terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Na data de sua entrega, o Calçadão ainda está inacabado e com problemas no piso

INSTITUTO AME CIDADE, 1 de dezembro de 2009

No dia de ontem terminou o prazo em que o prefeito licenciado de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PP), garantiu que seria entregue o Calçadão da cidade para o uso da população. É claro que qualquer um com um pouco de bom senso sabia que uma promessa como esta não teria condições de ser cumprida, por questões práticas e bem evidentes na complexidade e extensão do projeto, sem contar na incapacidade técnica demonstrada pela empresa e pela Prefeitura no decorrer da obra.

O resultado foi que a construção praticamente se arrastou nesses três meses, atrapalhando o cotidiano da população e até causando prejuízos econômicos aos comerciantes da região. E pelo que se vê hoje, tudo indica que aquela região da cidade terá que conviver com o clima de obra inconclusa até o final do ano.

O Calçadão tem atrapalhado bastante a vida do procopense na entrada das festas de Natal e de Ano Novo e vai acabar sendo visto como uma marca de incapacidade administrativa, mas é apenas uma das obras encalacradas da Prefeitura. Também estão atrasadas as obras do Frigorífico do Peixe, o Clube do Povo e da praça Brasil, todas iniciadas apressadamente e depois tocadas com lentidão, sendo que algumas, como o próprio Calçadão ou a Praça Brasil, passaram dias praticamente abandonadas.

Talvez não só por coincidência, todas fazem parte de um rico lote a cargo de apenas uma empreiteira, a ILB Construções, que conquistou um conjunto de obras pelas quais receberá mais de 3 milhões de reais. No entanto, mesmo com este alto volume de ganhos, a empreiteira vem atrasando todas as obras, sendo o Calçadão o exemplo mais visível desta incapacidade de cumprir prazos.

Em agosto passado ano o engenheiro da construtora havia dito que no final de novembro a obra estaria finalizada e se faltasse algo, seria apenas “um detalhe ou outro, como um retoque ou alguma pintura”.

Na mesma época, o prefeito Amin Hannouche garantia que a obra tinha “prazos pré-estabelecidos de conclusão”, afirmando que tudo estaria pronto “até o final de novembro devido às festividades alusivas ao Natal”.

Não é o que aconteceu. Ontem o Calçadão tinha pronto apenas a pavimentação e mesmo assim feita às pressas, de modo que podem ser vistas imperfeições graves como falta de nivelamento no piso e pedras soltas.

Além desses problemas visíveis, que antecipam a necessidade de intermináveis reformas em uma obra que sequer foi inaugurada, ainda há muito para ser feito até que construção esteja de fato concluída. Nenhuma das edificações está pronta, sendo que está previsto que elas terão inclusive sanitários. Ontem no Calçadão faltava muito mais que “um retoque ou pintura”.

Por incapacidade de gestão o prefeito está entregando uma obra incompleta e que já apresenta problemas antes da finalização. Ainda falta muito para que a população possa de fato utilizar plenamente este bem público. E o procopense até já faz piadas dizendo que, quando cortar a fita, o prefeito estará apenas inaugurando os problemas que surgirão inevitavelmente já que nunca se viu algo feito às pressas terminar bem.

Obra que nasce mal planejada tem sempre um desenvolvimento com dificuldades, mesmo depois de terminada. E como essa ainda foi feita com muita pressa, por razões políticas ou de qualquer outro tipo, tudo indica que ainda vai exigir muito reajuste técnico e até reformas num futuro muito breve, o que deve esticar bastante o orçamento previsto, que já é bem alto.

11 comentários:

PROCOPENSE disse...

Passei pelo calçadão e realmente o comentário deste blog tem razão.
Este obra foi tão mal feita que o seu visual é deprimente.
Eu não acredito que o prefeito de plantão terá corragem de inaugurar.
Isto vai pregar mau até para os profissionais de engenharia da Prefeitura.

mario da silva disse...

O onus do calçadão, sem dúvida vai ser repassado para o Dr. João Carlos.
Pergunto ao mesmo; QUE DÍVIDA É ESTA QUE VOCE TEM COM A FAMILIA Amin, a ponto de não se importar com a sua degradação pessoal.
Infelizmente hoje o doutor, que vem de uma família respeitadíssima é motivo de gozação em toda a cidade. Os adjetivos usados para classificar a sua atual situação não podem ser relacionados.
Que dívida é esta que compensa destruir uma história de vida e o nome dos LIMAS.
Ousa o conselho de um amigo, quando voçe for descartado, não mais restará pedra sobre pedra da sua vida
Pelo amor de Deus você tem um nome a zelar

Indignado disse...

O raciocínio está corretíssimo. Além do aspecto político, a cidade sofrerá muito no lado administrativo em função das necessidades de reformas que uma obra de má aquilidade sempre pede no futuro. Quem já morou numa casa mal construída sabe que sempre tem uma coisainha para consertar, é infiltração, umidade, porta que emperra. Um gasto aqui outro lá e no final o morador acaba gastando bastante, o que não aconteceria se a obra fosse bem planejada e bem construída. Com o calçadão sendo entregue assim, muito ainda vai ter que ser gasto pela Prefeitura para consertar o que foi mal feito.

Curioso disse...

Eu só quero saber uma coisa. Na inauguração do Calçadão Que Não Acaba vai ter banda de música e muito rojão? E vão chamar o Beto Viajando Richa para inaugurar junto?

Ana disse...

Passe pelo calçadão e vi que você tem razão. A obra é mal feita e vai dar muito trabalho ainda. Vai ter que ter até reformas futuras. É por isso que a cidade não anda, com coisas mal feitas o serviço sempre fica mais caro e vai embora o orçamento municipal.

Anônimo disse...

Com referência ao vice João Carlos, me parece que o Prefeito Licenciado entrega o veículo mas fica com a chave, volante, e o acelerador enquanto que o Prefeito em exercício é como se fosse um "robô", não é mesmo ??? Pasme

Leno disse...

O vice João Carlos Lima está fazendo um papelão. Amin age como se fosse prefeito e está licenciado. Passa por cima do poder legal do vice. É um desrespeito para a pessoa dele e também uma desmoralização política.

Roberto disse...

Porque a AME só publica notícias ruins sobre a cidade? Teria conotação política isto? Comecem a usar suas páginas para divulgar o que há de bom em nossa cidade, e não somente criticando o bom trabalho que o atual prefeito vem fazendo.

LONDRINENSE disse...

ACOMPANHO ESTE BLOG DESTE O SEU INICIO. PERCEBI QUE ELE TEM TAMBÉM OUTRA VERTENTE QUE É DIVULGAR A CIDADE.
AS FOTOS DO CRISTO E DA CATEDRAL SÃO LINDAS, NUNCA VI CORNELIO DIVULGADA EM OUTROS SITE.
A LUTA PELO TREM PÉ VERMELHO É MARAVILHOSA. A CIDADE TEM QUE SE INTEGRAR NOSSA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA. EMBORA O PROJETO É A MEDIO E LONGO PRAZO CORNELIO NÃO PODE PERDER ESTE TREM.
ALGUM POLITICO DA CIDADE SE INTERESSOU PELO ASSUNTO?

Anônimo disse...

Ai Roberto, sobre seu comentário, cite as coisas boas que a atual administração fez para que o Instituto Divulgue no BLOG. Se vc encontrar, vamos esperar.....Sentado é claro....

Engenheiro disse...

Pasmem procopenses, para concluir o assentamento dos ladrilhos na rua massud amin, a prefeitura, segundo informações que ainda vou averiguar, acentou os mesmo sobre PEDRISCO, quando o serviço tem que ser feito sobre areia de granulometria especial.
Se isto for verdade, temos que saber que engenheiro esta fiscalizando a obra para propor cassação por incompetencia.
Com a palavra os engenheiros da Prefeitura