segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um prefeito licenciado que não dá licença para o prefeito em exercício exercitar o poder

Está instalada na Prefeitura de Cornélio Procópio algo que pode-se chamar de esquizofrenia política e que está fazendo o procopense perguntar quem afinal é o prefeito da cidade. Como o prefeito Amin Hannouche (PP) está licenciado do cargo, pela lógica quem deveria estar atuando como prefeito, no caso um prefeito em exercício, é o vice João Carlos Lima (PT).

Mas não é o que acontece. João Carlos Lima recebeu oficialmente o cargo de prefeito, mas de fato não o exerce. Politicamente e até de forma administrativa o que se vê é Amin Hannouche passando por cima da autoridade de seu vice, o que aparenta até mesmo um desrespeito pessoal para o colega.

Amin Hannouche é quem opina e dá as ordens sobre as obras atrasadas na cidade ou qualquer outro assunto referente à administração do município. Quem abre o site da Prefeitura de Cornélio Procópio hoje pode observar a situação constrangedora criada para o prefeito em exercício João Carlos Lima.

Com uma foto imensa do prefeito licenciado e do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), o site divulga a visita de Richa a Cornélio Procópio no sábado passado. O prefeito em exercício sequer é citado na notícia oficial.

À propósito, Amin Hannouche está licenciado desde meados de outubro, quando pegou carona na comitiva de Beto Richa em viagem para o Oriente Médio. Ele voltou há alguns dias e licenciou-se novamente, mas age de forma autocrática e pouco republicana, como se não tivesse passado o cargo para o vice.

Noutra notícia recente do site, Amin Hannouche aparece ao lado de um empresário libanês que esteve na comitiva de Richa. Em notícia evidentemente feita para justificar a viagem, o prefeito licenciado diz que convenceu o empresário a trazer para Cornélio Procópio “uma fábrica de zíperes que seria instalada nas arábias (sic)”.

O empresário citado reside no Brasil e já foi presidente da Câmara Paraguaia. É bem estranho alguém precisar de uma viagem para o Oriente Médio para estabelecer negociação com um empresário que vive no Brasil. Também não aparenta normalidade uma mudança tão grande de plano empresarial, deslocando-se a preferência para Cornélio Procópio de uma fábrica antes prevista para “as arábias” (seja já o que for que eles queiram dizer com esta denominação, já que o existe é Arábia Saudita, país que inclusive não fez parte do roteiro de viagem do prefeito licenciado).

Mas entre tanta bizarrice nota-se também a ausência daquele que deveria ter por direito o poder no município, o prefeito em exercício João Carlos Lima. Novamente não há qualquer citação a seu nome. E para maior embaraço de João Carlos Lima, na foto que ilustra a notícia o prefeito aparece acompanhado apenas de dois vereadores procopenses. E do prefeito em exercício, nem sombra.

O que a cidade já pergunta é se o prefeito em exercício pelo menos está sendo informado oficialmente sobre o que se faz na prefeitura ou toma conhecimento apenas através da imprensa.

11 comentários:

Ana Lúcia Souza ramos disse...

Quando o personalismo impera numa administração pública a possibilidade da cidade andar mal é sempre grande. Democracia também traz qualidade, isso é que o brasileiro devia ter na consciência.

Mario da Silva disse...

Cornelio vai entrar para o livro de recordes, porem de piadas.
Quem é o escritor dos textos que pesquisas fatos antes de escrever.
Ri, com vontade de chorar, quando soube pelo texto que o prefeito foi para as arábias e está negociando fábricas com um libanes que mora no Brasil.
Prefeito cuidado com as tradicionais mentiras de voce e sua equipe, o pessoal do AME me parecendo que é da melhor qualidade.

Ronaldo disse...

Por isso que os prefeitos de outros municípios não conseguem tudo que Cornélio Procópio consegue de indústrias e empregos. Eles não sabem que o grande negócio é viajar para o Oriente Médio para convencer empresário que mora no Brasil.

Olegário disse...

A cidade está mesmo comenntando que ninguém sabe quem é o prefeito. Afinal quando alguém se licencia é porque não pode trabalhar, certo? João Carlos Lima, que decepção ver o senhor fazendo esse papelão. Não é possível se submeter a uma humilhação pública como vem acontecendo com o senhor.

Anônimo disse...

O prefeito licenciado não deixa o prefeito em exercício governar, mas também ninguém administra de verdade pois a cidade está cheia de obras paradas atrapalhando as pessoas e também está suja com lixo até no centro.

josé carlos de oleveira disse...

CAde os dois prefeitos de cornelio e o forasteiro Iram, estamos no dia primeiro de dezembro e o calçadão NÃO TERMINOU. Sugiro a associação comercial, esquecer a PM e buscar parceiros PARA RESOLVER O PROBLEMA. qUE TAL ASSUMIR A OBRA COM O APOIO DA ASSOCIACÃO PROFICIONAL DOS ENGENHEIROS

Roberto disse...

Porque vocês não comentam sobre a implantação da zona azul que liberou algumas ruas de nossa cidade para que pudéssemos estacionar e prestigiar o comércio? Ah, esqueci que nesse blog é dado preferência as notícias que prejudicam a boa imagem do prefeito.

Anônimo disse...

Minha gente, vocês, já observaram no piso do calçadão da massud amin, como estão sendo colocados de forma desordenada com os dezenhos.
Onde estão os engenheiros que acompanham a obra.
se fossem um jogo de xadrez não ganhariam uma.

rogai gadu disse...

Internautas,

"Algumas poucas lutas são legítimas e necessárias,mais a maior parte das brigas e discussões ocorrem apenas porque as pessoas andam nervosas e desorientadas,precisando de discórdia para justificar a mágoa que sentem..."

Reflitam e Rogai ao GADU.:.Cavaleiros e templários companheiros do Prefeito Amin.:.

Otavio disse...

Depois de tanta critica estão deixando o dr João Carlos representar o municipio em pequenos eventos.
Porém ele ainda está sendo usado de forma desleal, quem assina os processos comprometedores é ele.
Que dívida este homem tem com a familia Amim, a ponto de se auto destruir?

Anônimo disse...

O ultimo que sair, por favor apague as luz....