sábado, 12 de junho de 2010

Calçadão de Cornélio Procópio, a inauguração de um monumento à incapacidade administrativa

INSTITUTO AME CIDADE, 12 de junho de 2010


O prefeito Amin Hannouche (PP) anuncia para este sábado a inauguração do Calçadão da cidade de Cornélio Procópio. É provável que desta vez a inauguração realmente aconteça, mas o ritmo acelerado das obras até nesses dias que antecipam o evento oficial indicam que mesmo depois de cortada a fita ainda surgirão muitas histórias desta obra que se tornou uma marca da monumental incapacidade administrativa desta administração.

Nesta última semana operários trabalhavam de forma acelerada retocando imperfeições e fazendo com rapidez os acabamentos da obra, algo que é totalmente desaconselhável tecnicamente. Todo mundo sabe que a pressa leva à imperfeição, que afobado come cru, e tantas outras máximas que condenam quem faz as coisas apressadamente. Pois depois de estourado o prazo tantas vezes, foi dessa forma que acabou sendo finalizado o Calçadão.

Poucas vezes uma cidade esperou com tamanha ansiedade uma inauguração oficial, nem tanto pela utilidade da obra ou sua grandiosidade econômica — “com custo de mais de R$ 700 mil”, como é dito de forma muito estranha no site da Prefeitura, pois é inédito que um Executivo municipal se gabe do fato de uma obra ser cara.

Na realidade, a ansiedade em relação a este Calçadão se deve ao transtorno criado no cotidiano dos procopenses, com o atraso nas obras, que teve por seguidas vezes a prorrogação do prazo de entrega, e também com as atrapalhações da Prefeitura e a encarregada da obra, a ILB Construtora.

Foi uma obra cercada de mistérios e suspeitas e com conflitos durante toda sua execução, terminando com um rompimento entre a Prefeitura e a ILB Construtora que até agora ainda não ficou bem claro. A situação é tão mal explicada que nas últimas semanas, talvez para dar um ar de normalidade na obra, os operários vestiam uma camiseta com o logotipo da empresa. Ocorre que antes eles nunca tiveram este tipo de vestimenta.

Do início até o seu final, a construção do Calçadão esteve envolvida em jogos de aparência e palavras vazias, sem a seriedade que uma obra pública exige. No final, algo como uma área exclusiva para pedestres, que sempre pode ser bom para uma cidade, acabou ficando marcado por este clima de má qualidade.

Além da lentidão e do trabalho malfeito, a ILB Construtora tinha inexplicáveis complicações administrativas. Segundo informações, a empresa tinha empecilhos até para fazer um simples cadastro bancário.

A empreiteira contratada pela Prefeitura também criou graves problemas trabalhistas para seus empregados, até com a falta de pagamento de salários. A situação levou ao desespero os trabalhadores, com dificuldades até para a sobrevivência de suas famílias, já que ficaram sem dinheiro para necessidades básicas. Os conflitos chegaram até aos programas de rádio e depois acabaram sendo abafados.

No entanto, até agora não se sabe como as coisas foram resolvidas com os empregados, se é que foram resolvidas. O que é indiscutível é que a empresa contratada pela Prefeitura não tinha capacidade financeira e administrativa para tocar a obra, o que demonstra grave incapacidade político-administrativa da parte do prefeito e de seus secretários.

As obras tomaram quase a metade do ano que passou. Foram meses difíceis para os comerciantes da área. Por falta de planejamento, aquela parte do centro da cidade virou um canteiro de obras todo bagunçado. Foram meses com lama, barulho, muita poeira e a conseqüente queda de vendas. Houve queixa de prejuízos de até 40% entre os comerciantes. Algo muito significativo neste caso foi que, em um período em que a cidade sofria bastante com a obra devido às chuvas, o prefeito estava passeando no Líbano, de carona com o prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Como os prazos de conclusão eram seguidamente esticados, empresários levaram suas reclamações ao prefeito. Com a falta de diálogo, aconteceram até manifestações de rua, com faixas de protestos e palavras de ordem exigindo respeito e uma melhor condução das obras por parte da Prefeitura.

A última promessa de Amin Hannouche foi a de que a entrega seria antes do final de novembro do ano passado para, segundo ele, não atrapalhar o comércio e a população “nas festividades alusivas ao Natal”.

Pois a inauguração só acontece agora, mostrando que a cidade passou o Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e outras datas festivas esperando pelo final das obras.

E é claro que uma obra feita desse modo ainda pode dar muito trabalho, mesmo depois de cortada a fita inaugural. As conseqüências técnicas de uma construção conduzida de forma tão atrapalhada podem acabar exigindo consertos com certa freqüência e até adequações para sanar imperfeições sobre as quais a população já vem alertando antes mesmo da inauguração.

O prefeito Amin Hannouche costuma lembrar sempre a suposta crítica de um adversário seu que teria dito que, caso fosse eleito, ele teria dificuldade até para honrar a folha de pagamento dos funcionários públicos. E o mais curioso é que Hannouche sempre arremata este caso com o argumento de que os salários estão em dia, o que dá um involuntário tom cômico ao papel dele na história, pois não é lá muito comum um administrador público se gabar de algo tão básico como o pagamento do funcionalismo.

O administrador-público capaz se revela por habilidades que vão bem além de obrigações como esta. É preciso ter boas idéias e capacidade de realização, o que compreende eficiência na contratação de bons prestadores de serviço para a Prefeitura e muito rigor na fiscalização, acompanhamento e cobrança de resultados em qualquer obra realizada com o dinheiro público.

E nesse aspecto, o Calçadão acabou sendo uma prova da extrema dificuldade do prefeito em lidar com a administração do município. Mais que a conclusão de uma obra, com a inauguração do Calçadão, Amin Hannouche torna público oficialmente esta incapacidade.

16 comentários:

Marília disse...

Excelente texto. Traduz de forma concisa e perspicaz a real situação da administração municipal de Cornélio Procópio.

Infelizmente esta administração ainda acredita que para população basta proporcionar o pão e o circo. Mas, as coisas têm mudado, e muito. Basta citar a aprovação da Ficha Limpa.

O político que não se dá conta disso, está com os dias contados.

Espero sinceramente que a população também avalie quais os beneficíos que esta obra trará para cidade, afinal, foram aplicados R$ 700 mil de recuros públicos.

Nos últimos cinco anos, nenhuma escola, nenhum posto de saúde, nenhuma quadra de esportes, nenhum centro de atendimento social (Cornélio tem apenas um CRAS que funciona em prédio alugado), mas, UM CALÇADÃO, UM CLUBE DO POVO, UM FRIGORIFICO DO PEIXE, REFORMA DAS DUAS PRAÇAS PRINCIPAIS (só o calçadão terminado)...

Mais de dois anos para fazer uma obra.

E, como diz o texto, ainda se gaba de pagar o salário em dia. É POSSÍVEL DIZER QUE ESTA ADMINISTRAÇÃO É COMPETENTE?

ACHO IMPOSSÍVEL.

Anônimo disse...

É isso mesmo, são mais de cinco anos de mandato desta administração e várias obras paralisadas o atrasadas.
É uma total falta de planejamento, de administração.
Cornélio está abandonada.

E o Clube do Povo, na campanha o Prefeito disse que iria mergulhar na piscina com o povo, CADÊ????

Já estamos na campanha do governo e assembléia legislativa e as obras paralisadas.`

E o presidente da câmara tem a cara de pau de dizer que nunca esteve tão bem, que a cidade é um canteiro de obras, ora faça-me o favor né?

Se bem que é um canteiro de obras mesmo, porque começa e não termina, por isso que é um canteiro de obras.

Quem viu a Praça Botafogo esses dias que o diga.

Postem ai uma foto da praça...

Antônio Marcos disse...

Não vamos esquecer do Clube do Povo, desde 2007 o Prefeito tem divulgado esta obra.

Foi com essas professas que fe a campanha - gerar emprego através do Frigorifico do Peixe, do Moinho Pacifico, dos 1000 lotes urbanizados, isso sem contar com o Clube do Povo que o colega citou antes.

E os 26 alqueires para mais de 200 empresas?

E as 10 quadras que ele iria construir?

E o Posto de Saúde do Sibim?

E o Cristo, cartão postal da cidade que está completamente abandonado? Isso porque investiram quase 1 milhão de reais lá hein? Nem o parquinho está inteiro.

E o asfalto do JOão Rocha?

Gente, se for falar tudo que essa administração promete e não faz, é caso de polícia.

Realmente Marília, é eles pensam que para o povo basta pão e circo.

É uma vergonha inaugurar uma obra que levo dois ano pra terminar, afinal, os recursos foram liberados em julho de 2008.

Espero que o povo responda nas urnas a toda essa barbaridade.

Anônimo disse...

E não é que a inauguração aconteceu mesmo?

Com faixas de agradecimento e tudo...

Sabe-se Deus de quem é a autoria das faixas né? Do povo é que nã é, afinal, como dito pelo Instituto, a obra foi cercada de problemas.

Aliás, vale lembrar que houve até tentativa de homicídio ao dono da construtora ILB, senhor Ivan, que recentemente deu uma entrevista à Rádio Cornélio.


uma

Morador do João Rocha disse...

Teve fanfarra, teve banda, bonito de ver. Até parece que a obra foi feita em tempo recorde e sem nenhum problema.

Pão e circo mesmo....

Anônimo disse...

não acho tão grande esta façanha do Prefeito ,de engradecer com está obra polemica que tanto trastorno causou para os operarios e comerciantes,Prefeito que se diz Prefeito do povo,tem que concentrar sua administrão pelas necessidades basicas que é a saúde,nem um posto de saude ate o momento foi contruido, uma creche é para as mães deixarem seus filhos para ir trabalhar,nem uma escola para cidade,nem um ginasio de esporte,nem uma praça nova para lazer,nem um campo de futebol,enfim Prefeito de seis obras ,duas entregue outras quatros enrolada é muito pouco pra seis anos de governo,as outras obras existentes todas deixado pelos ex Prefeito, como exemplo as casas populares,obsvação calçadão não é uma obra social nem de necessidades de todos,????????????

sergio Bueno disse...

cade meu comentario sobre está novela do calcadão, obra enrolada que dá para fazer um documentario ilarico,até vender boi para fazer pagamento de operarios aconteceu documentario de longa metragem ,agora que ficou pronto entre ".

sergio bueno disse...

Todos Prefeitos que passa por uma cidade ,tem que fazer pelo menos uma creche,um posto de saude uma escola,uma praça,um ginasio de esporte ,um conjunto habitaçional,com começo meio e fim,não pegar terreno comprado e projetos pronto,ai nã é dono da obra,como a usina de reciclagem que foi comprado pelo ex Prefeito do PMDB,obrsvação ex usina né.agora calçadão é até bonito mais no que benefiçia nossa comunidade num todo.esté é meu ponto de vistá,e .

Anônimo disse...

Seria cômico se não fosse triste...
A cara de pau em inaugurar uma obra que teve tantos problemas durante a execução.
Esta atitude demonstra, mais uma vez, o desrespeio com a população. Esta administração está certa de que o povo não tem memória, que basta uma 'festinha' pra esquecerem todos os transtornos.

Nenhuma satisfação foi dada com relação as dezenas de operários que não receberam seus salários, com as empresas que venderam e não receberam, com o descrédito da empresa que, apesar de tudo, continua tocando algumas obras.

O Prefeito sequer se dignou a dar qualquer explicação - vale para ele a lei do silêncio. Só os laranjas falam.

Segue o exemplo do chefe maior da nação:
não vi, não ouvi e não falei nada.

Esquece que a população, viu, ouviu e falou - embora não tenha sido ouvida.

Ainda sonho com o dia em que a resposta seja dada a altura: NAS URNAS.

Anônimo disse...

Pura inveja.
Voceis da OPOSIÇÃO deveriam se preocupar com a POLICIA FEDERAL que está investigando o maior roubo da historia na Assembleia Legislativa do Paraná, onde o Ex-deputado Hermes está envolvido... seu nome está na relação, então explicam ai...Acho que será necessário fazer mais alguns JORNAIS para voceis recordarem DA TENTATIVA DE GOLPE NO GOVERNO DO ESTADO, A VENDA DA CASA DOS HORRORES, voceis acham que são santinhos, cambada de invejosos, não tiveram a capacidade de fazer quando estavam no poder e agora ficam com inveja. Vão procurar fazer votos para o PMDB, ou então vão perder a boquinha no Governo do Estado.

Antônio Marcos disse...

Nossa... nervosinho esse anônimo hein?

Quanto ao escandalo da AL, de fato deve mesmo ser investigado, não só o Hermes (se estiver), mas todo Deputado que esteja envolvido, incluindo aí o Romanelli.

Mas, foi interessante este cometário.

Então quer dizer que os jornais que têm circulado na cidade são de autoria do grupo político da administração?

Desacreditei... rsrsrsrs

Anônimo disse...

É mesmo, concordo com o anônimo, a maioria dos comentários postados foi de pessoas INVEJOSAS, afinal de contas, nunca a saúde de Cornélio esteve tão bem, com tanto medicamento e postos de saúde, o que foi veementemente defendido pelo Presidente da Câmara, Hevécio Alves Badaró - pessoa da mais ilibada conduta, que defende a administração sem o menor interesse.

Nada associado ao fato de sua esposa (digo, ex-esposa, ou melhor, atual companheira, sei lá) ser dona do prédio onde funciona o CEO e tmbém ser dona da empresa que administra o CEO.

Tudo bem que ele era sócio da empresa antes de concorrer as eleições para vereador mas, agora não é mais....

Também não tem nada a ver com o fao da filha dele ocupar cargo em comissão na prefeitura (ué, ninguém nunca a viu lá, mas o cargo tava ocupado sim...)

Também a educação nunca teve tão bem né? As escolas não passaram por enhuma reforma, não constriui nada novo, mas... pra que? Tava tudo arrumdinho quando o prefeitaço assumiu.

E a assistência social? Essa com certeza está muito bem, ou esteve antes das últimas eleições, afinal, foi as custas dela que o Vereador Vanildo fez mais de 1000 votos né?

E a segurança então, perfeita. Nenhum problema na cidade. Se até o vice foi preso, com o que a população deve se preocupar mais???

Emprego e Geração de Renda então - melhor momento da história dessa cidade.

O que tem de gente comprando imóveis, é brincadeira. A geração de renda desse povo aumentou muito.

Tem até político que em 2008 tinha um patrimônio de 80 mil e que hoje tá comprando imóvel de mais de um milhão. Já pensou em como a econômia da cidade aumentou?

joão carlos disse...

Temos que analizar este fato da obra, tem gente mudando de assunto. O caso da Assembléia, que já faz 90 dias, não evolui porque o grupo se defende e tem poder, nós vemos muito isto em cornelio, a articulação de determinadas pessoas é tão poderosa. O que temos como arma é não eleger nenhum dos deputados que estão lá. Vote em um canditado que nunca foi depudato. Só assim vamos mudar.
Quanto a obra do calçadão, que custou apenas SETESSENTOS MIL REAIS, eu achei, que não teriam coragem de inaugurar. O coreto que é uma maosoleu e não serve para nada e o prédio, que ainda não terminou na frente do BB, são o simbolo da incompatencia urbanistica.
A obra não traz beneficio social nenhum, sorte que custou apenas SETESSENTOS MIL REAIS.
QUANTO A SUA EXECUÇÃO RETRATA A INCAPACIDADE OPERATIVA DA pm QUE TODOS JÁ SABEM.
vaMOS VOTAR EM CANDITADO NOVO PARA DEPUTADO

olho vivo disse...

vc do grupo do Prefeito estão acabando com a cidade,para o pucha saco do grupo do Prefeito,que teve seu vice Prefeito,ex secretario da saude ,preso no maior escandalo que já ocorreu em cornelio,agora ficam faszendo denuçias para encobrir está vergonha ,da prisão deste cidadão,vc levam sorte né,deveria estar todos vc preso,principalmente o irmão do Prefeito que manda na Prefeitura,se abusar vcs asessores devem até ser surado pelo calliu,

Anônimo disse...

cade o jornaleco do montanha amaral,que só apareçe para fazer calunia ,vergonha este tal de jornalista deveria queimar seu diploma se é que tem,duvido muito,este montanha amaral,bateu na empregado quando foi procurar seus direitos trabalhista,olha um aviso paras as candidatas a um emprego na casa do amaral,alen de ser nó cego,ele ainda espanca que trabalha pra ele ,ai é duro em trabalhar de graça e apanhar,niguem mereçe.

Anônimo disse...

Então... click www.fabiocampana.com.br
data: 15.06.2010 - Pessuti demite Hermes da Fonseca (diretor da Sanepar), motivo achaque na prestadora de serviços (extorsão)exigiu dinheiro da prestadora de serviços. O caro já está na relação dos GAFANHOTOS DA ASSEMBLEIA, está sob investigtação da Policia Federal... Agora ficou dificil em... falam ai... explicam...