segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cidade paranaense é recordista em inquéritos do Ministério Público

O trabalho do Ministério Público de Sarandi fez da prefeitura daquela cidade vizinha de Maringá uma recordista em ações na Justiça. Nos 11 meses da administração do prefeito Milton Martini (PP) o MP já instaurou 46 inquéritos, o que dá uma média de um por semana.

As ações vão de improbidade administrativa a desvio de recursos, todas correndo em segredo de justiça. Uma irregularidade que veio a público foi a da falta de controle sobre os valores pagos pelo lixo à empreiteira Pajoan.

Depois que os promotores apontaram o problema nos pagamentos, o secretário de Meio Ambiente de Sarandi, José Luiz de Almeida afirmou que a prefeitura “não tem como fazer o controle”. Ele também confirmou que a Pajoan foi contratada com dispensa de licitação.

Outra irregularidade em Sarandi refere-se à compra de materiais, que foram adquiridos na loja da esposa de Aison Carvalho, chefe de Gabinete da Prefeitura, que acabou sendo demitido do cargo.

A compra foi feita sem licitação, como o permitido por lei quando o valor é abaixo de R$ 8 mil, mas como Ailson Carvalho era servidor público em cargo de confiança, foi infringido o Artigo 78 da Lei Orgânica do Município (LOM). A lei diz que “o prefeito, o vice, os vereadores e os servidores municipais, bem como pessoas ligadas a qualquer deles por matrimônio, não poderão contratar com o município, subsistindo a proibição a até seis meses após finda as respectivas funções”.

É claro que o recorde de Sarandi nada tem extraordinário em relação ao tipo de irregularidades detectadas. É a corrupção de sempre, infelizmente presente em muitos municípios do Paraná. A surpresa positiva é a atuação regular do MP, daí o alto número de inquéritos.

Não há dúvida que se isso for feito em outros municípios, bem depressa Sarandi deixa de ser a recordista isolada em ações contra irregularidades.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se não me engano, um dos membros da promotoria de Sarandi, foi promotora aqui em Cornélio no ano de 2008, quando, após as eleições, foi transferida para Sarandi.

Anônimo disse...

Cornélio Procópio a varios dias discute quem é o prefeito atualmente, se é o Amin, o Calil 171, o Iran verdedor de sonhos ou outra pessoa qualquer do grupo.
Uma coisa a cidade toda tem certeza; O João Carlos Lima não é!!!!!!!!!Estamos bem, ou melhor muito bem de prefeitos, pois todas cidades tem somente um, aqui é um monte que juntados não valem um monte-------

Anônimo disse...

Sera que não podemos importar alguns membros do MP de Sarandi para nossa cidade?