terça-feira, 16 de março de 2010

Comentando, Mexo disse...

INSTITUTO AME CIDADE, 16 de março de 2010

Desde o início do processo pedindo a cassação da vereadora Aurora Fumie Doi (PMDB) na Câmara Municipal de Cornélio Procópio o comportamento do vereador Emerson Carazzai Fonseca (PRB), o Mexo, vem atraindo a atenção dos procopenses e sendo objeto de conversação na cidade e de comentários na seção aberta pela Rádio Cornélio aos seus ouvintes. Esta rádio é o único meio de informação de Cornélio Procópio que tem tratado esta e outras questões políticas da cidade de forma imparcial e abrindo espaço para todas as correntes de opinião.

Ocorre que junto com a vereadora Aurora, Mexo tem composto desde o início de seu mandato a pequena e valorosa bancada da oposição na Câmara e no tocante a isso seu comportamento tem sido elogiado.

Mas no caso do ataque ao mandato de sua colega as pessoas têm apontado várias atitudes do vereador como incorretas e até incoerentes com sua atuação até agora. Além de muito discutido na cidade, o assunto também vem sendo objeto de comentários em nosso blog abaixo de textos sobre outros fatos e antes mesmo de termos publicado qualquer linha sobre a posição de Mexo nesta situação.

Três pontos tem sido levantados pelos procopenses: sua ausência na sessão que aceitou de forma unânime o processo contra a vereadora Aurora, seu silêncio em relação ao caso, inclusive nas sessões em que ele foi discutido, e seu voto favorável à punição da vereadora com uma advertência verbal.

No dia 9 de março finalmente publicamos uma nota sobre este fato e vários leitores também passaram a manifestar suas opiniões. Quatro dias depois comentários assinados como “Mexo” respondiam a algumas dessas manifestações e traziam inclusive telefones para o contato com o vereador.

Naturalmente telefonamos para se certificar da autenticidade dos comentários, mas não conseguimos contato neste dia, que era um sábado. Ontem finalmente conseguimos falar com o vereador Mexo, que é realmente o autor dos comentários.

Na conversa reforçamos o convite que já havia sido feito na nota publicada, para que ele esclareça no próprio blog sua posição relativa a este assunto.

Propusemos a ele a realização de uma entrevista por e-mail, com perguntas e respostas feitas de forma escrita. Tecnicamente este é o meio mais apropriado para que a opinião do entrevistado seja exposta de forma integral. O vereador Mexo ficou de dar uma resposta sobre esta proposta.

Hoje subimos seus comentários para o publicação, como costumamos fazer com comentários de leitores que se destacam por várias razões.

Os comentários do vereador estão publicados abaixo.


Mexo disse...
Estou a disposição da pessoa que não se indentifica ou se identifica como anônimo e do instituto para esclarecimentos.
Os meus telefones estão a disposição para qualquer questionamento, ou então na camara ou em meu escritório de advocacia.
35236565/99750350


13 de março de 2010 23:17

Mexo disse...
Se o anônimo diz ser meu amigo, tem total liberdade para conversar comigo e pedir os esclarecimentos necessários, nunca me furtei disso. O anonimato é o meio mais covarde, para acusar e cobrar quem quer seja. As pessoas que não se identificam não tem direito de fazer cobranças e nem de acusar. Mas como sou uma pessoa democrática, gostaria de informar algumas coisas que só a mim dizem respeito, pois é uma particularidade minha:frequento sim várias igrejas é pq eu gosto, me sinto bem e sou amigo dos pastores e dos membros que as frequentam. Informo ainda que sou membro da Igreja Jesus Cristo Vivo, situada a Rua Bahia, 30 e que tem como Pastor o Paulo Fernando Sardi Alves. Com relação a Kombi, eu não preciso ficar dizendo que fui eu quem consegui, através do meu pai, enquanto meu pai estava na rádio falando assessor, eu estava junto com o Presidente da entidade tomando as providencias cabiveis, inclusive através de um processo judicial. O que a sua mão direita faz a esquerda não precisa saber, lembre-se disso, não preciso me promover as custas de uma entidade.

Quanto ao Sr. João Carlos, gostaria que me procurasse, para obter todos os esclarecimentos necessários, as coisas não são como voce pensa ser que é.Meu telefone 99750350,estou a sua disposição.


13 de março de 2010 23:52


MEXO disse...
É só se identificar,estou a disposiçao para seus esclarecimentos. Já deixei meus telefones a disposiçao, marca o horario, o dia e o local estou a disposiçao para conversarmos.

15 de março de 2010 12:29

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Mexo, não sei porque vc insiste que as pessoas liguem para vc ou marque um encontro para vc dar explicações sobre a sua forma de agir como vereador. Suas atitudes são publicas, portanto a resposta tem que ser dada a todos aqueles que votaram em vc. Vc é muito querido, mas nesse momento muitos estão indignados com sua forma de agir, sua passividade, sua total deslealdade perante a vereadora Aurora, e os demais acontecimentos que foram a camara envolvendo sua familia. Esperamos sim, um politico atuante, pulso firme, um verdadeiro lider. Nao uma pessoa em cima do muro, com duas caras.Afinal de que lado vc esta? Sempre escuto a Radio Cornelio, e até hj não vi um pronunciamento seu a respeito de todos os problemas que a nossa cidade esta passando. Afinal quem cala consente.

Marília disse...

Concordo com o comentário anterior.
Se o Mexo tem que dar satisfação é a população de Cornélio, não a quem postou comentários ou ao Instituto.
É preciso que ele tenha consciência da expectativa criada sobre a atuação dele junto ao Poder Legislativo, afinal, sua família tem tradição política em Cornélio.
A atuação de seu pai e tio (Fonsecas) sempre foi combativa.
Exemplo da expectativa criada sobre ele foi sua elevada votação (mais de 1.500 votos).
É admirável a postura cristã que ele adota, não tenho dúvida alguma de que ele é uma pessoa do bem.
Mas... a postura adotada na Câmara é de fato questionável.
Na atual conjuntura do município Vereador, não é possivel calar, ou melhor, não é admissível.
O povo só tem duas vozes: a Aurora e Você, se você se calar, estará abandonando seu povo.
Cristo foi uma pessoa combativa. Não é necessário ser agressivo, apenas, combativo.

Espero que toda essa situação sirva como ensinamento e que você tenha consciência da necessidade de mudar sua posição.

Procopense disse...

Estou acompanhando aos comentários dos internautas e também li o do senhor joão Carlos.
Esta tua entevista confirma o que todos estão dizendo sobre a indignação.
Você, me desculpe, porém não posso de deixar de fazer o meu comentário como cidadão Procopense.
Você não respondeu nada na sua entrevista, está evasiva, mudou de assunto, enfim só enrrolou
O povo de Cornelio, no meu entender quer que você responda apenas duas perguntas, de forma objetivíssima.
Porque você faltou na sessão em que foi aprovado a abertura do processo de cassação da Vereadora a pedido o senhor Luis Amancio do Creia.
Porque você aprovou a proposta de advertencia para a referida vereadora.
O que está na sua entrevista não responde nada.

Esclarecendo disse...

Atenção, o texto do blog é bem claro: não aconteceu nenhuma entrevista ainda com o vereador Mexo. O blog apenas propôs que fosse feita uma entrevista por e-mail e ele ficou de dar uma resposta. E pelo que se vê, até o momento ele não deu resposta positiva.

Aí estão os trechos, extraídos do texto do blog, onde estão estas informações:

"Na conversa reforçamos o convite que já havia sido feito na nota publicada, para que ele esclareça no próprio blog sua posição relativa a este assunto."

"Propusemos a ele a realização de uma entrevista por e-mail, com perguntas e respostas feitas de forma escrita. Tecnicamente este é o meio mais apropriado para que a opinião do entrevistado seja exposta de forma integral. O vereador Mexo ficou de dar uma resposta sobre esta proposta."