sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Quase metade dos vereadores de Maringá querem ser deputados

O DIÁRIO DE MARINGÁ, 30 de outubro de 2009

Número poderá aumentar, mas, por enquanto, cinco já lançaram seus nomes para disputar uma cadeira na Assembleia e um, na Câmara dos Deputados


Quase metade dos vereadores da Câmara de Maringá já declarou pré-candidatura às eleições de 2010. Entre os 15, seis falam abertamente sobre a disposição em concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados. Eles têm nove meses para costurar acordos que garantam seus nomes na disputa — 30 de junho é o último dia do calendário eleitoral para que os partidos definam seus candidatos.

Aparecido Domingos Regine, o Zebrão (PP), Belino Bravin Filho (PP), Evandro Júnior (PSDB), Flávio Vicente (PSDB) e Marly Martin (DEM), colocaram o nome à disposição dos partidos para entrar na disputa ao cargo de deputado estadual. Paulo Soni (PMN) é pré-candidato a deputado federal.

O primeiro a oficializar a pré-candidatura foi Evandro Júnior (PSDB). “Meu nome está à disposição do partido, que pode ou não referendá-lo para a disputa (a deputado estadual)”, escreveu em seu site. Colega de partido de Evandro, Flávio Vicente avalia que há espaço para os dois. “A deputada estadual Cida Borghetti (PP) pode sair para federal, aí são mais de 30 mil votos que sobram”, avalia.

Bravin diz que colocou o nome à disposição do PP, e aguarda as coligações do partido para avaliar se terá chances na disputa. “Já sou primeiro suplente do meu partido na Assembleia. Minha previsão é sair de novo, para disputar uma vaga”, diz.

Zebrão diz que já teve o nome cogitado em uma reunião do partido, semana passada, e aguarda o sinal verde do PP para entrar na disputa. “Meu nome está à disposição, e se me chamarem eu saio candidato”, adianta.

Marly lembra que já disputou uma cadeira na Assembleia em 2007 e costura com o DEM uma nova oportunidade para o próximo ano. “O objetivo é aumentar a representatividade de Maringá”, justifica.

Paulo Soni é o único que se dispõe a lançar candidatura para federal. “Sempre tive interesse em seguir carreira política. Essa candidatura é uma questão de marcar o nome. Mas não vou entrar só para isso, é claro que o interesse é ganhar”, diz Soni, que há exemplo de Flávio Vicente e Evandro Júnior está no primeiro mandato como vereador.

O número de pré-candidatos na Câmara pode subir para sete. Carlos Eduardo Saboia (PMN), diz que vai aguardar antes de decidir se sai candidato a deputado estadual. “Vou estudar o quadro eleitoral, ainda é cedo para afirmar alguma coisa”, disse.

Consultados, os vereadores Heine Macieira (PP), Humberto Henrique (PT), João Alves Correa, o John (PMDB), Manoel Sobrinho (PC do B), Mário Hossokowa (PMDB), Mário Verri (PT), Luiz do Postinho (PRP), e Wellington Andrade (PRP), descartam a possibilidade de entrar na disputa.

Nenhum comentário: