terça-feira, 13 de outubro de 2009

Região Metropolitana de Curitiba terá plano de desenvolvimento

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR

Prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba e o governador Roberto Requião decidiram na última sexta-feira fazer um plano de desenvolvimento conjunto dos municípios da região. As principais preocupações serão melhorar a mobilidade, a qualidade de vida e a preservação ambiental.

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) vão se reunir nos próximos dias com representantes das prefeituras, e o projeto deve ser apresentado publicamente em 15 dias.

“Os prefeitos nos procuraram e o governo vai dar sua contribuição nesse plano, que pode receber verbas do governo federal, além do Estado e municípios”, afirmou o secretário-chefe de Gabinete, Carlos Moreira.

Participaram da reunião com o governador, o presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Campo Largo, Edson Basso, além dos prefeitos de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski, São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, Piên, Gilberto Dranka, e do secretário-geral do PMDB no Paraná, João Arruda.

“Independente do partido dos prefeitos, o importante é essa união pra resolver os problemas que são comuns a toda uma região”, afirmou João Arruda. No dia 27 de outubro deve ser realizado um seminário para apresentação do plano de desenvolvimento.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, lixo, transporte coletivo, ocupação do solo e a preservação dos mananciais são os temas de maior preocupação, além da mobilidade.

“Hoje para ir de um município a outro da região metropolitana tem que se passar por Curitiba. É um problema grave de acessibilidade que temos que resolver”, adiantou o secretario.

Nenhum comentário: