Ah.. Ah.. foi pego com a mão na botija. isso mesmo metendo a mão grande, tem mais, o homem está sendo investigado pela Policia Federal, caso dos gafanhotos da Assembléia Legislativa, maior escandalo financeiro do Paraná.
Ainda gostam de falar que os FONTESECAS são honestos.kkkkkkk, onde isso, recentemente tentaram dar um golpe no governo do Estado, a esposa do ex-prefeito, (Salete Fonseca) tentado levar um milhão na venda de um imóvel. Pode isso..
O AME, voceis não falam nada, vamos continuar dizendo que essa AME é instrumento dos Fonsecas, serve para desviar atenção, enquanto isso, eles ainda estão poder, e continuam aprontando. Parabens Pessuti.

Anônimo disse...

Nao entendi o comentário antario, é para tentar desviar a discussão.
A questão é a privatização da água.

Procopense disse...

Eu já sabia do caso do Hermes, que a justiça faça a sua parte.
Porém o afastamento dele mostra que a sanepar é uma empresa séria, na dúvida.......
Eu não sou amim e nem fonseca e nem me interessa de quem é este blog.
Pretendo criar os meus filhos em cornelío.
O episódio do Hermes foi bem lembrado, agora é que eu sou sanepar e não abro.

Mariah disse...

Mais uma vez a Sanepar deu provas que é uma empresa séria. Demitiu o diretor Hermes. Se é verdade ou não que houve desvio a justiça esta aí para isso. Mas a Sanepar, na dúvida, resolveu agir da maneira correta que sempre age.
Parabéns Sanepar pela atitude honesta com o povo paranaenese.
Sou 100% Sanepar.

Anônimo disse...

Qual é a do blog? Já fiz mais de um comentário que não foi publicado !

Instituto Ame Cidade disse...

Ao “Anônimo” que se queixa ao blog por não ter seu comentário publicado:

Os comentários são livres neste blog, levando em consideração, evidentemente o bom senso no uso da opinião.

Se houve a eliminação do comentário, com certeza é porque, talvez até sem intenção, foi rompido o limite deste bom senso.

Veja que até comentários com críticas ao blog são publicados na íntegra.

O Instituto Ame Cidade não tem como alvo este ou aquele político, pois é um organismo apartidário que age com a missão ética e cívica de incentivar a participação da sociedade civil e atuar no controle social da Administração Pública, independente de quem estiver no Executivo ou no Legislativo.

Nosso objetivo é muito claro: o bom uso dos recursos públicos.

Anônimo disse...

Para Instituto AME CIDADE:
Não escrevi nada ofensivo nem impróprio nos meus comentários. Continuo sem enter a não publicação. Mas mesmo assim obrigado pela "resposta".
Anônimo por opção

Nilza - Jd Figueira disse...

Comprei um lote da Fio com muito sacrificio sem apoio da prefeitura. Se a sanepar sair de cornélio quem vai fazer a rede de água.

Lote da Fio disse...

Se a sanepar sair de cornélio quem vai fazer a rede de água dos lotes da ex-vereadora Fio. A prefeitura diz que não vai fazer, e ai como eu e mais as 900 pessoas que comprarão o lote vão ficar? A sanepar não pode sair de cornélio não. Na próxima reunião da associação dos lotes temos que discutir isso.

Samuel Alencar - Cor Proc disse...

Sr prefeito municipal por que o sr ainda não renovou o contrato com a sanepar. E que história e essa de ter uma empresa privada querendo tocar o abstecimento de água de nossa cidade. Acorda prefeito. O povo já disse o que quer. Queremos a Sanepar.

Ana Pereira Dias disse...

Mais uma vez a Sanepar deu provas de que é uma empresa idônea e merece continuar administrando o saneamento não só aqui em Cornélio Procópio como em todo Paraná. Sim, pois diante da denúncia de que um dos seus diretores estivesse envolvido em negócios escusos, não teve dúvidas, solicitou ao Governador Pessuti a saída do mesmo.Isto prova que a Sanepar administra independente de partidos políticos ou acertos entre legendas. Ela administra pensando no bem público. No povo paranaense ! Parabéns Sanepar por mais esta demonstração de competência e respeito ao cidadão paranaense.

Não tô acreditando ... disse...

De novo esta história de privatizar ou municipalizar a Sanepar. O que o prefeito quer, gente ??? Acabar com algo que funciona? Por que ele não vai procurar uma obra inacabado para terminar. E olha que tem bastante.

Ex-Vereador disse...

A primeira coisa que uma empresa terceirizada vai fazer é cortar a tarifa social de nossa população carente. Empresa privada só visa lucro diferente da Sanepar que tem uma tarifa que ajuda os mais carentes

Curioso da Avenida Quinze disse...

O prefeito de nossa cidade vivia dizendo pelos bastidores do poder que não assinava o contrato de concessão com a Sanepar pois tinha um Fonseca na alta cúpula da empresa remando contra. Pois bem caro prefeito: o Fonseca saiu. E agora, qual vai ser a próxima desculpa ?

Jonas - Centro disse...

Se a prefeitura pegar o serviço de água e esgoto, com certeza vamos morrer de sede.
A população tem que deixar de ser omissa e cobrar do prefeito uma posição definitiva para este impasse. O que não se pode é jogar com a saúde da população do jeito que a atual administração vem fazendo.

Odair Porto disse...

Alguém ou alguma coisa tem que parar com a sandice da atual administração. Onde já se viu, no meio de tanta crise de abandono que esta cidade vem sofrendo o nobre prefeito vir falar de “cuidar” do abastecimento de água da Sanepar.... Me poupe né Sr prefeito

Fabio Campos disse...

A demissão de Hermes Fonseca da diretoria da Sanepar, só veio confirmar a idoneidade desta empresa. Só uma companhia comprometida com a verdade tomaria uma atitude como esta. Cabe a justiça punir os culpados, mas coube a Sanepar mostrar que joga aberto independente de partido político

Anônimo disse...

A experiencia da privatização não foi nada boa aqui em andira,procopense lutem para continuarem com agua na torneira

aposentado disse...

Sou aposentado e eu e a minha familia paga 5,00 reais de agua por mes e 2,50 reais de esgoto.
Não tenho casa e comprei um lote da associação e a sanepar sair de cornelio estamos perdidos.
Tenho parentes em Andirá e lá eles cortaram a tarifa social sem justificativa e não tem com quem reclamar.