terça-feira, 29 de setembro de 2009

Chuvas provocam estragos em 24 municípios do Paraná

GAZETA DO POVO, 29 de setembro de 2009

Até esta manhã, 70 pessoas estavam desalojadas e outras 15, desabrigadas. Cidade mais prejudicada, segundo a Defesa Civil, foi Barracão, no Sudoeste, onde uma chuva de granizo danificou 400 casas


As fortes chuvas que caem desde o domingo (27) em todo o Paraná já provocaram estragos em 24 municípios, de acordo com balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Cerca de 860 casas foram atingidas, com problemas de destelhamento, deslizamento ou alagamento, afetando 1.697 pessoas, segundo o órgão. Até esta manhã, 70 pessoas estavam desalojadas e tiveram de ir para a casa de amigos ou familiares. Outras 15, que não tinham para onde ir, estavam em abrigos públicos.

A cidade mais prejudicada foi Barracão, no Sudoeste, onde uma chuva de granizo que caiu na tarde de segunda-feira (28) danificou aproximadamente 400 casas, deixando 20 pessoas desalojadas. Todas foram para casas de familiares e o município não precisou disponibilizar abrigos públicos. Apesar dos prejuízos, também não houve feridos.

Segundo informações do telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, em União da Vitória, na região Sul, o nível de vários rios voltou a subir. As chuvas causaram alagamentos e quase cem pessoas precisaram deixar as casas. Três famílias não tinham para onde ir e foram levadas para o ginásio de esportes da cidade, que já abrigava outras 11 por conta da cheia do Rio Iguaçu da semana passada.

Em Quitandinha, na região metropolitana de Curitiba, foram 48 as residências afetadas, todas em razão de alagamento. Ao todo, 95 pessoas foram prejudicadas, das quais 70 estão desalojadas e outras 15, desabrigadas.

Ainda na região metropolitana de Curitiba, a Defesa Civil contabilizou 150 casas com alagamento em São José dos Pinhais. Em Piraquara, duas salas de aula da Escola Municipal Marilda Salgueiro, no Guarituba Redondo, ficaram alagadas. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, foram atingidos os bairros Araçatuba, Bela Vista, Vila Macedo, Guarituba e algumas ruas do Centro.

Segundo a Defesa Civil, houve danos ainda nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo do Tenente, Contenda, Cruz Machado, General Carneiro, Ibaiti, Ibiporã, Londrina, Mandirituba, Paranaguá, Pato Branco, Pinhão, Piraquara, Porto Vitória, Rio Branco do Sul, Paulo Frontin e São Mateus do Sul.

Até a manhã desta terça-feira, nenhum dos municípios havia decretado situação de emergência em razão das chuvas. Desde o início do mês, por conta de outros temporais, as cidades de Bituruna, General Carneiro, Marmeleiro, Pinhal de São Bento, Pranchita, Prudentópolis, Renascença e Santo Antonio do Sudoeste já adotaram a medida. Na semana passada, Pitanga, no Centro-Sul, decretou estado de calamidade pública.

Curitiba
Em Curitiba, o temporal que caiu na manhã de segunda-feira (28) provocou transtornos no trânsito, além de estragos em 15 bairros. Cinco árvores caíram na cidade e duas residências foram interditadas. Segundo a Secretaria Municipal da Defesa Social , 35 pessoas, entre adultos e crianças, foram retiradas de suas casas por causa de riscos provocados pelas chuvas. Todos foram levados para abrigos públicos e ninguém ficou ferido.

Quinze bairros da capital sofreram interrupção de energia por causa do temporal: Ahú, Alto Boqueirão, Alto da Glória, Atuba, Bacacheri, Bom Retiro, Boqueirão, Cabral, Capão Raso, Juvevê, Mercês, Pinheirinho, São Francisco, Tarumã e Tingui.

Ainda por conta das chuvas, um muro lateral do Cemitério Municipal do Boqueirão de aproximadamente 12 metros de extensão desabou para o lado de dentro do espaço nesta madrugada. O motivo, segundo a prefeitura, foi uma erosão na terra que sustentava a estrutura.

As fortes chuvas ainda incentivaram a realização de protestos na tarde desta segunda-feira, em Curitiba e região metropolitana. Moradores de algumas regiões que sofreram danos em razão dos temporais fecharam ruas da cidade para cobrar soluções da administração municipal.

Nenhum comentário: