terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Janene, chefe do PP no Paraná e amigo pessoal do prefeito Amin Hannouche, é réu no mensalão

INSTITUTO AME CIDADE, 8 de dezembro de 2009

O partido que entrou com o processo contra a vereadora Aurora está também implicado no escândalo do mensalão, o esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio ao governo. Tem quatro importantes nomes na condição de réus, no processo da Procuradoria Geral da República que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os denunciados por corrupção está o ex-deputado e então presidente do partido, Pedro Corrêa, cassado por falta de decoro. Ele responde pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Atualmente está na executiva nacional do PP no cargo de vice-presidente.

É desse modo que o MP define o partido que está processando a vereadora Aurora: “Os denunciados José Janene, Pedro Corrêa, Pedro Henry, João Cláudio Genú, Enivaldo Quadrado, Breno Fischberg e Carlos Alberto Quaglia montaram uma estrutura criminosa voltada para a prática dos crimes de corrupção passiva e branqueamento de capitais. O recebimento de vantagem indevida, motivada pela condição de Parlamentar Federal dos denunciados José Janene, Pedro Corrêa e Pedro Henry, tinha como contraprestação o apoio político do Partido Progressista (PP) ao Governo Federal. Nessa linha, ao longo dos anos de 2003 e 2004, José Janene, Pedro Corrêa, Pedro Henry e João Cláudio Genú receberam aproximadamente quatro milhões e cem mil reais a título de propina”.

Outro pepista que está sendo processado no STF é o ex-deputado José Janene, manda-chuva da sigla no Paraná e um dos chefões da executiva nacional. Genú, citado acima, era na época seu chefe de gabinete. Conhecido pelo estilo prepotente, depois que foi denunciado o então deputado fez-se de vítima, alegando problemas de saúde. Janene quase teve seu mandato cassado: 210 deputados votaram pela cassação, 128 pela absolvição. Seriam necessários 257 votos para cassá-lo.

No STF, o pepista é acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A procuradoria Geral da República define assim sua atuação: “O Deputado Federal José Janene sempre integrou a Executiva Nacional do PP, tendo fechado o acordo financeiro com o PT e assumido postura ativa no recebimento da propina”.

No Paraná, Janene age sempre nos bastidores, atuando politicamente em prefeituras do interior. Na última administração em Londrina de Antonio Belinati ele detinha grande poder. Belinati acabou sendo cassado por corrupção depois de um movimento da sociedade civil londrinense liderado pelo movimento “Pé Vermelho! Mãos Limpas!”.

Em Cornélio Procópio, Janene não só tem influência na Prefeitura como também é amigo pessoal do prefeito Amin Hannouche, o líder político do PP na cidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Editores deste site,blog,confissionário,ong não sei de que,ou o que quer que seja isto!

Antes de continuarem em frente,observem com atenção a atitude interna e externa que voces adotam em relação a seus interesses escusos aos internautas,felizmente mais legível à nós de formação acadêmica em escolas do Brasil e fora de 1 linha.É a natureza desta atitude a que determinará o verdadeiro resultado de tudo o que por aí voces macabram.Maurício Nunes.

Anônimo disse...

EU TENHO UMA CARTA ENDEREÇADA A COMUNIDADE PROCOPENSE ONDE O DR. JOSE ANTONIO É O MAIOR CABO ELEITORAL DO JOSE JANENE, O FATO É QUE DURANTE OS DOIS MANDATOS DO ZECA, O J.J. FOI O MAIOR ALIADO DO GRUPO AME, QUE DE AME NÃO TEM NADA, SO TEM ODIO.

Anônimo disse...

O DA CARTA, POR FAVOR REMETA A MESMA PARA IMPRENSA LOCAL E ESTADUAL. O INSTITUTO NADA TEME E NADA TEM A ESCONDER DE QUALQUER PESSOA.
O AME ESTARA SEMPRE AO LADO DO POVO INDEPENDENTE DE QUALQUER COMENTÁRIOS A SEU RESPEITO.TODA A POPULAÇÃO DE CORNÉLIO SABE QUE O EX. PREFEITO TEVE APOIO DO EX. DEPUTADO MENSALEIRO, PORQUE TEVE QUE ENCOLIR COMO SEU VICE, O RADIALISTA JOSÉ LEITE, HOJE UMA DAS VOZES MUDA DA IMPRENSA LOCAL CONTRA OS ATOS DENUNCIADOS AO MINISTERIO PUBLICO PELO AME, COM REFERENCIA A FARRA DAS DIÁRIAS PELOS VEREADORES DA BASE DO PREFEITO, INCLUSIVE TENDO NO MEIO NOME DA MESMA SIGLA PARTIDÁRIA.
SEM DIZER QUE TANTO O RADIALISTA QUANDO O DENUNCIANTE "LARANJA DO CREIA", TIVERAM ALGUNS DE SEUS PARENTES SUGANDO O DINHEIRO DO POVO, POR 08 ANOS E HOJE CONTINUAM SUGANDO, POIS ELAS ESTÃO SEMPRE MUDANDO DE LADO, SEMPRE AO LADO DE QUEM ESTA NO PODER. É SO CONFERIR NA LISTA DE COMISSIONADOS DO ATUAL PREFEITO,BEM COMO NOS PAGAMENTOS A IMPRENSA, ELES NÃO SABEM VIVER DE OUTRO MODO.
O AME NÃO TEM ODIO NÃO, TEM SIM MUITA ATITUDE, MORAL E ÉTICA, NO CORAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES E CONTINUARÃO ASSIM SE DEUS QUIZER.

Anônimo disse...

NA POLITICA NINGUEM É OBRIGADO A ENGOLIR NADA... O GRUPO AME ERA SIM ALIADO DO JANENE, MAMOU SIM DURANTE 08 ANOS NA TETA DO J.J. E AGORA NÃO DESEJAM ASSUMIR... VOCEIS SÃO MUITO CARA DE PAU... SÃO OS PALADINOS DA JUSTIÇA.... NÃO ASSIMILARAM A DERROTA NAS URNAS... E ACHAM QUE NINGUEM CONHECE SEUS PASSADOS...