terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mesa Executiva da Câmara é favorável à abertura de CEI contra prefeito de Londrina

JORNAL DE LONDRINA, 16 de novembro de 2010

Os cinco membros votaram a favor de que a Câmara instaure uma comissão processante para apurar irregularidades no treinamento da Guarda Municipal. Para abertura da CEI ir para votação é preciso o voto de mais um vereador


Em uma reunião, na manhã desta terça-feira (16), os cinco vereadores da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores afirmaram serem favoráveis ao processo de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades no treinamento da Guarda Municipal. A denúncia partiu do vereador afastado Joel Garcia (sem partido).

Com votos dos membros da Mesa, para o processo seguir sendo analisado pela Câmara é preciso o voto de mais um vereador. Segundo o vice-presidente do Legislativo, Jairo Tamura (PSB), a Mesa acatou o parecer da Procuradoria Jurídica da casa e o tema será levado para votação em plenário. “O assunto deve ser levado para votação na sessão de quinta (18). Nessa votação, os vereadores decidirão pela continuidade do processo de abertura da CEI”, explicou.

De acordo com Tamura, a aprovação da Mesa para o seguimento do processo de abertura da CEI não significa que houve irregularidades no processo de treinamento da Guarda. Para a abertura definitiva da Comissão de Inquérito, segundo ele, é preciso que dez vereadores, dos 19, votem a favor. “A própria Prefeitura está fazendo uma auditoria do contrato, então a abertura da Comissão é uma forma de fiscalizarmos e investigarmos se houve qualquer irregularidade. Também determinamos que um auditor da Câmara acompanhe a auditoria do município”, disse.

Conforme a denúncia de Joel Garcia entre as irregularidades da Guarda está o suposto pagamento de R$ 303 mil para uma empresa do Mato Grosso ministrar o treinamento, mas quem teria ficado à frente do curso foi a Polícia Militar. O Ministério Público (MP) também abriu um processo para investigar as denúncias.

Nenhum comentário: