terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ministério Público investiga prefeito por desvio de dinheiro público

JORNAL DE MARINGÁ, 31 de agosto de 2009


Prefeito Jair Detofol, de Janiópolis, teria usado “notas frias” e autorizado pagamento de posto de combustíveis sem que o produto fosse entregue

A Promotoria de Defesa ao Patrimônio Público de Campo Mourão, Centro-Oeste do estado, ajuizou ação civil pública, na última quinta-feira (27), contra o prefeito de Janiópolis, Jair Detofol (PPS), por improbidade administrativa. O Ministério Público (MP) investiga a participação do prefeito num esquema de desvio de recursos da Prefeitura, junto com o filho, Marcelo Detofol; o tesoureiro do Município, Hely de Jesus; e o empresário Valdomiro Andretto de Carvalho, dono de um posto de combustíveis da cidade. A informação foi divulgada nesta segunda (31).

Segundo o MP, a denúncia partiu do próprio dono do posto. Ele teria declarado ao MP que entre outubro e dezembro de 2008, emitiu diversas notas fiscais "frias" da empresa em nome do município de Janiópolis, a pedido do filho do prefeito e do tesoureiro municipal. Para a promotoria, Valdomiro emitia as notas, mas não entregava o combustível. O tesoureiro seria quem autorizava a manobra e o prefeito ordenava o pagamento, sem conferir se o produto havia sido utilizado ou chegado ao destino.

O MP levantou que os valores das requisições para o abastecimento dos veículos de Janiópolis, entre outubro e dezembro do ano passado, chegariam a R$ 40 mil. “No entanto, o total das notas fiscais em nome do posto de combustíveis, emitidas no mesmo período, seria de R$ 195 mil”, diz a promotoria.

O MP pediu também que cópias da ação e do inquérito civil sejam remetidas à Câmara Municipal de Janiópolis e ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Janiópolis durante todo o final da tarde, mas ninguém foi encontrado na administração para comentar o caso.

Nenhum comentário: