sábado, 11 de setembro de 2010

Secretaria do Ambiente da Prefeitura de Londrina é autuada por crime ambiental

JORNAL DE LONDRINA, 11 de setembro de 2010

IAP flagrou funcionários da prefeitura aplicando herbicidas para eliminar o mato em um fundo de vale no Lago Norte


A Secretaria Municipal do Ambiente foi autuada na tarde desta sexta-feira (10) por um crime ambiental. Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) flagraram funcionários da Sema aplicando herbicidas em um fundo de vale do Lago Norte, zona norte de Londrina. Uma reunião na segunda-feira (13) vai discutir a aplicação da multa. O serviço foi interrompido assim que os fiscais do IAP, junto com a Polícia Ambiental, chegaram ao local.

De acordo com informações do IAP, servidores da Sema estavam aplicando produtos químicos no mato de uma várzea no Lago Norte sem a autorização ambiental necessária. Os funcionários estavam “eliminando a vegetação” com herbicidas. Segundo o órgão, a atividade é chamada de capina química, e precisa de licenciamento ambiental para ser executada, principalmente em área urbana.

Entretanto, o IAP informou que não existe um produto autorizado para a execução da capina química e, por isso, não está emitindo esse tipo de licença. A aplicação desse tipo de produto pode contaminar o lago.

A reportagem da RPCTV Coroados flagrou os funcionários da prefeitura aplicando o produto químico no local. Um deles chegou a revelar que a técnica já foi utilizada em outros locais da cidade e que o serviço foi realizado a pedido do secretário municipal, José Faraco, que teria estado no local minutos antes do flagrante.

A reportagem do JL ligou para o secretário, mas ele estava com o telefone celular desligado. A assessoria de imprensa da prefeitura também não conseguiu localizar Faraco.


Clique e veja a reportagem da RPCTV onde funcionários da SEMA informam que a aplicação do veneno era feita por ordem do secretário do Meio Ambiente de Londrina, José Faraco, e que isso vem sendo feito em outros pontos da cidade, apesar de ser uma prática ilegal


Nenhum comentário: