AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 5 de novembro de 2009
A reativação do trem de passageiros no eixo ferroviário Londrina-Maringá, entre os municípios de Ibiporã, no Norte do Estado, e Paiçandu, no Noroeste, será o tema do “I Seminário Técnico do Trem Pé-Vermelho”, que acontece nesta sexta-feira, dia6, em Londrina. A coordenação do evento é da Ferroeste.
“Londrina e Maringá começam a formar a grande metrópole linear do Sul do Brasil”, disse nesta quarta-feira (4) o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Luiz Forte Netto, que participa das discussões. “A revitalização do transporte de passageiros entre as duas cidades terá um papel importantíssimo na estratégia de desenvolvimento regional integrado”.
O encontro em Londrina, que acontece das 8h30 às 17h30, no auditório do Hotel Crystal Palace, reunirá cerca de 250 participantes e especialistas de vários Estados. O seminário é uma contribuição do Paraná ao Programa de Resgate dos Transportes Ferroviários de Passageiros do Governo Federal e integra as comemorações dos 75 anos de Londrina.
Também estarão participando dos debates o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e os prefeitos de Maringá, Sílvio Barros, e de Londrina, Barbosa Neto, entre outros especialistas brasileiros.
“Com o seminário vamos ampliar as discussões para o estabelecimento de um projeto tecnicamente bem feito, que abranja os interesses das cidades e que seja viável financeiramente. É mais um grande passo que o Governo do Paraná dá no sentido de consolidar o transporte ferroviário de passageiros entre duas das mais importantes cidades do Estado”, disse o secretário dos Transportes do Paraná, Rogério W. Tizzot.
A Ferroeste vem participando das discussões sobre o projeto do trem regional faz alguns anos, a pedido da Secretaria dos Transportes. Recentemente, o governador Roberto Requião encaminhou ao presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, manifestação de um cidadão londrinense em defesa da aceleração do “Trem Pé-Vermelho”, provocando a iniciativa da formação do grupo de trabalho, coordenado pela Ferroeste por sugestão do prefeito de Maringá, Sílvio Barros.
“O governador Requião, o vice-governador Pessuti e o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, estão compromissados com a proposta”, lembra Gomes. “A Ferroeste é a empresa ferroviária do Estado do Paraná à qual cabe estimular o projeto, juntamente com as prefeituras e as universidades da região, com a necessária parceria de órgãos federais responsáveis pelo programa em nível nacional”.
LONDRINA E MARINGÁ
“É uma honra para Londrina sediar este seminário, já que ele demonstra que o retorno do trem Pé Vermelho está se tornando uma realidade graças ao empenho da Ferroeste”, afirmou o prefeito Barbosa Neto. O anfitrião destacou as potencialidades da linha Londrina-Maringá. “Segundo o estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro nossa região é uma das áreas mais propícia para este tipo de transporte. É um transporte rápido, seguro e barato”, destacou.
Já o prefeito de Maringá lembra: “Há pouco mais de um ano, quando retomamos a discussão em torno da implantação de um trem de passageiros entre Maringá e Londrina, mais precisamente entre Paiçandu e Ibiporã, parecia um projeto distante, a longo prazo. Agora estamos nos preparando para outra importante reunião em Londrina, e parece que o projeto tomou corpo, está pronto para ser viabilizado. Estudos mostram que a região a ser beneficiada está entre as mais viáveis para o transporte de passageiros por trilhos de todo o Brasil. Técnicos já conheceram modelos que servem outras regiões, e o mais importante, é um projeto que tem a força de 13 municípios”.
A implantação do “Trem Pé-Vermelho” no eixo Londrina-Maringá, trecho interligado por linha férrea, beneficiará os seguintes municípios: Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Maringá e Paiçandu. O “Seminário Técnico Trem Pé-Vermelho” é organizado pelo grupo de trabalho, coordenado pela Ferroeste, criado para consolidar os estudos de viabilidade e reativação do Trem Pé-Vermelho.
PARTICIPAÇÃO GAÚCHA
Um grupo de prefeitos da região da Serra Gaúcha, no eixo Caxias do Sul-Bento Gonçalves, interessados no desenvolvimento do transporte regional de passageiros também participará do seminário. Também do Rio Grande do Sul está confirmada a presença do presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates, que virá acompanhado de cinco técnicos da empresa que opera os trens metropolitanos na região de Porto Alegre.
A Trensurb vai trabalhar em parceria com o grupo paranaense para elaborar, juntamente com o Laboratório de Transporte (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), gestora do projeto do trem regional Caxias do Sul-Bento Gonçalves (RS), um novo modelo para a operação dos trens regionais de passageiros.
Participam também do seminário representantes da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Trensurb (empresa de trens metropolitanos da região de Porto Alegre), ALL, Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), BNDES, coordenadorias das regiões metropolitanas de Londrina e Maringá (Comem e Comel), prefeituras, universidades (UEL, UEM, Labtrans/UFSC e Caxias do Sul), Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), Ipardes, IEP (Instituto de Engenharia do Paraná), autoridades regionais e interessados no desenvolvimento ferroviário nacional.
Veja a progamação do seminário aqui
A reativação do trem de passageiros no eixo ferroviário Londrina-Maringá, entre os municípios de Ibiporã, no Norte do Estado, e Paiçandu, no Noroeste, será o tema do “I Seminário Técnico do Trem Pé-Vermelho”, que acontece nesta sexta-feira, dia6, em Londrina. A coordenação do evento é da Ferroeste.
“Londrina e Maringá começam a formar a grande metrópole linear do Sul do Brasil”, disse nesta quarta-feira (4) o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Luiz Forte Netto, que participa das discussões. “A revitalização do transporte de passageiros entre as duas cidades terá um papel importantíssimo na estratégia de desenvolvimento regional integrado”.
O encontro em Londrina, que acontece das 8h30 às 17h30, no auditório do Hotel Crystal Palace, reunirá cerca de 250 participantes e especialistas de vários Estados. O seminário é uma contribuição do Paraná ao Programa de Resgate dos Transportes Ferroviários de Passageiros do Governo Federal e integra as comemorações dos 75 anos de Londrina.
Também estarão participando dos debates o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e os prefeitos de Maringá, Sílvio Barros, e de Londrina, Barbosa Neto, entre outros especialistas brasileiros.
“Com o seminário vamos ampliar as discussões para o estabelecimento de um projeto tecnicamente bem feito, que abranja os interesses das cidades e que seja viável financeiramente. É mais um grande passo que o Governo do Paraná dá no sentido de consolidar o transporte ferroviário de passageiros entre duas das mais importantes cidades do Estado”, disse o secretário dos Transportes do Paraná, Rogério W. Tizzot.
A Ferroeste vem participando das discussões sobre o projeto do trem regional faz alguns anos, a pedido da Secretaria dos Transportes. Recentemente, o governador Roberto Requião encaminhou ao presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, manifestação de um cidadão londrinense em defesa da aceleração do “Trem Pé-Vermelho”, provocando a iniciativa da formação do grupo de trabalho, coordenado pela Ferroeste por sugestão do prefeito de Maringá, Sílvio Barros.
“O governador Requião, o vice-governador Pessuti e o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, estão compromissados com a proposta”, lembra Gomes. “A Ferroeste é a empresa ferroviária do Estado do Paraná à qual cabe estimular o projeto, juntamente com as prefeituras e as universidades da região, com a necessária parceria de órgãos federais responsáveis pelo programa em nível nacional”.
LONDRINA E MARINGÁ
“É uma honra para Londrina sediar este seminário, já que ele demonstra que o retorno do trem Pé Vermelho está se tornando uma realidade graças ao empenho da Ferroeste”, afirmou o prefeito Barbosa Neto. O anfitrião destacou as potencialidades da linha Londrina-Maringá. “Segundo o estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro nossa região é uma das áreas mais propícia para este tipo de transporte. É um transporte rápido, seguro e barato”, destacou.
Já o prefeito de Maringá lembra: “Há pouco mais de um ano, quando retomamos a discussão em torno da implantação de um trem de passageiros entre Maringá e Londrina, mais precisamente entre Paiçandu e Ibiporã, parecia um projeto distante, a longo prazo. Agora estamos nos preparando para outra importante reunião em Londrina, e parece que o projeto tomou corpo, está pronto para ser viabilizado. Estudos mostram que a região a ser beneficiada está entre as mais viáveis para o transporte de passageiros por trilhos de todo o Brasil. Técnicos já conheceram modelos que servem outras regiões, e o mais importante, é um projeto que tem a força de 13 municípios”.
A implantação do “Trem Pé-Vermelho” no eixo Londrina-Maringá, trecho interligado por linha férrea, beneficiará os seguintes municípios: Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Maringá e Paiçandu. O “Seminário Técnico Trem Pé-Vermelho” é organizado pelo grupo de trabalho, coordenado pela Ferroeste, criado para consolidar os estudos de viabilidade e reativação do Trem Pé-Vermelho.
PARTICIPAÇÃO GAÚCHA
Um grupo de prefeitos da região da Serra Gaúcha, no eixo Caxias do Sul-Bento Gonçalves, interessados no desenvolvimento do transporte regional de passageiros também participará do seminário. Também do Rio Grande do Sul está confirmada a presença do presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates, que virá acompanhado de cinco técnicos da empresa que opera os trens metropolitanos na região de Porto Alegre.
A Trensurb vai trabalhar em parceria com o grupo paranaense para elaborar, juntamente com o Laboratório de Transporte (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), gestora do projeto do trem regional Caxias do Sul-Bento Gonçalves (RS), um novo modelo para a operação dos trens regionais de passageiros.
Participam também do seminário representantes da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Trensurb (empresa de trens metropolitanos da região de Porto Alegre), ALL, Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), BNDES, coordenadorias das regiões metropolitanas de Londrina e Maringá (Comem e Comel), prefeituras, universidades (UEL, UEM, Labtrans/UFSC e Caxias do Sul), Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), Ipardes, IEP (Instituto de Engenharia do Paraná), autoridades regionais e interessados no desenvolvimento ferroviário nacional.
Veja a progamação do seminário aqui
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