segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cornélio Procópio no lado certo: o da ética e da transparência

INSTITUTO AME CIDADE, 22 de fevereiro de 2010


Em nenhum dos documentos que enviou à Comissão Processante da Câmara Muncipal de Cornélio Procópio atendendo a formalidades do caso, a vereadora Aurora Fumie Doi (PMDB) “reconheceu que errou”, como diz o líder do prefeito na Câmara, Ricardo Leite (PPS). Isso também não foi feito em nenhum pronunciamento oficial ou informal da vereadora. Até porque a vereadora não incorreu em nenhum erro. Não há lógica alguma em sua fala na Rádio Cornélio, que publicamos na nota abaixo. A não ser que para o vereador da situação seja um erro zelar pela transparência no Legislativo municipal.

E quanto a “representar bem a população”, está bem claro há uns bons anos na atuação da vereadora Aurora que em sua vida política esta função não se conjuga no futuro. No mandato passado a vereadora teve conduta exemplar e agora na entrada do segundo ano do mandato atual já se revela a vereadora mais atuante na Câmara de Cornélio Procópio.

A capacidade de trabalho de Aurora tem evitado inclusive vexames para a administração municipal, como ocorreu no final do ano passado quando o prefeito mandou à Câmara o Plano Plurianual (PPA) uma absurda previsão para ser aplicada no município de Londrina. O erro crasso, que havia passado despercebido inclusive do líder do prefeito, acabou sendo anulado depois de ser apontado pela vereadora oposicionista.

A vereadora Aurora sai deste caso do mesmo modo que entrou: de cabeça erguida e cercada de respeito da população. Os apoios vindo de pessoas com as mais variadas posições políticas mostraram que os procopenses têm um lado: é o lado da ética e da transparência.

E pela reação de apreço e solidariedade que recebeu da população em razão deste ataque a seu mandato tramado pelo Partido Progressista, o notório PP envolvido no mensalão, tornou-se visível seu alto prestígio político. Hoje, seguramente, Aurora uma das personalidades mais respeitadas na política da região.

O processo organizado pelo PP nunca teve cabimento algum e, se levado adiante, iria detonar um processo de discussão que poderia ser alçado ao plano nacional. O ineditismo de cassar um parlamentar que exerce o dever de zelar pela transparência teria sem dúvida conseqüências bem graves para o grupo do prefeito Amin Hannouche (PP). Foi um erro que atentou até contra os interesses pepistas e que, mais cedo ou mais tarde, levaria a um puxão de orelhas dado por autoridades partidárias de maior poder.

O pedido de cassação do PP não tinha base nem sequer no motivo alegado, já que em momento algum Aurora pediu mais que transparência aos colegas. O discurso da vereadora que serviu de base ao ataque pepista pode ser conferido aqui. Conforme pode ser visto nesta sua fala, que acabou se tornando um documento histórico da luta pela ética em nossa cidade, a alegação de desrespeito feita pelo PP só pode ser levada à sério acreditando-se que o partido de Janene, Paulo Maluf, Severino Cavalcanti e outros menos notórios acredita que ética e transparência no Legislativo são matérias desrespeitosas.

O que se pergunta é qual a voz maior que mandou parar o processo contra Aurora. O que se sabe em Cornélio Procópio é que o problema já causava muita preocupação às altas instâncias partidárias, entre elas o ex-deputado José Janene, chefe federal da sigla e de grande ascendência sobre o prefeito Amin Hannouche. É óbvio que esta ascendência é grande também sobre a bancada da situação na Câmara.

De qualquer forma, o processo foi muito útil até no sentido de firmar a posição antidemocrática da atual administração e de seus apoiadores. Ficou clara a intenção de calar o Legislativo e transformá-lo em mero apêndice do Executivo municipal. O ataque ao mandato da vereadora Aurora foi também importante para demonstrar que os procopenses não aceitam de forma alguma ataques aos que estão do lado da ética e da transparência.

16 comentários:

Luciano disse...

Grande Aurora!! A dignidade dessa mulher é bem conhecida de nos procopenses. Mesmo quem não votou nela achou um absurdo esse pedido de cassação. Parabéns, vereadora e continua trabalhando por Cornélio.

Marília disse...

É isso, mas vou dizer uma coisa, ser 'ADVERTIDA' já é um absurdo né?
Talvez a idéia seja emudecer a única voz da democracia.
Se o que a situação quer é tornar a Aurora uma marionete, como os demais Edis, sinto comunicar que... essa eles perderam.

Marília disse...

Ah, pior é saber que a 'idéia' de 'adverti-la' foi aprovada por unanimidade....
É de acabar ... até o vereador de oposição aprovou esse absurdo????
Vamos acordar minha gente, senão vai ser tarde demais.
Na próxima não retorna nenhum, só a Aurora, como Prefeita (acho que é disso que eles tem medo)

sergio Bueno disse...

acho que perderam a batalha os vereadores de situação, a vereadora aurora é trasparente honestá e trabalhadora é querida pela população,agora vamos ver o casos das diarias dos vereadores da base do Prefeito,que usar diarias sem trazer nem um resultado para municipio.

sergio Bueno disse...

acho que perderam a batalha os vereadores de situação, a vereadora aurora é trasparente honestá e trabalhadora é querida pela população,agora vamos ver o casos das diarias dos vereadores da base do Prefeito,que usar diarias sem trazer nem um resultado para municipio.

Gilmar de carvalho disse...

será que a população vai votar no Dep- do Mensalão Jose Janene,dep- do carlinho do Creia no qual é presidente local,espero que a população do Parana vare estes politicos que se envolve em escandalos com dinheiro publico.

Queiroz disse...

Vá em frente, Aurora. Advertência quem merece são vários dos outros vereadores. E alguns precisam responder direitinho pelo que são acusados. Com esse tiro no pé do PP o valor da vereadora Aurora ficou ainda mais reconhecido. Cornélio Procópio está com esta mulher de dignidade e vereadora ímpar nesta Câmara.

Anônimo disse...

Toda força, veradora Aurora!!! Você é um exenmplo de ética nessa cidade.

Ana Lúcia disse...

É uma vergonha essa Câmara achar que pode sequer advertir a vereadora Aurora. Esses vereadores merecem é cartão vermelho na próxima eleição. Olho neles, Cornélio.

Anônimo disse...

Advertencia merece estes "representantes do povo" ( vereadores) que tentaram mudar o foco do assunto acusando a vereadora Aurora por quebra de decoro. Vamos lá Senhores Vereadores instalem uma CEI ( Comissão Especial de Inquérito para apurar a dita farra das "diarias" e ai sim se não ficar comprovado que a tal farra não existiu, punam quem ventilou tal assunto ao povo de Cornélio Procópio. O povo espera uma resposta "Senhores Parlamentares Municipais".
Ops. Estamos aguardando anciosos, este ano tem eleição, não se esqueçam, saberemos em quem não votar, e se não tiver candidato a altura, já tomei minha decisão, ANULAREI MEU VOTO...

Inconformado disse...

Fiquei inconformado com o comentário anterior da internauta Marília, colocar que até a oposição votou pela, isto é o Mexo , votou contra a nossa melhor vereadora.
Vou confirmar isto, porém se for verdade eu nunca mais voto nele e deixo o seguinte recado hoem que não tem posição definada não vai a lugar nenhum.
Temos muitos exemplos em cornélio.

Marília disse...

Tá confirmado sim, o Mexo também aprovou o Parecer Final do ilustre Relator RICARDO LEITE que concluiu que a AURORA é culpada e deve ser advertida.

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

CULPADA DE DEFENDER A ÉTICA, A MORALIDADE, pode????

E, acredite ou não inconformado, o Mexo concordou...

- 1.500 VOTOS -

Inconformado NOVAMENTE disse...

A posição do Mexo foi deprimente.
A vereadora Aurora não deve concordar com a advertência.
Ela não fez nada errado
Aurora por favor não aceite a advertência, entre na justiça, faça o que for legal, este é o momento de darmos início ao fim desta triste realidade do nosso poder legislativo.
A população com certeza estára com você.
Uma pergunta ao Ame, porque em Londrina os procedimentos da justiça são diferentes daqui?

Esclarecendo disse...

É bom explicar aos que não têm intimidade com a política procopense quem é o "Mexo", citado algumas vezes nesta seção de comentários.

"Mexo" é Emerson Carazzai Fonseca (PRP), eleito vereador pela primeira vez. Suas atitudes recentes têm causado estranhamento na cidade pelo fato de ele ser da bancada da oposição. Já havia um desconforto por sua estranha ausência na sessão em que o pedido de cassação da vereadora Aurora Fumie Doi (PMDB) foi aceito na Câmara. E agora fica-se sabendo que ele deu seu voto favorável à esta absurda "advertência" proposta pelo relator do processo, que também é líder do prefeito na Câmara.

Honestamente, não é possível acreditar que alguém mereça qualquer punição por zelar pela ética e a transparência.

Um trecho da biografia de Mexo publicada em sua página pessoal na Câmara: "Emerson Carazzai Fonseca
Advogado e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil (Caedrhs e OAB – Jacarezinho) e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (BBG – Londrina), natural de Cornélio Procópio, nascido em 4 de junho de 1973, Emerson Carazzai Fonseca é filho de Hermes Rodrigues da Fonseca Filho e de Yedda Martins Carazzai Fonseca."

Anônimo disse...

Aurora não aceite advertencia.
Diga não aos impostores da dignidade da moral e da etica de nosso legislativo.
Esperamos por voce em 2012, como nossa prefeita municipal, para por esses canalhas na prisão.

Anônimo disse...

Vereadora Aurora volte a cobrar atitude do presidente da camara sobre a farra das diarias, inclusive peça levantamento dos mandatos anteriores, e solicite a mesma informação dos ultimos anos do executivo.