terça-feira, 29 de setembro de 2009

Chuva prejudica o abastecimento de água tratada em sete cidades

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 29 de setembro de 2009


A forte chuva que atinge o Paraná, desde domingo (27) provocou falta de água tratada para os moradores de sete cidades. Foram prejudicadas Londrina, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Campo do Tenente, Rio Azul e partes altas de Salgado Filho. Os moradores de Flor da Serra também ficaram desabastecidos durante parte do dia, mas durante a tarde a situação voltou ao normal.

Outros três sistemas estão sendo observados e podem ser desligados a qualquer momento. São eles: Mallet, Paulo Frontin e Rebouças. De acordo com a Sanepar, foram afetadas 328.550 pessoas de regiões distintas.

Norte
A maior parte das pessoas atingidas pela falta de água está em Londrina e Cambé (Norte do Estado), onde 300 mil pessoas sofreram as consequências da queda de energia elétrica na captação do Rio Tibagi. Desde as 16h30 de domingo (27), a produção de água do Sistema Tibagi está paralisada. Este sistema - que abastece 54% da população de Londrina e Cambé – é responsável pelo abastecimento de 300 mil pessoas. Cinco equipes da Copel trabalharam, nesta segunda-feira (28) para a recuperação do fornecimento de energia.

A partir das 6h da manhã desta segunda-feira (28), a captação passou a ser atendida de forma precária por uma linha de energia que vem de Jataizinho. A previsão é que o abastecimento com água tratada seja normalizado somente na manhã de terça-feira (29).

A produção de água em Bela Vista do Paraíso (Sudoeste do Estado) também está paralisada desde deomingo (27), em função da queda de dois postes de energia elétrica na cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes. A Copel mantém equipes trabalhando no restabelecimento da energia. O abastecimento de água só deve voltar ao normal na madrugada de terça-feira (29). Os hospitais estão sendo atendidos por caminhão-pipa.

Regiões
Em Campo do Tenente (Sudeste do Estado), a Estação de Tratamento de Tratamento de Água (ETA) foi alagada pelo Rio Campo do Tenente, impossibilitando o tratamento e o bombeamento de água tratada. De modo precário, cerca de 50% da população está recebendo água do poço de Lageado. Caso a chuva cesse, o abastecimento deverá ser normalizado até as 22h de terça-feira (29). No entanto, se continuar chovendo, 100% dos moradores (5.500) podem ficar sem água. Técnicos da Sanepar avaliavam, na segunda-feira (28), a necessidade de passar a abastecer, com caminhão-pipa, as unidades de saúde, creches e escolas.

Em Rio Azul (Centro-Sul do Estado), 100% dos moradores da cidade (6.067) estão sem receber água tratada por conta do alagamento da ETA. O nível do Rio Faxinal baixou e a escoou das dependências da Estação. Nesta segunda-feira (28), foi feita a limpeza e desinfecção do sistema produtor de água. Depois, será necessário retirar as bombas e fazer a manutenção dos equipamentos. Mantidas as condições atuais, a normalização do sistema deve ocorrer até as 22h de terça-feira. A população está sendo atendida com caminhão-pipa.

No Sudoeste do Estado, em Salgado Filho a falta de energia elétrica também causou desabastecimento, porém, nas áreas mais altas da cidade, num total de 50 moradores. A previsão era normalizar o sistema até a meia-noite desta segunda-feira (28). Em Flor da Serra do Sul, aproximadamente 800 pessoas ficaram sem água tratada até o meio-dia desta segunda-feira.

Nas cidades afetadas, a Sanepar recomenda o uso racional de água e, em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 115.

Nenhum comentário: