domingo, 20 de setembro de 2009

Vereador assume vaga na comissão de ética da Câmara de Londrina e promete transparência

JORNAL DE LONDRINA, 20 de setembro de 2009

Vereador elogiou colegas da comissão e afirmou que todo vereador deve ser investigado, independentemente de quem seja, caso haja "material suficiente" para isso


O vereador Rony Alves dos Santos (PTB) assumiu a nova vaga na Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Londrina, além de acumular o cargo de corregedor da Casa, e prometeu investigação. Ele foi eleito na noite de terça-feira (17), depois que o vereador Roberto Fu (PDT) renunciou ao cargo. Santos ficará até a volta de Roberto Kanashiro (PSDB), licenciado da Câmara por motivos de saúde.

“A comissão vai fazer investigação independentemente de quem seja. Pode ser Rodrigo Gouvêa (PRP) ou Paulo Arildo (PSDB). Se a comissão tiver material suficiente para investigar, vamos fazer isso”, afirmou o vereador. Na tarde de quinta-feira (17), o PRP protocolou um pedido formal de investigação contra Gouvêa, investigado pelo Ministério Público (MP) por suspeita de cobrar propina para votar leis. Ele também está sob a suspeita de manter uma funcionária fantasma em seu gabinete – o que ele nega.

Nesta semana, a Justiça determinou o afastamento do vereador Paulo Arildo do cargo até que o processo no qual ele é réu seja concluído. Ele é acusado pelo Ministério Público (MP) de reter entre R$ 200 e R$ 500 dos salários de três ex-assessores que ocuparam cargos comissionados no gabinete em 2005 e 2006.

Transparência
”Vamos trabalhar com transparência. Nada debaixo do tapete. Agora, é preciso sempre que a comissão e a corregedoria trabalhem com cautela e tranquilidade”, ressaltou o vereador. Questionado se havia críticas em relação a outros membros da comissão, como Sandra Graça (PP) e Roberto Fú (PDT), que tiveram um desentendimento, Santos negou. “A comissão é muito competente e vai fazer um belo trabalho. Tanto a Sandra quanto Gerson Araújo (PSDB). Até mesmo o Fu, que saiu por motivos pessoais, é uma pessoa de conduta exemplar. Será grande responsabilidade substituí-lo.”

Fu renunciou à vice-presidência da comissão na sessão da tarde desta quinta-feira (17). Ele argumentou que se sentiu constrangido e prejudicado depois que a presidente da comissão, a vereadora Sangra Graça (PP), revelou em plenário o teor de uma conversa deles por telefone. “Faltou ética na comissão de ética. A comissão tem que manter em sigilo tudo o que conversa”, afirmou.

Gerson Araújo (PSDB), que era suplente, passa a ser titular da comissão e assume a vice-presidência, antes ocupada por Fu. A comissão é presidida pela vereadora Sandra Graça (PP).

Nenhum comentário: