quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Antonio Belinati condenado por improbidade administrativa

INSTITUTO AME CIDADE, 23 de setembro de 2009


O ex-prefeito de Londrina, Antonio Belinati (PP), foi condenado por improbidade administrativa pelo juiz da 10ª Vara Cível de Londrina, Álvaro Rodrigues Junior. A decisão é referente a uma ação do Ministério Público em que Belinati é acusado de licitação fraudulenta para o fornecimento de transporte coletivo no ano de 1998, quando foi prefeito. Junto com Belinati, foram condenadas outras seis pessoas e uma empresa.

A decisão é referente uma ação do Ministério Público sobre licitação fraudulenta na Prefeitura londrinense no ano de 1988. Belinati não chegou a terminar este mandato em que cometeu o ato de improbidade que resulta hoje em sua condenação. Em junho de 2000 ele teve o mandato cassado pela Câmara Municipal, acusado de utilizar recursos do município em gastos com publicidade para promoção pessoal.

Belinati atualmente é deputado estadual e um dos chefes regionais do Partido Progressista, o notório PP, conhecido pelo envolvimento no mensalão e que em Cornélio Procópio entrou com pedido de cassação do mandato da vereadora Aurora Fumie Doi pelo fato de ela ter pedido transparência na Câmara.

O prefeito cassado de Londrina também é bastante ligado ao prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, outro cacique regional do PP. Um elo político importante que une os dois políticos é o ex-deputado José Janene, dirigente da executiva nacional do PP com muita influência nas administrações de Belinati, tido como um ídolo por Amin Hannouche e com forte ascendência sobre o prefeito procopense. Janene responde no STF pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Pela decisão da 10ª Vara Cível de Londrina, o deputado deverá devolver aos cofres públicos R$ 135.790,25, corrigidos. A punição é em primeira instância e ele pode recorrer. Belinati é um recordista em processos na Justiça. Recentemente o Jornal de Londrina fez um levantamento e encontrou 96 processos contra ele. No ano passado o pepista também foi destaque na lista de políticos fichas-sujas feita pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).

A decisão do juiz Álvaro Rodrigues Júnior usa termos duros para definir as ações praticadas pelo prefeito cassado. Segundo o magistrado, o então prefeito descumpriu a lei e não fez tomada de preços para a licitação. Em seu despacho ele afirma que “transporte licitado foi utilizado para transporte de eleitores para comícios e comitês, entre outras atividades ligadas com a ‘politicagem’ local”.

Rodrigues Júnior escreveu também que não se pode aceitar a tese da defesa de que o réu não tinha conhecimento dos fatos. Para o juiz, há prova documental de que Belinati "era o responsável direto pela solicitação do transporte ou que os transportes eram destinados à sua chácara ou saía de seu comitê eleitoral". A chácara a que se refere o documento judicial é uma famosa propriedade de Belinati no distrito de São Luiz, em Londrina, que na época do auge das acusações de corrupção contra o presidente Fernando Collor foi apelidada pelos londrinenses de “Chácara da Dinda”.

É nesta chácara que Belinati costuma fazer comemorações, como a de outubro do ano passado, quando venceu a disputa pela prefeitura de Londrina em segundo turno contra o tucano Luiz Carlos Hauly. Ele acabou não assumindo, pois teve a candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo testemunhas, o prefeito Amin Hannouche teria estado presente na festa de Belinati na chamada “Casa da Dinda”.

Em outro trecho da decisão, em depoimento de um dos réus, é revelado que “Belinati tinha domínio integral da situação de desvios ocorridos na Comurb e outros órgãos da Administração”. Este mesmo réu afirma que boa parte dos desvios foi empregado na campanha eleitoral de 1998.

11 comentários:

Anônimo disse...

Quanto odio dos Hannouches, AME seu proximo, deixe as discussões politicas para as campanhas. Quem tem o desejo de guerra, vai achar guerra.

Raquel disse...

Essa conversa de deixar a discussão política para a época de campanha parece coisa de ditadura. Discussão política é coisa do cotidiano, é um método construtivo e contínuo. E pelo que li aqui, nesse texto só tem fatos e nenhum adjetivo.

Curioso disse...

As únicas coisas que são ditas sobre o Amin aqui é que ele é ligado ao Belinati e tem o Janene como ídolo. Será que tomam isso como ofensa?

Anônimo disse...

É isso mesmo curioso, de mais a mais, há pouco tempo atrás ouvi na Rádio Graúna o Romanelli dizer que ser comparado ao Janene pra ele é um tremendo elogio ...
Nesta ocasião o Amin também teceu elogios ao Janene.
Então, não é ofensa alguma, são apenas fatos confirmados pelo próprio.

Observador disse...

O comentario anterir está correto, eu também ouvi o deputado Romaneli e o prefeito tecerem os melhores comentarios ao dep. Janene. O texto apenas relata fatos, não tem agressividade e nem ódio. Qual é o mal para a sociedade saber de que lado estão os dirigentes de cornelio.
Ouvi também no programa do Gildo Alves fala do Belinati elogiando Vanildo Soterro, Edinarzinho, dentro outros.
Por que? esconder o lado que eles estão.

Anônimo disse...

AOS PROPRIETARIOS DO BLOG

VOCEIS SÃO UNS FALSÁRIOS, FACISTAS, NÃO ASSIMILARAM A DERROTA NAS URNAS.

JANENE, QUEM SÃO VOCEIS PARA FALAR DELE...

DURANTE 8 ANOS O ZEZINHO FONSECA FOI SEU MAIOR ALIADO, ENTÃO ROUBOU JUNTO.

NA ADMINISTRAÇÃO DO AMIN, O JANENE NUNCA FOI DEPUTADO, E AI COMO FICA ?
RESPONDEM AI SEUS BOCA MOLE...

Anônimo disse...

O ESCANDALO QUE ABALOU CORNELIO

Atores principais: AME + zezinho fonseca

Justiça impede golpe milionário ao erário publico.

Que vergonha para Cornélio, que mão grande...

Como tem coragem de pleitear compra de uma casa com piscina para educação. melhor para o lazer

Que vergonha, que vergonha, o Janene tem que voltar aqui para aprender com os Fonsecas.

Então, todos sabem que aquele imovel é do zezinho, e vamos provar

CAIU A MASCARA DA HIPOCRISIA...

Luciano disse...

Afinal está dificil sustentar o orgulho de ser da turma do Janene, processado no STF por vários crimes. O prefeito Amin Hannouche já disse até em programa de rádio que que o Janene é o máximo pra ele. Mas parece que tem gente qe tem vergonha da parceria. Por que será?

Anônimo disse...

ANÔNIMO, tem certeza do que diz?
Faça algumas análises:
1º Quem está comprando é o Estado do PARANÁ - leia bem a liminar do Juiz: 'suspende o Processo Administrativo nº xxx de DESAPROPRIAÇÃO...'
2º O Estado do Paraná é o único legitimado para aquisição de imóveis para o patrimônio público e não os Núcleos Regionais;
3º Como diz o ilustre Deputado Romanelli, o Governador é uma pessoa ética, séria e transparente, se for assim, se houvesse 'irregularidade' o processo não teria sido encaminhado pelo Governo;
4º Ainda que a situação tivesse a irreal dimensão que estão dando, há algo de bom nela.

Essa oportunidade deve ser aproveitada para questionar outras, de outros políticos do município, como os imoveis do presidente da Câmara alugados para o município; o imóvel do pai do vereador Edimar que esteve alugado para município por anos, sem que ao menos fosse utilizado; os carros e luxo que circulam na cidade sem que se saiba qual a origem do dinheiro; as empreiteiras que se estabelecem na cidade, de repente, ganham licitações e depois desaparecem, enfim, tudo tem um lado bom.
Penso que seja mesmo o caso de aproveitar todas as situações para levantar irregularidades, independente de quem estiver envolvido.

Continuo a acreditar no AME.
Não se julga uma entidade que defende a ética, por conta de situações como estas divulgadas por puro interesse político.

1º Concurso realziado na Gestão José Antônio - levaram 6 anos para denunciar, e só fizeram isso depois do AME questionar a contratação da gestão Amin;

2º Aquisição de Imóvel pelo Estado - só foi levantado após a denuncia do AME quanto a 'farra das diárias', mais como uma maneira de abafar o escândalo, do que como uma denúncia em prol do patrimônio do Estado.

Então, pense se o AME está envolvido nos escândalos ou se é a partir das ações do AME que Cornélio começou a lavar roupa suja.

Esse caminho é inevitável em prol da ética.

Mariana

Anônimo disse...

Voceis deveriam tomar um chá de SIMANCOL.

O grupo AME tem odio, tem inveja, a composição administrativa do grupo AME é de todos os POLITICOS derrotados nas urnas, principalmente o PMDB dos Fonsecas.

PARA REFLEXÃO DO GRUPO AME.

01 - 90% das Pessoas e Partidos que apoiam os Hannouches, um dia já pertenceu ao grupo dos Fonsecas. Porque será que abandonaram os Fonsecas ?

02 - Nós conhecemos a forma de agir dos Fonsecas, eles são tão LOBOS quanto aos demais politicos. Nós temos muitas histórias para contar, e nem começamos ainda, esperem.

Anônimo disse...

NÃO É IRONIA, mas o AME está cumprindo seu papel no cenário politico - lavar roupa suja.

Eu tinha plena certeza que Zé Antonio (14 mil votos na última eleição) seria o próximo Prefeito do municipio. Mas neste show de denuncias dá para perceber que todos são farinha do mesmo saco.

O Amin não é, e não poderá ser candidato, e o AME está conseguindo lavar as roupas sujas dos Fonsecas, isso é bom para Cornélio.

As denuncias provocadas pelo AME estão desenterrando defuntos, e agora José ?

As respostas dos escandalos dados na imprensa não são convincentes, e voceis sabem disso.

Resumo, estão comprando corda para se enforcar.