terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rio Grande do Sul registra granizo e ventos de até 113 km por hora; há dois desaparecidos

FOLHAONLINE, 6 de outubro de 2009


As tempestades que atingiram a região Sul do país na noite de segunda-feira e na madrugada desta terça provocaram chuvas de granizo e ventos de até 113 km/h no Estado do Rio Grande do Sul, segundo informações o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até as 11h de hoje, duas pessoas estavam desaparecidas.

Segundo o órgão, as regiões mais afetada foram o sul e o centro do Estado. Na cidade de Barra do Ribeiro, três pessoas desapareceram na noite de ontem quando estavam em um barco no rio Guaíba. O Corpo de Bombeiros realiza buscas, mas duas das vítimas permaneciam desaparecidas até as 11h. A terceira pessoa que estava na embarcação foi localizada e passa bem.

Já nas cidades de Espumoso e Tio Hugo, as chuvas de granizo causaram o destelhamento de, ao menos, 550 residências. Ao todo, 30 cidades decretaram situação de emergência, devido as chuvas das últimas semanas. Também há registro de 45.630 afetadas e 500 pessoas fora de suas casas, mas esse número ainda pode subir.

Em Santa Catarina, a chegada de uma frente fria também causou chuvas e ventos fortes, chegando a 106 km/h na cidade de Urubici, segundo o Inmet. Em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas, há 68 municípios em situação de emergência no Estado, além de 103.293 pessoas afetadas. Também há registro de três mortes e 17 pessoas feridas.

Já no Paraná, as chuvas devem se intensificar a partir de amanhã, de acordo com o Inmet. Apesar disso, já há 11 cidades em emergência em decorrência das chuvas. Também foram registradas 9.936 pessoas afetadas, sendo que 1.331 tiveram que deixar suas casas.

Luz
Devido as fortes chuvas que atingem o Sul do país, 77 mil pessoas permanecem sem energia no Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira, de acordo com as companhias que abastecem o Estado.

Segundo a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), houve muitas quedas de árvores e postes na região, que derrubaram a rede de energia. A região mais afetada foi Porto Alegre, onde ainda há 17 mil consumidores sem luz.

Também é registrado problema de fornecimento de energia para 42 mil clientes da AES Sul e outros 15 mil da RGE (Rio Grande Energia). A expectativa é que seja restabelecido já na tarde de hoje.

Previsão
Segundo o Inmet, as fortes chuvas e ventanias registradas na região Sul são resultado de da chegada de uma frente fria. Para hoje, ainda são esperadas novas tempestades, principalmente, no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catariana. Ainda podem ser registrados ventos com mais de 100 km/h.

A partir de amanhã, a frente fria se desloca e intensifica as chuvas no Estado do Paraná, informou o Inmet. As temperaturas devem permanecer estáveis.

Nenhum comentário: