terça-feira, 16 de novembro de 2010

MP vai investigar participação de funcionários de banco em desvio na AL

GAZETA DO POVO, 16 de novembro de 2010

Nove pessoas foram demitidas do HSBC. Banco argumenta que funcionários cometeram atos irregulares, mas não especifica o que eles fizeram


O Ministério Público Estadual (MP-PR) vai apurar qual a participação dos nove funcionários demitidos do banco HSBC no esquema irregular de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa do Paraná (AL).

O HSBC é um dos bancos onde são depositados os salários dos servidores da Assembleia. A série de reportagens Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPC TV, mostrou que funcionários fantasmas e laranjas tinham contas abertas no banco. O salário desses servidores, que não trabalhavam, abastecia o esquema milionário de desvio de recursos, comandado, segundo o MP, pelo ex-diretor-geral da Assembleia Abib Miguel, conhecido como Bibinho. Estima-se que cerca de R$ 100 milhões tenham sido desviados.

banco justificou as demissões alegando que, depois de uma investigação interna, houve a comprovação que os funcionários cometeram “atos administrativos irregulares”. Foram confirmadas as demissões de quatro gerentes, três caixas e dois supervisores do HSBC.

A instituição não especifica quais foram as irregularidades praticadas. Por isso, o MP já solicitou uma cópia da sindicância interna realizada pelo HSBC. Os promotores vão analisar em detalhes quais foram as fraudes cometidas durante a abertura das contas. Existe a possibilidade dos funcionários serem chamados para prestar esclarecimentos.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, pelo menos dois destes nove funcionários não teriam recebido explicações sobre o que motivou a demissão. Além disso, eles alegam que não tiveram acesso ao conteúdo da investigação interna e que não puderam se defender. “O banco deve expor o que causou a demissão. Vamos pedir que o processo seja bastante transparente”, afirmou o diretor do sindicato, Eustáquio Moreira, em entrevista ao telejornal ParanáTV.

Nenhum comentário: