quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prefeito de Londrina diz que secretário saiu por reprovar mudanças na Secretaria de Saúde

JORNAL DE LONDRINA, 20 de janeiro de 2011


Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Barbosa Neto (PDT) falou sobre a saída de Agajan Der Bedrossian da Secretaria de Saúde, que, segundo ele, foi uma mudança natural.

“Infelizmente, o secretário nos deixou, mas foi um gesto de grandeza dele. Ele espera que, com sua saída, haja melhoria na gestão interna da Saúde”, explicou.

Barbosa acredita que alterações feitas no segundo escalão da secretaria durante as férias não tenham agradado a Bredossian. “Nós não podíamos aguardar a chegada do secretario. Acredito que essas mudanças são prerrogativas do prefeito, que é quem comanda a cidade. Fizemos alterações e faríamos novamente”, acrescentou Barbosa.

Segundo ele, a secretária Ana Olympia Dornellas continua no cargo e não haverá interrupção nos projetos que estão sendo desenvolvidos.

O prefeito garantiu que não está satisfeito com a saúde pública. De acordo com ele, o segundo escalão da Secretaria de Saúde foi modificado por causa de condutas incorretas. “Nós sabemos, por exemplo, que tem médico que pega atestado na sexta-feira, que apresenta atestado para o Município, mas continua trabalhando para o Estado”, revelou.

A reportagem tentou contato com Agajan Der Bedrossian, mas o celular dele está desligado.


Nova secretária de Saúde trabalhava no Ciap
BONDE, 20 de janeiro de 2011

A nova secretária de Saúde de Londrina, Ana Olympia Velloso Marcondes Dornellas, trabalhava como gerente de licitações no Centro Integrado de Apoio Profissional (CIAP). A enfermeira foi nomeada interinamente para o cargo municipal em substituição ao médico Agajan Der Bedrossian.

O CIAP foi alvo de investigação da Polícia Federal. A Oscip teria desviado R$ 300 milhões de verbas federais ligadas a área da saúde. O presidente, diretores e funcionários da entidade foram presos. Ao todo, 21 foram denunciados criminalmente por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Em Londrina, o CIAP gerenciava quatro contratos: Samu, Programa Saúde da Família, Policlínicas e Agentes de Endemias.

Ana Dornellas é servidora municipal. No final de 2009, deixou a Secretaria de Saúde e assumiu cargo de gerente de licitações do CIAP. Na Oscip, ela substituiu Marcia Bonassar, atual diretora do Instituto Atlântico, que presta serviços para a prefeitura. Na época, Ana Dornellas pediu afastamento do município sem antes pedir licença remunerada e foi transferida para Curitiba.

Na Oscip, ela tinha como obrigação inscrever projetos em editais públicos. Ana ocupou o cargo de janeiro a julho e pediu demissão após os escândalos de corrupção.

Durante entrevista coletiva, o prefeito Barbosa Neto (PDT) demonstrou irritação ao ser questionado sobre a nomeação de uma mulher que prestou serviços para o CIAP. "Você tem alguma denúncia?", rebateu. Mais calmo, ele complementou dizendo que "tem centenas de pessoas que trabalharam no CIAP, que tem direito de seguir sua vida profissional", disse.

De volta ao município, Ana Dornellas havia sido convidada por Agajan der Bedrossian para ocupar a diretoria executiva na Secretaria de Saúde. Ela ficou no cargo até o início da semana. A reportagem do Portal Bonde tentou falar com a interina, mas ela estava em reunião.


Nenhum comentário: