terça-feira, 26 de julho de 2011

Um gesto de dignidade: vereadora Aurora vai doar para entidades o aumento salarial recebido da Câmara de Cornélio Procópio

INSTITUTO AME CIDADE, 26 de julho de 2011


O assunto do aumento de salário dos vereadores que os vereadores de Cornélio Procópio deram para eles mesmos finalmente gera uma notícia boa, que envolve dignidade e desprendimento: a vereadora Aurora Fumie Doi (PMDB) vai fazer a doação da parcela de seu aumento todo mês para uma entidade filantrópica.

A vereadora Aurora se posicionou contra o aumento desde que ele foi colocado em discussão pela bancada de vereadores ligada ao prefeito Amin Hannouche (PP). Da tribuna da Câmara, a vereadora alertou seus colegas sobre o despropósito de gerar mais um gasto numa cidade que, como tantas outras cidades brasileiras na atualidade, sofre com um orçamento apertado.

O aumento dos salários dos nove vereadores vai gerar um gasto alto. Chegamos até a convocar o ator americano Jack Palance, de tão absurdo que é os vereadores darem aumento salarial para eles mesmos numa época difícil como esta, com a inflação recomeçando a freqüentar os supermercados e os brasileiros temendo uma crise econômica nacional.

Jack Palance apresentava um programa antigo na televisão, o “Acredite se quiser”, que era dedicado a assuntos disparatados e que contrariam o bom senso, como é o caso deste aumento de salário. O velho Jack Palance está ao lado mostrando quanto a cidade vai pagar por esta nova conta mensal.

O aumento foi votado bem rápido na Câmara e já recebeu a sanção do prefeito Hannouche, o que não surpreende ninguém já que houve um evidente acordo para que este aumento saísse logo.

E como não existe forma legal da vereadora Aurora recusar a incorporação deste aumento ao seu salário como parlamentar, ela optou por doar exatamente a parcela do aumento para entidades filantrópicas reconhecidamente prestadoras de bons serviços para a comunidade.

Aurora não só votou contra o aumento como também fez um veemente discurso contra o projeto apresentado pelos vereadores do prefeito. Na sua fala Aurora também revelou quanto ganha um vereador. Deve ter sido a primeira vez que um vereador fez isso no plenário da Câmara.

O salário é tratado como se fosse um segredo pelos demais vereadores e praticamente escondido da população pela presidência da Casa. Não existe nenhuma informação disponível sobre isso no site da Câmara e o aumento do salário não teve divulgação alguma da parte da presidência.

E que ninguém pense que Aurora faz esta doação por ser rica. A vereadora é de origem pobre e trabalha desde muito cedo. Aurora é profissional da saúde pública há pelo menos três décadas, uma área onde todos sabem que o trabalho é duro e não se ganha salário de marajá.

O que ocorre é que Aurora não é uma pessoa que vive além de suas posses e por isso mesmo não precisa fazer da política uma profissão, além de que, vivendo com simplicidade, também não tem a necessidade de entrar em acordos para obter privilégios usando o mandato político como moeda de troca, como tantos infelizmente fazem.

O gesto da doação do aumento salarial acaba sendo uma forma de protesto que traz para a Câmara Municipal de Cornélio Procópio de forma prática um alento cívico. É um gesto de uma decência que merece aplausos pelo que representa de esperança da transformação de uma entidade tão desgastada por maus políticos.


Aumento de salário de vereadores de Cornélio Procópio era planejado para ir pro bolso deles sem ninguém saber

Aumento de salário de vereadores de Cornélio Procópio já foi aprovado por eles mesmos; só falta o prefeito sancionar

Vereadores de Cornélio Procópio aprovam em primeira votação o aumento dos próprios salários

Aumento de salário de vereadores de Cornélio Procópio vai custar caro e o dinheiro terá de ser retirado de áreas como saúde e educação

Vereadores de Cornélio Procópio fazem hoje a primeira votação para o aumento de seus próprios salários

Em vez de dar uma resposta digna ao escândalo das diárias, vereadores de Cornélio Procópio querem aumentar os próprios salários


3 comentários:

Viva Cornélio disse...

Grande vereadora Aurora! Isso dá esperança de que é possível fazer política com honestidade e melhorar a cidade. O trabalho do Instituto Ame Cidade também mostra que política feita com ética melhora a vida!!!

Armando disse...

A vereadora está de parabéns. Ela honra a palavra com essa posição de doar o aumento de salário. Esses vereadores abusam mesmo comn esse aumento!

Anônimo disse...

O gesto de recusar o aumento salarial é que vale. Parabéns vereadora, isso mostra que ainda dá ára ter alguma esperança nos políticos.