quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amônia vaza em abatedouro em Umuarama (PR) e 30 são hospitalizados

FOLHA DE S. PAULO, 17 de novembro de 2010


Um vazamento de gás amônia, no início da tarde desta quarta-feira, em um abatedouro de aves em Umuarama (PR), provocou a interdição do local e a internação de dezenas de funcionários com sintomas de intoxicação.

No início da noite, três funcionários ainda continuavam em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de hospitais da cidade.

O acidente aconteceu por volta das 14h de hoje na empresa Frangos Averama, na rodovia PR- 323, no parque industrial de Umuarama (625 km a noroeste de Curitiba).

Mais de 100 funcionários tiveram que deixar o local de trabalho. Trinta empregados foram levados para hospitais da cidade, com sintomas de intoxicação. Cinco deles tiveram que ser internados em UTIs de dois hospitais. No início da noite, três ainda permaneciam com risco de morte.

O Corpo de Bombeiros de Umuarama foi acionado e interditou o frigorífico até saber as causas do vazamento de amônia. O gás de amônia era usado para manter o sistema de refrigeração do frigorífico de aves e o acidente aconteceu na sala de máquinas, com o gás se espalhando para outros setores do abatedouro.

À tarde, a Frangos Averama informou que não tinha o número de funcionários afetados, mas que ninguém corria risco. Na noite de hoje, a reportagem não conseguiu novo contato com a empresa.

Nenhum comentário: