terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ventos de 72 km/h derrubam nove árvores e causam estragos em Maringá

O DIÁRIO DE MARINGÁ, 13 de outubro de 2009


Nesta segunda-feira (12), feriado da Padroeira do Brasil, Maringá amanheceu de "ressaca" pelo temporal da madrugada. Ruas e avenidas foram tomadas de folhas e galhos, dando trabalho para as equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos (SMSP), Corpo de Bombeiros e Copel. Segundo o instituto Simepar, por volta da 5 horas, os ventos chegaram a 72 km/h na cidade, resultando, nas contas da SMSP, na queda de nove árvores em vários bairros.

O caso mais grave aconteceu Rua Tomé de Souza, que corta a Zona 2 ligando a Praça da Catedral ao Cemitério Municipal. Uma árvore de grande porte caiu sobre a residência de número 879, causando ainda a queda de um poste, o corte de energia elétrica por toda a manhã e danos ao telhado da casa. No Borba Gato, na Rua dos Ipês, uma árvore de médio porte só não atingiu outra residência porque ficou escorada no muro.

De acordo com o gerente de manutenção da SMSP, Claudemir Celestino, entre os bairros mais atingidos estão: Zona 7, Zona 4, Residêncial Aeroporte, além do próprio Borba Gato, da Zona 2 e do Centro. "Fomos informados da queda de nove árvores, mas ocorrências de quedas de galhos tivemos centenas. Nossas equipes estão priorizando os trabalhos nas principais avenidas e onde o volume é maior", explica.

Celestino pede aos munícipes que não hesitem em ligar para a Prefeitura ou para o Corpo de Bombeiros ao se deparar com árvores e galhos sobre a pista. "Só fomos informados sobre a queda dessa árvore na Zona 2 por volta do meio-dia. Não dá para adivinhar que uma árvore caiu, por isso pedimos que a população avise a Defesa Civil no 193 (Bombeiros) ou no 3261-5511, que é o número dos Serviços Públicos".

No Estado

Ventos fortes foram registrados também em outras regiões do Paraná. Em Toledo, foram reportados casos de destalhamento, mesmo com rajadas de vento de 66,6 km/h, consideradas fracas se comparadas com o registrado pelas estações meteorológicas em outras cidades. Em Assis Chateaubriand os ventos chegaram a 104,4 km/h e em Marechal Cândido Rondon a 94,6 km/h – essas três cidades situadas no oeste do Estado. Em Dois Vizinhos, região sudoeste, os ventos atingiram 115 km/h.

Nenhum comentário: